sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O Pomodoro e eu (ou a organização do tempo)


A primeira vez que ouvi falar da técnica Pomodoro foi aqui, há mais de um ano, mas só nos últimos tempos é que comecei a usá-la com frequência. Esta técnica destina-se a quem precisa de encontrar uma forma de organizar o seu tempo e de melhorar a sua produtividade. Como a Rita explica no seu blog, os pomodoros são "blocos" de 30 minutos, dos quais 25 são de "trabalho" e 5 de descanso. Há mais regras, como fazer uma pausa mais longa de quatro em quatro pomodoros, mas eu giro os intervalos como me apetece (não sou capaz de seguir à risca uma receita e muito menos uma técnica demasiado detalhada). Podem ler mais sobre o tema no site oficial da técnica Pomodoro.

O truque é usar um timer à escolha (eu uso o da cozinha)* e marcar 25 minutos. Durante esse tempo, mantenho-me concentrada naquilo que estou a fazer e tudo o resto pode esperar (Facebook, blogosfera, vídeos de cães e gatos no YouTube, chamadas, sms, televisão, a cama por fazer, os pratos por lavar etc). Como 25 minutos não é muito tempo, são raras as vezes em que caio em tentação. Às vezes acontece estar "inspirada" naquilo que estou a fazer no final dos 25 minutos e por isso continuo até terminar ou até me cansar. Durante o intervalo estico as pernas, vejo o meu Facebook etc. 

Acho que esta técnica é perfeita para quem tem dificuldades de concentração como aqui a je. São só 25 minutos de cada vez, mas durante esse tempo o mais provável é fazermos algo concreto, ao invés de andarmos às voltas a começar (e a não terminar) tarefas variadas. Uso a técnica do Pomodoro sobretudo quando quero estudar e limpar a casa, mas também já a usei no trabalho e cheguei à conclusão que me ajuda a ser mais estruturada. 

E vocês, como é que se organizam?


*Como a Marcela comentou, também há apps específicos para a técnica Pomodoro. Já a Rita prefere usar o Flowkeeper, também apropriado a esta técnica.


                                                                                            Facebook ~ Bloglovin' ~ Instagram


23 comentários:

  1. Nunca utilizei essa técnica mas parece-me que a vou experimentar. Aqui sou mais do tipo "tem de ser, tem de ser!", mas ando muitas vezes à volta até me concentrar, portanto tenho que inovar.

    ResponderEliminar
  2. Eu também nunca utilizei essa técnica e confesso que para mim não funcionaria. Talvez seja porque tenho os meus dias bem planejadinhos e isso me ajuda bastante nas atividades que tenho de fazer. Mas confesso que há dias que nem com reza brava o meu poder de concentração funciona. :-)

    ResponderEliminar
  3. Estou convencida e vou começar já (bem, daqui a mais uns minutinhos)! O raio da dissertação não me sai, nem à lei da bala, e pode ser que isto ajude, especialmente quando voltar ao trabalho e o tempo livre começar a escassear! Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. É uma boa técnica mas acho que não dava para mim xD Tenho a necessidade estar sempre a fazer outra coisa e depois volto ao que estava a fazer.

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia a técnica. tenho de experimentar, que a minha apacidade de contração anda abaixo de zero

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia por completo, obrigada! Eu até tenho a sorte de conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas, realmente, nos últimos tempos, não dou para a encomendas. Vou experimentar **

    ResponderEliminar
  7. Inconscientemente também adoptei esta técnica...os 30 minutos produtivos aconteciam enquanto esperava por uma vida no candy crush :P Mas acho que vou adoptar porque a minha concentração anda nas últimas! um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia esta técnica! Por acaso consigo organizar-me bem, apesar de, neste momento, estar a trabalhar em casa, o que poderia ser difícil...mas criei uma espécie de horário e lá vou conseguindo cumprir!

    ResponderEliminar
  9. Possas devia ter sabido dessa tecnica quando ainda estudava pois era mais o tempo que eu passava no facebook do que a estudar, deve dar mesmo resultado =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Parece-me uma boa técnica. Eu uso um método semelhante embora não soubesse da existência do Pomodoro.

    ResponderEliminar
  11. Sou muito regrada, quando tenho objectivos, cumpro-os sempre. Mas gostei do Pomodoro!!

    ResponderEliminar
  12. Eu usei essa técnica o ano passado quando estava fazendo meu trabalho final de faculdade, me ajudou muito, continuo usando até hoje! Em vez de ficar usando o timer de cozinha, eu baixei o aplicativo do Pomodoro no celular! É muito mais prático. Eu uso o Pomodoro Lite.

    beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marcela, obrigada pela dica do app! Tenho um smart phone e acho que não aproveito nem em 25% o potencial dele, procurar um app nunca me ocorreu. No artigo que li a blogger fala também de alguns programas online que ajudam a monitorizar o tempo. Vou actualizar o meu post com essas dicas. Beijos

      Eliminar
  13. Joana eu nunca escutei falar nessa técnica porém estou aceitando qlqer coisa que ative a minha memória pq ando extremamente esquecida, agora nem tanto pq estou on duty todo o tempo mas isso me deixa meio que stressada.
    Vou exprimentar as suas dicas, uma coisa que tem me ajudado muito são os bilhetes na geladeira com os alarmes no celular, até que ajuda.
    Um beijinho pra vc boneca :)

    ResponderEliminar
  14. Joana, minha filha, amei a dica...
    não tinha ouvido falar dela antes
    vou aderir, pois também tenho certa dificuldade de me concentrar, não é nada sério mas ainda assim hahahaha
    beijos!

    ResponderEliminar
  15. Primeira vez que ouco falar dessa tecnica, acho que em epoca de provas onde tem varias materias diferentes pra estudar, ela deve dar uma ajudinha e tanto...rs.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. A mim também me custa estar muito tempo seguido a trabalhar ao computador e costumo medir a minha produtividade de 10 em 10 minutos: como sou tradutora, conto quantas palavras traduzi passado 10 minutos. E vou continuando até não aguentar mais e me levantar para alguma tarefa doméstica...
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  17. Muito bem. Comigo, não há nenhuma técnica, faço o que tenho a fazer, com interrupções ou não, dependendo do que se trata. Mas acho este tipo de técnicas óptimas para quem necessita de "regras" para se organizar. beijinho

    ResponderEliminar
  18. obrigada pela dica, joana! eu tenho imensas dificuldades em concentrar-me, especialmente agora que estou na recta final do doutoramento. costumo utilizar uma app (30/30) para me ajudar a concentrar e a organizar o tempo, mas a técnica do pomodoro parece-me mais apurada. vou experimentar seguir os passos todos a ver se consigo, finalmente, parar de procrastinar. :)

    ResponderEliminar
  19. Geralmente eu tenho uma organização com o tempo até que boa. Mas pra quem sofre de deficit de atenção, é uma maravilha.

    Kisu!

    ResponderEliminar
  20. Como estás, menina? Vim aqui propositadamente à procura deste post, a ver se eram 30 minutos ou outra coisa... Ando particularmente desorganizada com o tempo!
    Beijinhos e dá notícias!!!

    ResponderEliminar