sábado, 14 de outubro de 2017

Animais em restaurantes?


O meu feed do Facebook informa-me que os animais de estimação irão ser permitidos nos restaurantes Portugueses. A minha reacção inicial foi "...e já se faz tarde" mas quando pensei melhor no assunto apercebi-me que este é um passo enorme e muito impressionante num país que está extremamente atrasado no que diz respeito ao tratamento dos animais comparativamente a outros países europeus. 

Na Suécia os animais são permitidos em muitos estabelecimentos comerciais. Não diria todos, mas a maioria. Mas essa não é a única diferença. Na Suécia não se vende animais em lojas de animais (evita compras espontâneas e contribui para diminuir a probabilidade de abandono). As pessoas inscrevem os seus companheiros de quatro patas em cursos de obediência logo nos primeiros meses de vida. Os animais podem andar de transporte público. Há bastantes locais de trabalho que admitem animais de estimação (desde que não haja pessoal com alergias). Nunca vi cães amarrados no quintal. Deixar cães sozinhos em casa um dia inteiro é considerado tabu e muitas pessoas vão a casa na hora de almoço para levar o cão à rua. Quem não pode ir a casa, opta muitas vezes por levar o cão para a creche. Sim, há bastantes creches para cães. Já presenciei mil vezes pessoas que vão embora de festas e outros eventos mais cedo porque têm o cão à espera em casa. Não é um mito. É simplesmente uma forma muito diferente de ver e tratar os animais. Sim, dá trabalho, muito trabalho, e certas coisas podem até parecer exageradas. Mas o que é certo é que em quase 9 (!) anos nunca vi um cão abandonado, e os patudos são tratados com mais dignidade. 

Não sei se algum dia chegaremos a este ponto em Portugal, mas todos os sinais de progresso são bem-vindos.

12 comentários:

  1. Anseio pelo dia em que os patudos sejam bem tratados por toda a gente em Portugal. Eu tenho um cachorro e desde que o fui buscar mudei muitas coisas na minha vida. Não faria sentido fingir que não tinha uma nova responsabilidade. Fiquei contente com esta notícia mas acho que vai dar muito que falar. Haverá muitos restaurantes que se irão negar (visto que cada um vai autorizar individualmente) e haverão muitas pessoas que irão abusar da boa vontade. Infelizmente não temos uma sociedade suficientemente evoluída.

    ResponderEliminar
  2. é um grande progresso.. agora é preciso que os donos sejam civilizados..

    ResponderEliminar
  3. Por achar que ainda há um longo caminho a percorrer, acho que esta medida foi um bocado prematura... a maior parte dos donos em Portugal ainda não tem a noção de que é preciso educar o animal e ensiná-lo a "saber estar". Acho que, antes de os permitirem nos restaurantes, havia ainda muito a fazer =P

    ResponderEliminar
  4. Concordo com esta medida mas, como já foi dito, precisávamos primeiro de ter evoluído noutras coisas antes de chegar aqui. Estou a imaginar cães em restaurantes em volta das mesas das pessoas, a pedir comida, cães a ladrar, enfim. Nem todos os donos têm bom senso e sabem educar os animais.

    ResponderEliminar
  5. Suponha que se esteja a referir aos cães de assistência. .. ainda não li nenhuma nova notícia sobre o assunto. Sabia que iam propor uma lei nesse sentido - cesto de assistência apenas.

    Os animais de estimação, os outros cães, são tratados aqui no Canadá exatamente como descreve. E, sim, as pessoas saem das festas mais cedo para levarem os animais à rua.

    ResponderEliminar
  6. Eu não concordo com esta medida, acho que antes de ser aprovada uma lei destas, deviam educar os animais de estimação e principalmente os seus donos. Em Portugal existem muitos animais abandonados, mal tratados, sem vacinas ou tratamentos/cuidados necessários. Acho que existiam decisões mais importantes a ser tomadas antes disso... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Eu, apesar de ter medo de cães (e de gatos), concordo absolutamente contigo. Repara que, a partir do momento em que um cão estiver no mesmo espaço fechado que eu (neste caso, o estabelecimento público em questão), eu não conseguirei mais relaxar e possivelmente vou-me despachar o quanto antes para ir embora. Mas se os portugueses começarem, passinho a passinho, a educar os seus animais, talvez daqui a uns anos eu já nem pense nisso...
    Seja como for, o abandono absurdo dos animais em Portugal é muito preocupante. As pessoas arranjam um cão porque o acham fofo e não o vêem como uma responsabilidade a longo prazo. Percebo que na altura da crise tenha sido complicado, mas não foi só nessa altura que houve abandonos...
    Ah, queria só dizer que acho essa ideia das creches uma excelente prática :) E, tal como muitas empresas têm creches próprias para os filhos dos funcionários, algo do género para os animais era de facto algo muito conveniente.

    ResponderEliminar
  8. Não reconhecia esse lado da Suécia, mas ainda bem em que há países em que os animais são tratados como devem de ser.
    Mas falando sobre essa notícia, não sei se iria a um restaurante onde é permitida a entrada de animais, não ia gostar da ideia de ter um cão todo babado para cima da minha comida ahaha

    https://norwegian-heart-portuguese-blood.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Quem dera que o progresso se medisse pela aceitação de animais em restaurantes.

    ResponderEliminar
  10. Eu acho lindamente todo esse progresso (andarem em transportes, não estarem amarrados nos quintais, haver creches para cães, tudo o que referes...), mas não estou muito de acordo com animais em espaços de restauração. Simplesmente, não me parece higiénico e eu não iria a um espaço que o permitisse. Acho que as pessoas passam ali a linha entre tratar os animais com dignidade e depois quererem humanizá-los. Por outro lado, se houver um dístico na porta a anunciar que animais são permitidos, cada cliente há-de decidir se lá entra ou não...

    ResponderEliminar
  11. Por aqui,nem na maior parte das esplanadas de café, são permitidos os nossos patudos, embora possam estar certos humanos cujo comportamento deixa muito a desejar...

    ResponderEliminar
  12. me parece que a forma de tratar os animais em portugal e no brasil säo bem parecidas (näo é a toa, né?!)... assim como na alemanha e na suécia. mas me parece que por aí os bichinhos tem uma vida ainda mais confortável do que por aqui. sou louca por animais e há anos penso em adotar um cachorro. mas exatamente pela falta de tempo (näo consigo nem imaginar ter um cäozinho e deixá-lo o dia todo sozinho no apartamento) que näo o faço.
    que passo importante pra portugal :)

    ResponderEliminar