É sexta-feira e estou de folga. Está sol lá fora. Fiz o pequeno-almoço (café com leite e torradas, of course, podem tirar a rapariga de Portugal mas não podem tirar Portugal da rapariga) e alapei-me à frente do computador a ler blogs, apenas interrompida pela ida à lavandaria, que marquei para as 10:00 - já vos falei das lavandarias colectivas da Suécia e de não ser muito comum ter-se máquina de lavar quando se vive num apartamento? A verdade é que ler os blogs dos outros, e particularmente certos relatos, lembra-me sempre de escrever no meu. Mas escrever no meu blog tornou-se difícil. Acho que é por causa de todas as voltas que a vida deu nos últimos tempos. E por já há muito tempo ter vontade de escrever mais à vontade e não conseguir. Sei que já vos chateei aproximadamente mil vezes com o assunto mas aturem-me, esta é a última vez. E porque gosto de listas, aqui vai uma lista de medos.
E se conto demasiadas coisas sobre mim?
E se não conto o suficiente e o blog fica chato e sem sal?
E se sou mal interpretada por certas pessoas?
E se estou a fazer generalizações quanto vos conto certas curiosidades sobre a Suécia?
E se não escrevo de acordo com o novo acordo ortográfico? (mas eu detesto o novo acordo ortográfico!)
E se falo demasiado dos problemas que se vivem aqui e o blog se torna chato e deprimente?
E se só falo das coisas boas e o blog se torna num happy blog sem conteúdo?
Até à data, nunca tive um "anónimo de estimação" nem problemas à custa do blog, para além de certos comentários de pessoas mais próximas. Nada muito dramático, mas o suficiente para me fazer questionar a mim mesma e para quase me fazer esquecer do prazer que a blogosfera me dava back in the days e daquilo que significava para mim. [Era uma forma de fazer algo de que sempre gostei (escrever), de manter o meu Português em dia (coisa de emigrante), de conhecer novas pessoas, de me sentir ligada a perfeitos estranhos, de acompanhar as peripécias de pessoas em situações semelhantes à minha]. Mas eu sou assim - muitas vezes acho que os outros sabem mais do que eu, e esqueço-me que não dizem certas coisas por saberem, mas sim devido às suas próprias inseguranças e frustrações. Nem sequer precisam de ter más intenções. Em certas situações somos simplesmente transformados no receptáculo dos problemas das outras pessoas e as coisas que nos dizem não reflectem aquilo que somos, mas aquilo que elas são. Há que saber distinguir críticas construtivas de coisas que se dizem pelos motivos errados. Mas só hoje (na lavandaria) é que percebi a coisa a sério. Há pessoas que vão encontrar sempre algo para criticar. Se não for o blog, há-de ser outra coisa qualquer. E a única pessoa que tem de aprovar aquilo que faço escrevo sou eu. Quem manda nisto sou eu. É tão básico, não é? Só que às vezes não é. No alto dos 27 (quase 28!) anos e depois de (quase) 7 anos a ser senhora e dona da minha própria vida num país "estranho" ainda ando a aprender. Acho que vou começar a passar mais tempo na lavandaria.
Não te preocupes muito querida, vai escrevendo. Ao início também tinha imensos receios como tu, mas depois mudou!
ResponderEliminarLavar a roupa e passar as ideias por água...dois em um.Acabamos por pensar muito na vida, em locais perfeitamente estranhos!
ResponderEliminarJoana, eu passo pela mesma coisa. Antes eu escrevia o que me dava na telha, não me importava em abrir meus sentimentos, mas ultimamente tenho me sentido travada com o blog. Tem um monte de coisas que eu quero falar sobre o país onde moro, mas aí vem o mesmo problema: como falar sem fazer generalizações? Não é fácil. Sempre vai ter alguém que vai nos interpretar errado, ninguém vai gostar de todos os posts que escrevermos, por isso eu digo: escreva no seu blog da maneira e na frequência que quiser. Não fique pensando muito nos outros senão você nunca escreve nada, é ou não é? Não dá para agradar todo mundo, por isso tente agradar a si mesma e cuide do blog como você quiser! :)
ResponderEliminarbeijos
Estás a pensar demasiado. O que faz o teu blog único é a tua opinião e visão sobre os temas. Não interessa se és entendida ou não nos assuntos. Muitas vezes sinto-me um pouco "acanhado" a falar sobre filmes por não ter as bases, mas se gosto, faço-o à minha maneira.
