Estamos na altura do ano em que o meu feed do Facebook é invadido fotos de cogumelos. Uma das grandes tradições Suecas é passar fins-de-semana de galochas na floresta a apanhar cogumelos quando chega o Outono. Há imensos cogumelos, e a grande maioria não é comestível, mas os Suecos aprendem desde pequeninos a reconhecer os comestíveis. Começam já no infantário: os pais preparam a marmita com sandes e chocolate quente, as professoras do infantário vestem casacos impermeáveis e coletes reflectores aos meninos e os meninos lá vão passear na floresta, ver cogumelos e afins, faça chuva ou faça sol. (Por falar em diferenças culturais... :) )
Não comestível mas enorme, quase do tamanho da minha mão
Estes pequeninos são os trattkanteller e são muito bons
Não comestíveis, mas enormes
Este parece um daqueles cogumelos que se vê nos contos infantis
Teia de aranha, cheia de orvalho
A colheita final: trattkantareller (castanhos e amarelos, a grande maioria), kantareller (amarelos) e Karljohan (grandes). Dão para congelar, mas primeiro devem ser cozinhados. Numa panela, mete-se os cogumelos e um pouco de sal, em temperatura muito baixa. Os cogumelos vão libertando água e cozendo lentamente na sua própria água. Deixa-se cozer entre 10 a 15 minutos. Depois de arrefecer, estão prontos a congelar.
Estas bagas chamam-se rönnbär
Mesmo depois de quase 9 anos (!) neste país, ainda acho o Outono Sueco um charme.
Que delícia... sim também noto muita diferença aqui de quando os miúdos vão para a rua porque se esperarem por um dia bom o mais provável era passarem semanas sem irem ao recreio e afins. Assim todos têm umas galochas e impermeável na escola para esse efeito :D
ResponderEliminarQue bonito!
ResponderEliminarNão sabia dessas tradições na Suécia, super legal - apesar de não ser muito fã de cogumelos :) Mesmo assim, o outono por essas bandas é mesmo lindo, né?
ResponderEliminarOlá Joana, interessante esse costume! que me parece, se espalha a putros países do norte da Europa. Países em que o Outono é de fato outono (aqui em Portugal parece mais que continuamos no verão) tem todo um charme diferente e uma beleza inegualavel trazida pelas cores da estação!bj
ResponderEliminarQue fotos fantásticas Joana. Por cá também se vai aos "miscaros" mas só depois das primeiras chuvas
ResponderEliminarOlá Joana :)
ResponderEliminarPor aqui também há esse costume e já este ano recebemos de um amigo cogumelos apanhados na floresta (que se vendem no supermercado a 7francos cada 100g!!!). Acho que o outono é uma estação mágica mesmo, não só por causa dos cogumelos, mas por causa das cores da natureza e das mudanças do tempo. Nestes últimos dias tem estado imenso nevoeiro de manhã e continua nublado durante o dia, e o sol já não está tão brilhante, mas em compensação as árvores têm umas cores lindas. A ver se faço umas fotos <3
Beijinhos grandes para ti e obrigada pelos teus comentários sempre tão simpáticos :)
ahhhh... como eu adoro cogumelos. mas näo posso comê-los :(
ResponderEliminarQue giro!! Realmente, nós aqui não temos nada estes hábitos... E ainda por cima adoro cogumelos, era algo que gostava de fazer xD (e comer)
ResponderEliminarQue engraçado! Sigo uma moça sueca no Insta e ela disse realmente que percebia muito de cogumelos. Não achei que fosse por ser daí.
ResponderEliminarQue fotos maravilhosas!! Eu adoro essas cores tão típicas do outono.
ResponderEliminarAqui parece verão e ao ver as tuas imagens fiquei com tantas saudades de dias mais frescos.
Beijinho enorme
Cogumelos, uma das minhas paixões culinárias! <3
ResponderEliminarE essas fotos? Deus, estão lindas! :D
Beijinho,
Que fotos inspiradoras! Adorei!
ResponderEliminarEu amaria passear nessas florestas suecas e pegar uns cogumelos. Não sabia dessa tradição e achei bem legal. Outono é uma estação tão linda e imagino que na Suécia seja maravilhoso mesmo.
ResponderEliminar:)
Eu fico como uma criança ao ver cogumelos porque realmente me remetem aos desenhos infantis que via na infância e poder ver um de verdade, bem ali ao alcance dos meus olhos...é pura emoção! rs
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarPelas tuas fotos parece mesmo ser!
ResponderEliminar