Já há muito tempo que não vos trazia o melhor da Suécia, aliás, há muito tempo que não escrevia no geral. Tenho andado ocupada com coisas importantes como a universidade, maratonas de Sexo e a Cidade e o meu novo hobbie, consumo de brownies. Mas hoje é dia dos namorados e resolvi dedicar um post de meia tigela a este congelador a que gosto de chamar Suécia. Parece que não mas é este o país que me tem acolhido nos últimos 5 anos e que me tem dado oportunidades que Portugal, o meu ex, dificilmente me daria. De qualquer forma, uma das coisas que me fascina aqui na Suécia é o atendimento que recebo nas lojas. Não é que haja aquelas serventias que há em Portugal e que se agudizaram com a crise. Mas em cinco anos de Suécia, que me lembre nunca me deparei com um funcionário antipático ou mal educado. Penso muito nisso, agora que ando sempre com o meu cartão de estudante atrás de mim e pergunto se têm desconto de estudante sempre que quero comprar algo. Nas lojas em que têm desconto dizem "sim, claro", com um sorriso. Nas lojas em que não têm, dizem "infelizmente não fazemos desconto de estudante", e sorriem. E assim vou passeando o meu cartão de estudante e os sapatos que comprei nos saldos.
Supostamente Portugal é um país de gente simpática, mas no atendimento ao público não acho nada! A maioria das pessoas tem sempre um ar de quem está a fazer um frete e eu odeio. Também dispenso aqueles 'precisa de ajuda!' constantes, mas um sorrisinho não seria nada mal pensado.
ResponderEliminarBeijinhos
Se há coisa que eu não percebo é o mau atendimento que aqui temos. É raro o empregado que é genuinamente simpático.
ResponderEliminarPor aqui vê-se "Breaking Bad". No ano passado vi todos os episódios de todas as temporadas do "Sex and the City". Quando terminares podemos falar um bocadinho sobre as melhores cenas, o que mais gostamos, o que menos gostamos, ....
Beijinhos e boa noite*
Salários justos e ambiente de trabalho salubre, geram funcionários simpáticos (na maioria das vezes). Por aqui tb vejo muito mais atendentes simpáticos do que o contrário. Saudade de ter carteirinha de estudante. Aproveite a sua :-). Bjs
ResponderEliminarFogooooooooooo
ResponderEliminarNós aqui não temos essa mordomias :/ aqui na Holanda há demasiadas pessoas que mais parece que nos estão a fazer um favor de nos atender...
Ricardo e Vera
Estudantes tem descontos em lojas? Tipo lojas de roupas e sapatos?? O.O
ResponderEliminarQuero ir para a Suécia!
Por cá infelizmente isso não se paga,o atendimento ao publico é cada vez pior.
ResponderEliminarOi Joana, vi teu blog no da Claudia Kazete e vim te conhecer!
ResponderEliminarAchei uma graça e alem do post sobre a educação nas lojas da Suécia dei uma lidinha por ai pra te conhecer melhor!
Voltarei...rs...
Eu moro na Florida ha 4 anos e nos EU ha 21...adoooro!!
ja vi que temos alguns blogs em comum..rs...que bom!!!
Bjks!!
kkk...eu tambem fiz o "Sex and the City" maratona ha um tempo atras....viciante demaaaais...fiquei triste quando acabou...rs
ResponderEliminarDesconto de estudante pra comprar em lojas...ohhh maravilha, iria adorar essa parte de viver por ai...rsrs. Aproveite seus descontos.
ResponderEliminarBeijinhos
Concordo. Das vezes que fui à Suécia, sempre em trabalho, pude confirmar o que dizes. Uma vez ía para uma exposição e iria estar na Suécia 1 semana e a minha mala perdeu-se. Fiquei sem nada durante 3 dias, apenas tinha o quit de sobrevivência que me deram no Aeroporto. Claro que tive de ir às compras a vários sítios para fazer face à situação e em todos foram incansáveis para me ajudar e muito simpáticos. Gosto da Suécia. :)
ResponderEliminarPois... se há coisa que me deixa furiosa é a antipatia e o mau atendimento. Afinal de contas, somos clientes e vamos pagar pelo que compramos.
ResponderEliminarSe há coisa que eu detesto é o mau atendimento. É raro encontrar funcionários que sejam simpáticos. Até parece que não se vai pagar...
ResponderEliminarBeijinhos
Olha que bem!! Dá jeito. Descontos em tudo, como se quer.
ResponderEliminarHein? Li certo? Maratonas de sexo? auhauahaua
ResponderEliminarKisu!
As pessoas são solicitas, prestáveis, tens dúvidas esclarecem. Em 'tugal' mesmo com a crise, parece que fazem um frete :)
ResponderEliminarSabe bem ter um bom atendimento, seja em lojas ou em repartições do estado. Aqui, apesar da chamada crise, ainda imperam os maus modos, em muitos sítios.
ResponderEliminar