Exceptuando os meus antigos colegas da Ryanair, a minha prima que vive em Västerås e as visitas que já tive de Portugal, nunca vi portugueses na Suécia. Vi de tudo, desde espanhóis a nativos da Ilha do Natal, mas portugueses não. Até já me tinha conformado com a impossibilidade dessa ideia.
Tentem agora imaginar o meu entusiasmo quando, na minha pacata viagem de metro até ao T-Centralen, vinda do trabalho, me deparo com um grupo de quatro meninas portuguesas, vindas do nada. Demorei um segundo ou outro a decifrar a língua mas, após fazê-lo, dediquei-me a observar aquele exótico e raro grupo como se isso as fizesse adivinhar que também sou portuguesa. A coisa correu bem porque elas nem chamaram a polícia e, após algum tempo de indecisão patrocinada pela Fobia Social Sueca com a qual fui contagiada algures durante a minha residência neste país, resolvi meter conversa, ao aperceber-me que elas estavam meias perdidas. Pelos vistos, as meninas estão a fazer Erasmus na Noruega e resolveram aproveitar as férias da Páscoa para vir iluminar o meu dia, ups, fazer turismo no país vizinho.
No fundo quero dizer que me sinto sozinha na minha condição de emigrante Portuguesa na Suécia. Não tem piada. É difícil ser a única responsável pela reputação de Portugal, ha ha. Por isso lanço um apelo aos Portugueses-que-vivem-na-Suécia: se encontrarem este blogue, digam olá! Só para eu saber que estão aí.
Fizeste bem em meter conversa. Ontem dei por mim com uma senhora de Cascais que ligou, por engano, para a minha casa.
ResponderEliminarFoi giro
Já tentáste encontrar alguma Associação Portuguesa em Estocolmo? É que os portuguesinhos estão espalhados por todos os cantos do mundo e é impossível que não haja para aí um bando de nós...
ResponderEliminarbjs
Cheguei a procurar associações na internet mas as que encontrei tinham sites muito velhinhos, vê-se que não costumam ser actualizadas. Foi pena. Será que devo criar a minha própria associação? Haha. Beijinho
EliminarOi Joana, lendo seu blog parecia que estava falando sobre mim. Na parte em que voce se sente a única Portuguesa neste país. Muitas das vezes eu me sentia assim também, no momento estou no Brasil, mas em breve retornarei para a Suécia para viver aí. É muito bom encontrar pessoas como você, que haja uma identificação instantanea. Não estou acostumada com blog, o meu é muito novo, então me desculpe pelo longo comentário. voce esta a quanto tempo na Suécia? Eu estive apenas durante 7 meses.
ResponderEliminarPuss puss*
Compreendo aquilo que dizes, quando estamos fora de Portugal é tão bom encontrar alguém do nosso país. E eu também tenho por hábito meter conversa.
ResponderEliminarSofia
A primeira vez que fui visitar Estocolmo, encontrei portugueses, a segunda já acompanhado pela namorada vi portugueses, à terceira encontro uma colega minha de escola, volta e meia nas minhas viagens encontro um ou outro português com quem meto conversa, talvez estejam a procurar no local errado :p
ResponderEliminarEspero que desde esta altura já tenhas encontrado mais alguns portugueses. Eu estou por Malmö. Só vim para a Suécia em 2013. Sei que existem pelo menos 3 portugueses em Malmö além de mim mas acho que não sido um destino muito escolhido por nós. Eu só vim porque tinha cá o meu irmão. Sei que existem mais em Estocolmo. Mas não tenho grande contacto com portugueses. Acho que é só mais através do teu blog.
ResponderEliminar