Eu tinha sido avisada, mas preferi pensar que era mito urbano. Há quem pense que o nosso pequeno jardim à beira-mar fica na América do Sul. Conheço emigrantes portugueses que se queixam da frequência dos enganos mas, das duas uma, ou tenho tido sorte com as pessoas com que me cruzo ou então não ando a conviver com muita gente.
Sei que em cinco anos de aventuras escandinavas nunca me tinham feito uma dessas. Normalmente as reacções que as pessoas têm quando lhes digo que sou portuguesa podem ser divididas em cinco categorias:
1. Ah, Ronaldo! Gosto muito do Ronaldo, é o maior! / Não gosto do Ronaldo, é tão arrogante!;
2. Ah, Mourinho! Gosto muito do Mourinho, é o maior! / Não gosto do Mourinho, é tão arrogante!;
3. Uma vez estive em Espanha e gostei muito!;
4. Uma vez estive em Lisboa/Algarve e gostei muito!
5. Mas que língua é que falam em Portugal?...;
Também já tive a infelicidade de ver Portugal no mapa no telejornal, mas cortaram o "P" e ficou "ortugal" (doeu um bocado). Mas... até há pouco tempo nunca tinha ouvido essa da América do Sul. Foi mais ou menos assim: numa loja, a funcionária mete conversa comigo. Venho a saber que é turca e vive na Suécia desde criança. Quer saber donde sou e o que estou a fazer aqui. "Ah, portuguesa, está bem! E estás a estudar, que bom! Foi fácil obter o visto?" Eu: "Hmm... Portugal faz parte da E.U. por isso não houve problemas". Ela: "Ahh... é que conheço por exemplo muitos chilenos e para eles foi muito difícil".
Podia ser pior. Uma vez uma senhora árabe convenceu-se que eu era árabe e ficou furibunda quando lhe disse que não falava árabe. Uma vizinha, provavelmente também convencida que eu era "desses países", só começou a dirigir-me a palavra, e mal, quando ficou a saber que eu era portuguesa (ou seja, europeia, ou seja, não árabe). A minha prima passou por algo ainda pior: um grupo de árabes, também convencidos que ela era árabe, insultaram-na aos berros por ela não estar a usar véu. Não é fácil ter olhos castanhos e cabelo castanho neste país. Não é fácil ser portuguesa neste país (talvez não seja fácil ser-se português em lado nenhum). Sai uma caixinha de lentes de contacto azuis e um passaporte novo, se faz favor.
P.S. Ou não. Ainda te amo, "ortugal".
Olá Princesa:)
ResponderEliminarNão posso dizer que esteja surpreendida...infelizmente.
Espero que os pontos positivos continuem apesar de tudo a ter mais peso:)
jinhoooooooosssssss
Oh triste vida...por aqui tambem so conhecem o Algarve de Portugal (nao me surpreende - afinal de contas em Inglaterra so' querem sol) mas ao menos sabem que em Portugal e no Brasil fala-se portugues!! Nossa... E' algo que me tira do serio quando nao sabem onde e' ou que lingua falar em Portugal, mas estou como a Suri, ja nada me surpreende.. e na verdade nao podemos esperar mais quando a unica coisa que conhecem de Portugal e' o nosso eterno calorzinho. Beijinho e bota ai' lentes azuis ahah xx
ResponderEliminarEstar longe de casa, num país que não é o nosso tem sempre esses inconvenientes... Espero que sejam pontuais e que continues muito feliz por aí! :)
ResponderEliminarUma vez num casamento de uma amiga na Finlândia, houve um moço que me perguntou se o meu país tinha língua própria. Coitado, armei-me da altura que não tinha e disse: não só temos língua própria como é a quinta mais falada do mundo. 200 milhões, 200 milhões. Entendes? 5 milhões falam Finlandês, 200 milhões Português. O gajo ia morrendo, e pediu mil vezes desculpa...lol Tenho de partilhar esta história no meu espaço!
ResponderEliminarEstou mesmo a imaginar a situação :)) Um dia hei-de ter uma saída dessas, há pessoas que merecem ouvir umas verdades!
EliminarAssustaste-me com o título. Tu não queres um passaporte novo, tens é uma missão, a de dar a conhecer Portugal ao mundo. És tu e o Ronaldo, mais a Sandra, a Dulce e todos os outros nossos valentes emigrantes
ResponderEliminarbj grande
Viver num país multicultural tem dessas coisas :)
ResponderEliminarSabe, Jô, quando tinha lá uns 12 anos, dei por mim com o tamanho de Portugal e fiquei estarrecida. Imaginava ser muito maior que o Brasil, por nos ter colonizado.
ResponderEliminarEssa confusão com a América do Sul pode ter sido pelo fato deste meu país imenso falar a sua língua.
Beijocas.
