segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

E então essa Black Friday?


A Black Friday já lá foi e eu estou feliz por a vida voltar ao normal. [O normal =  receber diariamente 537 emails de promoções por dia em vez dos 75606937 emails recebidos durante esta época.]

Estou aliviada, mas isso não quer dizer que não tenha aproveitado as promoções. Tenho amigos no Facebook que andam a fazer "campanha" de boicote à Black Friday já desde Outubro. E embora eu apoie a 100% a ideia de reduzir o consumo desnecessário, não entendo o conceito de boicotar algo apenas porque sim. Na minha opinião, a Black Friday é o que fazemos dela. Não é em si mesma "boa" ou "má".

Eu não sou uma pessoa particularmente organizada ou paciente... excepto no que diz respeito ao consumo. Talvez por já em adulta ter sido estudante full-time (e o que isso implica a nível financeiro), eu mudei a minha forma de consumir. Normalmente compro roupa, sapatos, cosméticos, artigos para a casa, artigos tecnológicos, brinquedos etc em promoção e apenas após comparar preços. Tenho uma lista de compras e espero por promoções, nem digo saldos porque com o estado do comércio e das compras online na Suécia, há "saldos" o ano inteiro… Sei que normalmente é uma questão de paciência (e de uma semana ou duas) até receber o tal email que anuncia descontos nas coisas que pretendo comprar.

Por exemplo, eu gosto dos produtos de banho da Yves Rocher e sei que eles têm promoções pelo menos uma vez por mês. Como fiz prenumeração da newsletter, recebo email a notificar-me. Faço então questão de aproveitar quando necessário e de comprar logo várias unidades, não só para poupar dinheiro mas também para poupar o meio-ambiente (quantos menos transportes, melhor). Sim, os armários cá de casa estão cheios, mas por outro lado é raro chegar ao ponto em que o gel-de-banho está a acabar e tenho de comprar à pressa (mais caro) no supermercado.

Cheirinho de alfazema e amora, eu até podia viver sem ele mas não seria a mesma coisa
É claro que nem sempre é possível planear, a vida acontece (e além disso aquilo que queremos nem sempre  leva desconto) mas eu tento ser o mais regrada possível. 

Não vejo a Black Friday como um convite a comprar coisas que não vou usar ou apenas comprar por comprar. Para mim, é mais uma oportunidade para comprar coisas que estão na minha tal lista de compras - as quais inevitavelmente iria comprar na mesma, com ou sem desconto. Este ano, comprei presentes de Natal, uma camisola de malha, uma blusa branca para o regresso ao trabalho, dois soutiens (aleluia), um guarda-chuva (!) e os cremes da Luisinha (aqui até as farmácias aderem à Black Friday). 

E vocês, que me dizem da Black Friday?

8 comentários:

  1. Sou como tu... aproveito a Black Friday para comprar algo que preciso mesmo. Este ano comprei camisolas e vestidos de inverno que ando há uns 2 anos a adiar porque sou muito poupada e acho sempre que não vale a pena o gasto do dinheiro..até chegar ao ponto deste ano quase não te roupa para vestir! Assim, há 2 semanas pensei que tinha mesmo de comprar roupa, mas como vinha aí a Black Friday iria aproveitar e fazer as compras só nesse dia.

    ResponderEliminar
  2. Eu vejo como tu. Desde que não gaste por gastar, tudo bem.

    ResponderEliminar
  3. Não compro nada na black friday..no ano passado queria comprar uma base isofix .. esperei pela black friday e estava mais cara! Uns dias depois o preço desceu..

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente contigo, e cada vez mais tenho uma atitude pensada e "estudada" do que consumo.
    Por exemplo, em compras de produtos de beleza e higiene, praticamente compro tudo online, estou atenta aos códigos de desconto e tento fazer 2 grandes compras no ano.
    Em compras de roupa tenha cada vez mais apostado em roupa em 2ª mão: há cada vez mais sites de roupa em ótimo estado, porque continuar a "afogar" o marcado em fast-fashion?
    E para mim, este ano a Black Friday serviu foi para comprar presentes de Natal para os amigos e a família. :)

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  5. Eu pela primeira vez este ano fui à black friday mas fui porque simplesmente me dava jeito para comprar ténis mas detestei as filas, a confusão, o calor humano descomunal! Não quero voltar xD se aproveitar será apenas online (não o fiz porque gosto de experimentar as peças pessoalmente). Esse gel de banho nunca usei mas já usei outro e gostei muito! :)

    ResponderEliminar
  6. Há muitas marcas que aumentam os preços antes de os baixarem e acabas a pagar mais do que fora da black friday. Desde que tenhas noção de quanto custa normalmente não vejo mal algum também...
    Eu não comprei nada porque não precisava mas na cyber monday de young living comprei um creme que precisava e ficou com outro de oferta.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com você. A Black Friday em si não é o problema, mas sim o comportamento das pessoas, o consumo irresponsável que as pessoas cometem. Eu fiz o mesmo: nesta BF só comprei o que já estava me planejando para comprar, ou seja, presentes de Natal.

    ResponderEliminar
  8. É...tem armadilhas. É preciso ter uma noção de preço pra ver se a compra realmente vale a pena. Confesso que se acho algum artigo que é a minha cara, mas muito mesmo e que não encontrava antes, cometo o pecado, sem exagero. Tem coisas que há tempos procuramos e quando encontramos, não tem como não comprar. No geral, também procuro ser consciente com as compras. Foram a bodas de ouro dos meus sogros e usei roupas e sapatos que já tinha.

    ResponderEliminar