domingo, 19 de fevereiro de 2017

Transportes públicos na Suécia


Apps. Com a app tudo se faz. Ver o horário? Na app. Verificar atrasos? Na app. Comprar o bilhete? Na app. Pagar com notas e moedas? Não existe. E nem é exagero. Não se aceita pagamento com notas e moedas a bordo.

Animais de estimação. Podem viajar em todo o lado - comboio, autocarro e metro. Os comboios têm uma carruagem (ou parte dela) especialmente destinada a quem viaja com animais de estimação. É a carruagem mais fofinha de todas!

No autocarro. As pessoas esperam até o autocarro parar para se dirigirem à porta. Não há pressa porque o motorista espera. Também costuma esperar até as pessoas se sentarem para arrancar.

À espera do autocarro. Por um motivo que desconheço, as pessoas esperam pelo autocarro uns dois metros após a paragem do autocarro e não na paragem de autocarro (!).

O embarque. Em Portugal embarca-se religiosamente por ordem de chegada à paragem e quem tentar passar à frente arrisca-se a causar um motim (especialmente no Porto). Aqui não há ordem de embarque. Acontece muitas vezes o último a chegar à paragem ser o primeiro a entrar no autocarro, e o primeiro a chegar ser o último a entrar(!). Isto só se aplica aos transportes públicos. Em todos os outros contextos, os Suecos fazem fila direitinho.

O bilhete de autocarro é válido durante algum tempo. Em Estocolmo pode-se usar o mesmo bilhete de forma ilimitada durante 75 minutos. Em Örebro são três horas. É óptimo.

É caro. O bilhete simples de autocarro/metro custa 30 coroas (3,20 euros) em Estocolmo.

No comboio. Todos têm WC. Dá para reservar lugar. A grande maioria dos comboios tem wi-fi, e oferecem acesso grátis a montes de jornais online.

Atrasos. A SJ, que é a C.P. aqui do sítio, oferece reembolso do bilhete quando o atraso ultrapassa um certo período de tempo. Por exemplo 50% do valor quando o atraso ultrapassa os 20 minutos em viagens curtas (menos de 150 km).

Por outro lado... os comboios atrasam-se muito mais aqui na Suécia do que em Portugal. Muito. Mais. (O mesmo não se aplica aos autocarros.)

Fidelidade. Os suecos adoram programas de fidelidade. (Até no restaurante de dumplings asiáticos aqui do bairro oferecem um cartão de fidelidade - compra 10 menus e recebe um grátis). Por cada bilhete de comboio comprado na SJ, acumula-se pontos (é preciso criar conta no site - visitem, é lindo). Os pontos podem ser usados para comprar bilhetes e coisas no bar do comboio. É muito bom para quem, como eu, anda sempre de um lado para o outro.

14 comentários:

  1. Wow, parece tudo tão civilizado e sem confusões :) Andar de transportes públicos em Portugal é sempre para haver problemas.

    ResponderEliminar
  2. Que giro o facto de haver carruagens específicas para quem levar animais de estimação. Muito bom!
    Post muito útil, Joana! Obrigada! Gostei muito de ler tudo o que contas. Que interessante!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler todas essas “informações”.
    Aqui respeitam o embarque em qualquer transporte público. O primeiro a chegar à paragem será o primeiro a embarcar. Reembolso devido a atrasos, não sei, mas creio que isso não acontece.

    ResponderEliminar
  4. Organização, civilização e respeito. Falta um pouco disso no nosso país!

    ResponderEliminar
  5. Aqui também nalgumas paragens eles esperam uns metros à frente e a ordem de embarque é aleatória... Eles dão lugar a grávidas e crianças? É que aqui é raro...

    ResponderEliminar
  6. Engraçado ver que tem muitas semelhanças com os transportes públicos aqui na Holanda, embora eu não seja utilizadora frequente.
    Reembolso devido a atrasos tinha dado jeito à uns anos atrás, quando perdi um voo de regresso a Lisboa, mas a CP aqui da zona, disse "para a proxima vá mais cedo" quando eu saí de casa 3hrs antes... Enfim...

    Beijinho

    Porty's Diary - BLOG
    Porty's Diary - FB

    ResponderEliminar
  7. Adoraria viver num país em que o meu Pirata pudesse ir a todo o lado. :D

    ResponderEliminar
  8. Adoro saber estes detalhes de outros paises...a minha curiosidade e paixão por viajar alimenta-me isso. Tive uma amiga a viver na Suecia um par de anos e falava-me bastante dos transportes.
    Gostei =)

    ResponderEliminar
  9. Adorava que cá em Portugal houvesse reembolso pelos atrasos e melhor, pelas constantes greves. Isso sim era de respeito.

    ResponderEliminar
  10. Trabalhei durante 1 ano em Estocolmo e de facto é como dizes.

    ResponderEliminar
  11. Gostei de saber.. Principalmente o último ponto, sou doidinha por cartões :P andas-me a dar vontade de ir à Suécia...

    ResponderEliminar
  12. Já disse que gosto destes posts? :) é giro saber essas coisas!

    ResponderEliminar
  13. Os bilhetes aqui custam $3.00 (adultos) = 2,12 Euros
    Formam fila para embarcar.
    Um dos comboios (dentro da cidade) têm carruagens silenciosas onde ninguém fala. : )

    ResponderEliminar