Nossa, Joana, não sei o que foi pior, se foi o "ortugal", achar que Portugal fica na América Latina, ou as pessoas simplesmente te julgarem pela aparência. Julgar pela aparência definitivamente é o pior, e infelizmente é o mais comum, né? Por que é que as pessoas em vez de "acharem alguma coisa" e já ir pra cima, não buscam ter certeza antes? Imagina se além de ter sido insultada por não usar o véu, ela ter sido agredida fisicamente pelo grupo? Que horror :(
ResponderEliminarbeijos
Ains sim Portugal faz parte da União Europeia rsss e nós que somos confundidos com a Argentina e nem sequer falamos espanhol.. auhauahuahu
ResponderEliminarKisu!
ahahahahah quando vivi na Finlândia as opções mais frequentes eram a 1 e a 3, a 4 também um pouco mas em vez de terem ido a Lisboa iam à Madeira
ResponderEliminaré cada uma que se é obrigado a ouvir heim!
ResponderEliminaraaaah Joana, no meu curso novo, tenho a matéria de Literatura Portuguesa, e é impossível não lembrar de você haha aliás, estou fazendo um trabalho, nessa exato momento, a respeito do poema Portugal de Jorge Sousa Braga :D
beijos!
Ah Priscila, muita coragem nessa hora! Espero que o curso esteja a correr bem! Beijos
EliminarTalvez confundam os portugueses com árabes devido a tantos mouros que se estabeleceram na península ibérica antigamente, e consequentemente acredito que a maioria dos portugueses tenha alguma ascendência árabe distante.
ResponderEliminaraqui assim que digo que sou portuguesa ou me falam no brasil ou entao em espanha,
ResponderEliminaralias tenho um colega que todos os dias faz questao de me dar os bons dias em espanhol .
ah mais engracada que me aconteceu foi: eu ja estive em portugal, ai gostei tanto barcelona é mesmo lindo .
tipo wtf??/ lool
Se o colega te dá os "Buenos dias " podes sempre responder com um "Bom dia". E aproveitar para esclarecer que Portugal como país e só um bocadinho mais antigo do que a Espanha, praí uns 3 séculos. Coisa pouca!
EliminarMas ninguém estuda geografia na escola?? Além disso a mistura de raças já é tão grande que já praticamente não se pode adivinhar a nacionalidade de alguém pela aparência, não é? :)
ResponderEliminarE tu és tão branquinha! Tens de pensar que há chatices em todo o lado. Por exemplo, aqui em Portugal podemos ser todos portugueses, mas reparam se estás bem vestida, se pareces rica ou pobre, e muitos tratam-te bem ou mal em função disso!
ResponderEliminarBeijinhos e uma óptima semana!
Caramba, mas para essa gente todos os morenos são Árabes? Vivam os arianos!
ResponderEliminarAcho que pra gente que mora em outro pais faz partes essa coisas (infelizmente), mas fiquei abismada com a possibilidade de alguem achar que Portugal fica na America do Sul, e muita ignorancia em geografia. Mas pior ainda e alguem ser "xingado" por nao usar veu independente de onde seja, sendo que isso e uma opcao religiosa e pessoal e nao uma obrigacao de uma descendencia/etnia inteira, vai entender esse povo ne...
ResponderEliminarBeijinhos
Aqui, SEMPRE, acham que eu sou italiana, portuguesa ou espanhola! E o pior, é quando digo que sou brasileira, vem o susto :-(. Como será que o povo acha que é uma "típica" brasileira?, rs... Bjsss
ResponderEliminarOlha, eu quando fui à Suécia, estava falar 'tuguês' no museu dos ABBA e a senhora da caixa reconheceu uma língua e perguntou se eramos de Portugal porque tinha um amigo do Porto! Por outro lado, quando cheguei para fazer o check in no hotel onde fiquei alojada, o nosso país de origem era " Espanha"...Agora essa de comparar os portuguesas aos chilenos nas dificuldades de obtenção de visto é mesmo de rir!
ResponderEliminarPoça, os portugueses não têm nada aspecto de árabes. ahahah
ResponderEliminarEm certos países pensam que portugal é um rio de espanha, e nós, tugas, temos de lhes ensinar que é um país, e muito bonito.
ResponderEliminar"ortugal", essa foi "boa" (not). Realmente é pena que Portugal não tenha uma boa promoção no exterior. Até países mais pequenos que nós têm mais visibilidade que nós. E logo o nosso país que tem tanto para mostrar, tanta história para contar...
ResponderEliminarO nosso país faz-me lembrar como nos filmes aqueles idosos que tiveram uma grande glória e foram verdadeiros heróis mas que ao ficar velho foi esquecido por tudo e todos e não passa de um anónimo. Enfim... independentemente de tudo o que se passa e não querendo sequer entrar em "politiquices", eu não trocaria o nosso país por (quase) nada. ;)