ResponderEliminarNunca te sintas pressionada a escrever aquilo que achas que querem ler. Claro que queremos sempre "agradar" aos nossos leitores, mas se não "conectarmos" com o que escrevemos, não é a mesma coisa.
Quanto às críticas, dificilmente as receberás de alguém com "cara". Por norma esse tipo de pessoa prefere esconder-se atrás do anonimato, portanto a solução é simples, retira a opção de comentar anonimamente :)
P.S.: Estou completamente contra o novo acordo ortográfico, recuso-me a utilizá-lo haha.
Ricardo, The Ghostly Walker.
Falas das lavandarias comunitárias na Suécia, mas aqui na Suíça e na Alemanha as máquinas de lavar também são comunitárias e há lavandarias na cave da maioria dos prédios, embora os mais recentes tenham máquinas de lavar em cada apartamento.
ResponderEliminarQuanto às tuas dúvidas sobre o blog, percebo-te perfeitamente. Nem sempre achamos adequado para publicar o que pensamos em escrever porque há pessoas que nos leem e nos conhecem pessoalmente. Sinto tantas vezes isso e muitas vezes o que publico não é bem aquilo que quero dizer, mas pelo menos serve para pôr por palavras parte daquilo que sinto. Para além de ter sido mãe (e de não querer transformar o meu blog num baby blog), parece-me que a minha vida atualmente é tão pouco interessante e que aquilo que terei para dizer não interessam a ninguém..., mas partindo do princípio que é o teu blogue, o ideal é que tu escrevas sem pensar nos leitores, porque só assim consegues escrever sem 'pressões'!
Quando falas nas generalizações, é normal que isso aconteça porque cada um de nós tem uma visão e uma experiência completamente diferente das coisas, o que não significa que estejas errada. é só a tua maneira de ver as coisas, mesmo que seja uma generalização.
Beijinhos de alguém que gosta muito de ler o que tu escreves!
Eu adoro ler o teu blog. Sobretudo pela sua candura: vê-se que não estás a tentar impressionar ninguém, mas apenas a partilhar a tua visão das coisas.
EliminarAh, e já há um par de anos que existem lavandarias comunitárias em Portugal;) Pelo menos na zona de Lisboa. Antes, só as conhecia dos filmes americanos. A crise trouxe destas coisas.
Ass: Ana
Identifico-me com os teus medos...eu acabei por "fechar" o meu blogue e transferi alguns post que nao queria perder para outro e neste momento escrevo só para mim... também nunca tive nenhum anónimo chatinho e tive a sorte de só conhecer pessoas fixes na blogosfera mas acabei por perder o encanto por escrever a partir do momento em que comecei a ter muita "clientela" conhecida, família, colegas... Não deixes de escrever tu.voltaaaaaaaaaaaaa :D
ResponderEliminarAcho que podes fazer esses "ses" todos mas com moderação, nunca nada a mais nem a menos e omites outras. É o que eu faço também. E grande parte (de certeza)
ResponderEliminarA sério que isso do novo acordo está a acontecer? Oo Eu acho que agora escrevo das duas maneiras... Qualquer dia começo a misturá-las haha
Só posso dizer que adoro o seu blog e que gostaria que continuasse a escrever. Sobre o que quiser e quando quiser, isso sim.
ResponderEliminarxx
Penso que tomaste uma decisão brilhante! E quanto ao novo acordo ortográfico, que desaprovo, não lhe tenho ligado nada. Escrevo como aprendi. Bjs
ResponderEliminarO blog tem que ser uma coisa divertida que te faça sentir bem. Escreve o que te apetece, sem pensar muito nos outros. Afinal o importante és tu! Beijinhos
ResponderEliminarQue post tão bom! Também penso um bocado assim (por exemplo, no último post, dá para as pessoas perceberem quase sem falhas a minha provecta ideia. Fiz as contas e pensei: e se repararem como sou infantil? Ou "mal conservada"?...).
