Amanhã começa o último semestre da minha licenciatura. Já aqui vos contei um bocadinho a aventura que foi mudar de rumo e tirar uma segunda licenciatura, ainda por cima em Sueco , numa cidade nova e aos 26 anos (e recebi comentários muito bonitos, obrigada!). Foi um dos maiores desafios da minha vida, a vários níveis, mas hoje não podia estar mais feliz por ter acreditado no meu coração e ter dado o salto.
Ultimamente tenho-me deparado com pessoas que estão na encruzilhada em que eu estava há três, quatro anos atrás. E a mensagem que eu gostaria de passar é:
Em primeiro lugar, hoje em dia trabalhamos (em Portugal) até aos 66 anos. Quem muda de rumo aos 40, ainda tem 26 anos de carreira para frente. Quem muda aos 45, ainda tem 21 (sempre tive muito jeito para a matemática...)! E por aí adiante. São muitos anos a trabalhar. Mais vale fazer algo de que gostamos.
Em segundo lugar, as pessoas até podem ter opiniões formadas mas no final do dia, mais n-i-n-g-u-é-m vive com as consequências do que fazemos ou deixamos de fazer. Só nós! Aquela pessoa que questiona, critica, desanima ou simplesmente não apoia? Dorme muito bem à noite, enquanto tu ficas acordado(a) a pensar no que hás-de fazer à vida. E junta-se a isso o facto de que as pessoas que nos dão conselhos nem sempre nos conhecem a fundo, nem sempre têm ambições próprias (e não entendem as dos outros) etc etc etc. Pode parecer drástico, mas sou da opinião que devemos seleccionar muito cuidadosamente as pessoas a quem damos o direito de influenciar as nossas escolhas, especialmente no que diz respeito a algo tão importante.
E é tudo. Muda de rumo, se quiseres. Se não quiseres, também não faz mal.
P.S. Perdoem-me o clichet, mas se as minhas palavras contribuíssem para que nem que fosse uma única pessoa perdesse os seus medos e voasse atrás do que quer na vida, eu dava este blog como útil. Por isso fiquem à vontade para partilhar as vossas histórias de mudança, se as tiverem. Quero saber tudo!
No final de contas, somos nós (ou devemos ser nós) que temos o poder de decisão na nossa vida.
ResponderEliminarBoa sorte para esta última etapa, está quase :) E muitos parabéns pela coragem!
ResponderEliminarAssim é que é, Joana!! ;-) Completamente de acordo ( digo isto tanta vez...).
ResponderEliminarContigo, vais viver a vida toda de certeza - por isso, o melhor é estares bem contigo própria. E quanto mais feliz te sentires, melhor estarás com os outros.
Beijinhos e muitas felicidades!
Palavras sábias! É, sem dúvida, um bom conselho.
ResponderEliminarEsse seu último parágrafo é questão de utilidade pública. Desde que entrei no espiral de mudanças que minha vida virou, alguns amigos até se afastaram, unicamente por não concordarem com minhas escolhas. Fico pensando até, que no fundo, é por não terem coragem de fazer algo assim. E aí? A gente vai deixar que essas pessoas tenham tanto poder sobre nossa vida? Não dá, né. Que bom que você seguiu seu rumo, seu coração e está feliz :)
ResponderEliminarBeijos
Assino por baixo! Muito bem. Beijinhos (de alguem que também já mudou de rumo e agradece todos os dias)
ResponderEliminarConcordo absolutamente ;) tenho 23 anos, estou a acabar o mestrado... Mas sinceramente não me imagino a acabar os meus estudos por aqui. Sejam num PhD ou noutra licenciatura!
ResponderEliminarAcho muito bom partilhares a tua história e aventuras, és uma corajosa e coragem é o que ainda falta a muitas pessoas que acabam por se inspirar e perder o medo quando sabem de histórias reais que correm bem :)
ResponderEliminarNão quero mudar de área profissional, mas também vou ter (mais) uma mudança em breve ;P
ResponderEliminarObrigada :)
ResponderEliminarQue o ultimo semestre seja o melhor de todos!
E quem fala assim não é gago!
ResponderEliminarApoiado!!!!
Boa sorte para o último semestre!
Beijinhos e espero ver-te em:
Porty's Diary - Blog
Porty's Diary - Facebook
Pois é...tem mais é que seguir em frente, ainda mais quando se sabe o que quer! Vivendo e realizando. Parabéns...
ResponderEliminarEu também acho que estamos sempre a tempo de mudar e de nos encaminhar para o que nos faz feliz. Estás mesmo de parabéns :)
ResponderEliminarTens todaaaa a razão! Devemos pensar o que é melhor para nós e ignorar os comentários menos bons. As pessoas que mais nos criticam nem sempre querem o melhor para nós.
ResponderEliminarBeijinhos e continua a lutar para realizares os teus sonhos e não os dos outros.
Sem dúvida!! É algo que digo muitas vezes! É verdade que quem mais opina ou manda abaixo os nossos projectos são as pessoas que menos nos conhecem (ou só nos conhecem de dizer olá)... Mas as pessoas preferem viver anos e anos a fazer o que não gostam porque têm medo de bater com a cara no chão, e tornam-se pessoas tóxicas para os que querem arriscar e explorar mais da vida e do mundo! Bem haja Joana!
ResponderEliminarBeijinhos**
Temos que escolher muito bem duas coisas na visa: o que vamos fazer da nossa vida profissional e com quem vamos nos casar. São os dois tipos de escolhas que mal feitas nos trazem dor de cabeça e atrasam nossa felicidade, pois reorganizar a vida não é fácil. Parabéns pela tua vitória!
ResponderEliminarFico feliz por voce, parabens pela conquista. Eu estou neste barco, mas com o porem de ainda nao dominar a lingua, por culpa unica e exclusivamente minha, devido nao ter levado os estudos do ingles mesmo a serio, ainda que seja estudando sozinha. Quero mudar isto esse ano e finalmente ir para a faculdade. Muito sucesso pra voce!
ResponderEliminarÉ preciso ter muita coragem para fazer uma mudança dessas, nem tanto por nós mas pela critica dos outros que na maioria das vezes não a compreende.
ResponderEliminarForça no último semestre :)
Concordo com tudo! É essa a minha opinião e acho que é algo que todos deviam ponderar seriamente.
ResponderEliminarAinda na semana passada o m-R me falou que tem dias que se sente assim.
ResponderEliminarMesmo tendo acabado mestrado há 7 anos e estando a trabalhar desde que saiu da faculdade...
Eu, sem te ter lido, disse-lhe o mesmo que tu :D
Obrigada pelo post***