Se isso me importa? Não. Porque se me chamarem para celebrar o Ano Novo Chinês eu também vou. Se me chamarem para celebrar o Hanukkah, eu vou. Se me chamarem para um baby shower, eu vou. Se me chamarem para a festa de aniversário do periquito favorito da tia Serafina, eu vou.
Eu gosto de todas as ocasiões que servem para celebrar os bons momentos da vida com as nossas pessoas e que nos inspiram a passar tempo juntos, a experimentar uma receita nova, a abrir uma garrafa de champanhe, a comprar flores, que dão cor à casa. A verdade nua e crua é que, se olharmos à nossa volta, a vida é frágil e o mundo está cheio de chatices. Celebrar estas datas é, para mim, celebrar a vida e a saúde.
Quanto ao consumismo, acho que só vai nessa onda quem quer (e não julgo por isso). Acho que celebrar o Dia dos Namorados, ou qualquer outra data, não requer comprar grandes presentes, não requer grandes gestos. Há formas simples de assinalar estas coisas. Para nós, vai ser um jantar caseiro. E três rosas, que me foram entregues em casa como nos filmes.
Entendo perfeitamente que esta data não seja a data mais apreciada por quem está solteiro, e entendo quem decide simplesmente não festejar mesmo estando numa relação. Mas é a tal coisa sobre o amor, ele já é, por si próprio, uma celebração. Não precisa de ser amor romântico. Pode ser amor de família, amizade, amor-próprio, amor ao próximo, amor a uma causa. O importante é haver amor (e chocolate).
P.S. Na Suécia chama-se "Alla hjärtans dag", traduzido literalmente "Dia de todos os corações".
P.S. Na Suécia chama-se "Alla hjärtans dag", traduzido literalmente "Dia de todos os corações".
Olá minha "alma gémea feminina" :)
ResponderEliminarFinalmente alguém que tem a mesma opinião do que eu!
Nós também vamos fazer um jantar caseiro.
ResponderEliminarGosto muito de rosas vermelhas. Foram as flores do meu ramo de casamento, que, em tudo o resto, foi muito pouco convencional.
Feliz Dia de São Valentim! :-)
Não é hábito festejar o dia dos namorados. Mas percebo quem o faz! Lá está, é uma celebração! E celebrar nunca fez mal a ninguém! Ainda assim para mim acaba por ser um dia normal, a não ser a quantidade de corações e flores que se vêem na rua!
ResponderEliminarhttps://jusajublog.blogspot.pt/
Amor e chocolate tem que ser a melhor combinação de sempre =p
ResponderEliminarConcordo contigo! :)
ResponderEliminarPor aqui também vai ser um jantar caseiro, vinho e um filme no sofá, nada melhor !
Que bonito Joana!
ResponderEliminarInspiraste-me a celebrar o amor próprio.
Partilho a opinião de que só se torna um dia de consumismo para quem quer. E quem quer que seja, qual é o problema? Não percebo porque não havemos de comemorar datas e somar dias bons. Se é mais um dia, então que seja mais um dia feliz. Escrevi sobre isso hoje também: http://andreiamoita.pt/2017/02/dia-dos-namorados-sim-qual-e-o-problema/
ResponderEliminarBjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarIncrivel! E' como se eu tivesse feito esse post, eu penso exatamente igual, mas exatamente mesmo e nao apenas em algumas partes, mas em casa sentenca, cada letra. Nao vejo o menor problema em o comercio lucrar com essa data, pelo contrario, acho bom e importante esse boom que ocorre algumas vezes por ano. Nao se precisa comprar o que custa os olhos da cara, um cartao acompanhado de flores ou chocolate, talvez um jantar a dois fora num restaurante de bom preco, ou mesmo comprar um vinho e ingredientes especiais para um jantarzinho a dois feito em casa, por que nao? Nao sao todos os dias em que fazemos essas demonstracoes, entao acho mega bacana existir esse dia para mimarmos um pouco mais quem nos e' especial. Abaixo a chatice, rs.
ResponderEliminarAi, amei esse post! Concordo com tudo! A gente tem mesmo é que comemorar as pequenas e grandes coisas da vidas, os "pequenos" e grandes amores. Afinal a previsão do tempo sempre é: ele está passando! E rápido. Temos sim que ***celebrar*** -até "a festa de aniversário do periquito favorito da tia Serafina". Happy Valentines day!! Bj
ResponderEliminarConcordo, nunca é demais celebrar, não é por ser 'comercial' que não se pode festejar (e ninguém obriga a que se vá jantar fora, compre um postal ou ofereçam flores), mas qual é o mal de assinalar o dia e lembrar as pessoas especiais que nos lembrámos delas? Beijinhos
ResponderEliminarAll true!!
ResponderEliminarConcordo e se fores ao aniversario do periquito chama-me que também vou!
Por falar em Dia dos Namorados, acho que o periquito da Tia Serafina apanhou a ex na gaiola com outro. Ela estava a comer alpista directamente do peito dele. Estão separados agora.
ResponderEliminarNão faças perguntas. Apeteceu-me ir por aqui.
Feliz Alla hjärtans dag!
"O importante é haver amor (e chocolate)." Está dito :D eu tenho amor ao facto de ser hater e como muito chocolate <3 eheh :)
ResponderEliminarConcordo contigo. Eu e o meu namorado estamos de acordo em não trocar presentes neste dia mas sim aproveitar para um momento nosso :)
ResponderEliminareu tb näo gosto de celebrar da forma consumista. mas gosto de celebrar com um tempo juntos... e um pouquinho de mimo. pode ser um jantarzinho, uma sobremesa, o bolo preferido...
ResponderEliminarComo escrevi no meu blog, não podia estar mais de acordo =)
ResponderEliminarTambém sou um festeira!
Por aqui, não fizemos absolutamente nada de diferente. Um dia igual aos outros :)
ResponderEliminarNão conhecia o teu blog e adorei! Gosto da forma como escreves! Parabéns!
ResponderEliminar"inspiram a passar tempo juntos, a experimentar uma receita nova, a abrir uma garrafa de champanhe, a comprar flores, que dão cor à casa."
ResponderEliminarTal e qual o que "defendemos"! <3
É isso aí!
ResponderEliminarbjs
Jessica
Tal e qual! É mesmo isso que eu penso. Eu gosto é de motivos para celebrar ainda mais, adoro festas, adoro saídas, adoro jantaradas... Se existirem dias que servem como desculpa para isso tudo, melhor ainda! :)
ResponderEliminarJoana, gostei da sua perspectiva sobre a data e a comparação com as outras formas de celebrações. Se existe amor, o importante é celebrar mesmo!!! Como vc disse: o mundo está cheio de chatices. Aquele que tem um amor pra vida inteira e amigos para vida inteira é muito, muuuuiiitoooo rico!!!
ResponderEliminarBeijos
http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/