terça-feira, 1 de março de 2016

Pouco a pouco vou virando bipolar


Desde que me iniciei na área de Serviço Social que tenho entrado em contacto imensas pessoas com histórias de vida muito complicadas e, em alguns casos, trágicas. Algumas destas pessoas sentem-se derrotadas, outras mantêm uma força interior quase sobrenatural. Estou a pensar num dos clientes, refugiado de guerra, sujeito a prisão e tortura no seu país de origem. Tem perturbação de stress pós-traumático e uma perna amputada a nível da anca. Tem dores ao andar e estar em pé devido a uma má adaptação à prótese. Este senhor telefona quase todos os dias à agência de emprego, às vezes bastante agitado, a exigir que lhe arranjem um emprego. Penso muitas vezes nele. É uma mistura de pena e admiração daqui até à lua.

Mas voltando à bipolaridade: desde que me iniciei nesta área, passo metade dos meus dias triste e a outra metade feliz, a agradecer por tudo aquilo que tenho.

9 comentários:

  1. :-)
    Gostei muito deste teu texto. O teu trabalho é uma área muito enriquecedora, que te vai proporcionar ainda muitas e variadas experiências de vida. E é natural esse mix de emoções. Felicidades!
    Tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, deves lidar com todo o tipo de situações e, maioritariamente, más... não sei se conseguia...

    Coragem! (=

    ResponderEliminar
  3. É uma área pouco fácil, no que toca a teres de tratar dos assuntos dos utentes, e conseguires sair do emprego, sem arrastares os problemas para a tua vida pessoal. Torna-se uma gerência complicada, mas tu consegues! Bjs



    .

    ResponderEliminar
  4. Ah, que bom que não sou a única a me sentir assim... Admiro quem trabalha nessa área, pois há muito sofrimento neste mundo e pessoas que precisam de um acalanto!
    Grande abraço

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. De facto, por vezes não temos noção do quão privilegiados somos!

    ResponderEliminar
  6. Eu acho incrivel esta diferenca que encontramos nas pessoas. Algumas tem sempre tanta forca. Outras a minima coisa estao derrotadas. Tenho curiosidade biogica do que pode ser a causa, a genetica por tr'as.


    ResponderEliminar
  7. Ai, estou a torcer para que esse senhor arranje emprego rapidamente e num lugar sentado. Não há aí incentivos para contratação de deficientes?
    Beijinhos e força, o teu trabalho é muito meritório (estive indecisa entre o meu curso e o de Serviço Social ;)!

    ResponderEliminar
  8. Não sei se me adaptava nessa área. Sou demasiado sensível, iria levar todas essas histórias para a minha vida pessoal e não ia conseguir desligar a ficha.

    ResponderEliminar
  9. A minha irmã é assistente social num Centro de Dia e já me choca, imensas vezes, com algumas histórias, mas nada que se assemelhe a isso. :/
    É uma área muito complicada. Ela também é assim meio bipolar. :) Ainda por cima, a trabalhar com idosos... Já se despediu de muitos (para sempre!) e só trabalha há dois anos.

    ResponderEliminar