domingo, 1 de maio de 2016

Dar espaço ao que é novo


Já vos tinha falado do Valborg aqui. É uma das grandes tradições suecas. Faz-se uma fogueira ao final da tarde para simbolizar a chegada da Primavera e a destruição do que é velho, para dar espaço ao que é novo. É a noite em que muitos adolescentes apanham a sua primeira grande bebedeira, mas também é a festa da família e muitas levam também os seus amigos de quatro patas, alguns deles devidamente agasalhados com casacos caninos muito fashion. Há música, fogo de artifício, barracas com comida. Eu e o Senhor Viking esquecemo-nos de levar dinheiro (só tínhamos cartão), por isso não pudemos comprar nada nas barracas. Tivemos de reabastecer no café mais próximo e comemos uma "räkmacka" (sandes de camarão), muito típica cá no reino. Pão, maionese, camarões pequeninos, ovo cozido, pepino e tomate. A foto não lhe faz justiça mas é um dos meus snacks Suecos preferidos.


A fogueira de Klubbensborg (Estocolmo)


13 comentários:

  1. Passei a páscoa aí e ameeeeeei esse lanchinho.. amei tudo aí para falar a verdade, menos os preços :)

    Parace ter sido divertido, agora só falta esquentar né?

    ResponderEliminar
  2. Skol, viva o verão!
    Muito bacana o simbolismo da fogueira "queimando" o inverno de vez para que a primavera se estabeleça!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana! Obrigada pela visita no meu blog! Eu "perdi" o meu primeiro Valborg porque aqui estava a chover. Quer dizer, acabamos por celebrar em casa, só não vi fogueiras. Estou contigo na räkmacka, melhor snack ever!

    ResponderEliminar
  4. Olá querida, muito obrigada pela visita no blog, gostei imenso de conhecer o teu e já estou a seguir. Adorei o post, não conhecia essa tradição sueca :D
    Beijinho grande
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bela tradição, Joana! Fui criada na área rural e adoro fogueiras, com tudo que emanam, sobretudo tendo um grupo socializando-se à volta.
    Bastante saudável teu sanduíche! Aqui, chamamos "pão sírio" a esse pão tipo pizza.

    ResponderEliminar
  6. Parece delicioso o rakmacka! Tem receita de como fazer?

    ResponderEliminar
  7. Que bela tradição! Ainda que sem fogueira, também me esforço por me livrar do que é velho para dar lugar ao novo: ainda ontem despachei umas calças e agora mesmo uma revista :)
    E que rica sandes, isso é uma refeição completa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Pois eu acho que essa sandes tem um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro o Valborg e sempre tenho a mesma sensação de renascimento a cada ano. Vc aproveitou pra me lembrar que faz tempo que não como esta räkmacka deliciosa.
    Bom vir aqui
    Bjossss

    ResponderEliminar
  10. Que tradição tão interessante =) Gostei muito!

    ResponderEliminar
  11. É giro conhecer essas tradições!

    ResponderEliminar