Já vos tinha falado do Valborg aqui. É uma das grandes tradições suecas. Faz-se uma fogueira ao final da tarde para simbolizar a chegada da Primavera e a destruição do que é velho, para dar espaço ao que é novo. É a noite em que muitos adolescentes apanham a sua primeira grande bebedeira, mas também é a festa da família e muitas levam também os seus amigos de quatro patas, alguns deles devidamente agasalhados com casacos caninos muito fashion. Há música, fogo de artifício, barracas com comida. Eu e o Senhor Viking esquecemo-nos de levar dinheiro (só tínhamos cartão), por isso não pudemos comprar nada nas barracas. Tivemos de reabastecer no café mais próximo e comemos uma "räkmacka" (sandes de camarão), muito típica cá no reino. Pão, maionese, camarões pequeninos, ovo cozido, pepino e tomate. A foto não lhe faz justiça mas é um dos meus snacks Suecos preferidos.
A fogueira de Klubbensborg (Estocolmo) |
Ai que bom aspeto!! :)
ResponderEliminarPassei a páscoa aí e ameeeeeei esse lanchinho.. amei tudo aí para falar a verdade, menos os preços :)
ResponderEliminarParace ter sido divertido, agora só falta esquentar né?
Uau! Que grande festança :)
ResponderEliminarSkol, viva o verão!
ResponderEliminarMuito bacana o simbolismo da fogueira "queimando" o inverno de vez para que a primavera se estabeleça!
Abraço
Má
Olá Joana! Obrigada pela visita no meu blog! Eu "perdi" o meu primeiro Valborg porque aqui estava a chover. Quer dizer, acabamos por celebrar em casa, só não vi fogueiras. Estou contigo na räkmacka, melhor snack ever!
ResponderEliminarOlá querida, muito obrigada pela visita no blog, gostei imenso de conhecer o teu e já estou a seguir. Adorei o post, não conhecia essa tradição sueca :D
ResponderEliminarBeijinho grande
http://themarielement.blogspot.pt/
Bela tradição, Joana! Fui criada na área rural e adoro fogueiras, com tudo que emanam, sobretudo tendo um grupo socializando-se à volta.
ResponderEliminarBastante saudável teu sanduíche! Aqui, chamamos "pão sírio" a esse pão tipo pizza.
Parece delicioso o rakmacka! Tem receita de como fazer?
ResponderEliminarQue bela tradição! Ainda que sem fogueira, também me esforço por me livrar do que é velho para dar lugar ao novo: ainda ontem despachei umas calças e agora mesmo uma revista :)
ResponderEliminarE que rica sandes, isso é uma refeição completa!
Beijinhos
Pois eu acho que essa sandes tem um aspeto delicioso!
ResponderEliminarEu adoro o Valborg e sempre tenho a mesma sensação de renascimento a cada ano. Vc aproveitou pra me lembrar que faz tempo que não como esta räkmacka deliciosa.
ResponderEliminarBom vir aqui
Bjossss
Que tradição tão interessante =) Gostei muito!
ResponderEliminarÉ giro conhecer essas tradições!
ResponderEliminar