ResponderEliminarInfelizmente, já reparei há muito tempo (coisas de ter a tal provecta idade!) que as pessoas encontram sempre uma ou várias coisas para criticar, mesmo que até estejas a fazer a coisa mais acertada do mundo, por isso nem adianta pensamos nisso!
Beijinhos, bom domingo!
Claramente a tua lavandaria é melhor que a minha =P
ResponderEliminarOlá, Joana!
ResponderEliminarDemore o que for, estarei aqui à espreita, não para críticas, porém para os aprendizados sobre a Suécia e uma menina corajosa.
Quando uma blogueira assídua desaparece, como a nossa querida Suricate, fico aqui no cafundó pensando nas possibilidades e aguardando notícias.
A amizade virtual não deixa de ser real, afinal não nos abrimos totalmente também às amigas próximas. Por vezes é mais fácil se expor a estranhos na fila do banco...
Um grande beijo!
Dá largas à tua imaginação, ao teu sentimento e às teclas, o resto minimiza pois o importante é que te sintas bem. Gosto de saber coisas daí desse lado da Europa :) Beijinho
ResponderEliminarCompreendo perfeitamente as ausências porque eu própria tenho me ausentado um nadinha (grande) mas fico muito feliz que escrevas porque apesar de não escrever muito venho espreitar com regularidade os cantinhos de sempre :)
ResponderEliminarQuanto aos medos, acho perfeitamente normal, contudo quem vier por bem e gostar vai ficar, quanto aos outros "let it go" :P
Ah, e essa lavandaria deve ser interessante :) **
Acho que fazes muito bem em não ligar a comentários despropositados. Acho que deves fazer aquilo que te faz sentir bem, independentemente da opinião dos outros!
ResponderEliminarbeijinhos
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
Eu acho que a partir do momento que algo te faz feliz e te completa deves continuar a fazer. Meu blog já mudou de formato várias vezes e eu continuo escrevendo pq me faz muito bem. Então o melhor mesmo é seguir o coração independente do A ou B irá pensar ou sugerir. Você é dona das coisas que te fazem feliz! Bjs
ResponderEliminarTens toda a razão, se não é por ser vermelho é por ser encarnado, vai sempre haver alguma coisa que as pessoas vão buscar para criticar. E a verdade é que nós como bloggers expomo-nos imenso a estas criticas, porque é algo muito fácil, principalmente quando estamos a começar e estamos inseguras em relação ao que publicamos.
ResponderEliminarEu às vezes até me questiono se exponho a mais ou a menos, mas a verdade é que desde que eu me sinta bem como o que estou a fazer e com a maneira como o estou a fazer é que interessa :)
Independentemente do que te digam, a não ser que seja algo construtivo, ignora... que nós gostamos do teu trabalho e estamos aqui para o acompanhar :D
Beijinhos
Olá Ana, bem-vinda ao estaminé! Eu tento sempre retribuir as visitas que me fazem ao visitar e comentar os respectivos blogs mas como não dá, deixo um obrigada pelo comentário tão simpático. Miminhos deste deixam-me sempre toda vaidosa :)
ResponderEliminarAqui na Suécia as lavandarias comunitárias não são bem como as dos E.U.A., normalmente há uma na cave de cada prédio. No meu pequeno "bairro" temos três casinhas que servem toda a vizinhança, um dia hei-de mostrar como são.
Beijinhos
Ora aqui está uma coisa na qual nunca pensei muito, até porque só tenho umas 3 pessoas a ler-me :P A única coisa que não gosto é de dizer alguma coisa que me possa identificar, não porque tenha qualquer problema com o que escrevo mas porque aprecio o meu anonimato e porque uso o blog em momentos de catarse.
ResponderEliminarEscrever um Blog é se expor... logo depois que comecei a escrever percebi que o anonimato é a melhor forma para nos expressarmos livremente, mas eu pessoalmente não consigo/não quero. Concordo com a maior parte dos comentários: o blog é seu espaço.. e se seu objetivo é agradar ao leitor, procure adaptar o conteúdo, mas se seu objetivo é ter um espaço para suas idéias/sentimentos/histórias, não se preocupe. Quem continuar lendo é pq gosta de vc, e críticas podem ser construtivas e nos fazer rever alguns conceitos... :)
ResponderEliminar