sábado, 6 de junho de 2015

Recapitulando


Já não escrevia desde novembro. A verdade é que, como escrevi aqui, continuo a não me sentir à vontade para partilhar com o mundo inteiro os milhões de coisas que têm acontecido nos últimos meses, mas também não quero criar um blog novo e privado. Por isso o Boneca de Neve vai continuar aqui, e eu vou levando as coisas ao meu ritmo. Queria agradecer pelos comentários e mensagens privadas no Facebook.  Obrigada por se lembrarem de mim e do blog. Em breve vou visitar os vossos cantos e retribuir a vossa atenção.

Mas recapitulando. O que é que tem acontecido por aqui?...

Este post continua a ser o post mais lido de sempre do blog e resolvi-me a escrever um post a sério sobre o tema um dia destes, porque a consciência me dói. Ok, não vai ser propriamente sobre o mesmo tema, mas sobre a dating culture na Suécia.

De vez em quando ainda escrevo na página do Facebook do blog.

Acabei o primeiro semestre do segundo ano da minha licenciatura em Serviço Social e as coisas começam a fazer cada vez mais sentido. E arranjei trabalho em part-time + trabalho de verão com jovens refugiados, que chegam sozinhos à Suécia.

Viciei em Downton Abbey apesar de tudo apontar para o contrário. Durante nove épocas pus toda a minha vida de lado para ver episódio atrás de episódio, mas pelo menos paguei as minhas contas a tempo. Calculei que se virasse sem-abrigo deixava de ter internet, logo, deixava de ter Netflix, logo, deixava de ter Downton.

E falar em Netflix - sabiam que em breve chega a Portugal?

Depois d'o pior Maio dos últimos anos a nível metereológico, temos finalmente algum sol e calor (20 graus). Mas é claro que também faz muito vento.

No outro dia paguei o equivalente a 17 euros por duas cervejas e um mini-pacote de batatas fritas e as saudades de Portugal bateram ainda mais forte.

Hoje é o dia nacional da Suécia.

No dia 13 o príncipe Carlos Filipe casa-se com a sua Sofia, ex-participante do reality show Paradise Hotel, que finalmente foi aceite pelos suecos.

Há uns tempos fiz amizade com um mórmon de Utah, E.U.A., que meteu conversa comigo no comboio. Falámos durante duas horas, durante as quais aproveitei para me informar sobre aquelas coisas sobre o estilo de vida deles que sempre quis saber. Hei-de fazer um post sobre isso. Foi uma das melhores viagens de comboio da minha vida.

Vi o Mad Max e permaneci de queixo caído do início ao fim. Achei estranho e perturbador. E não me venham dizer que é um filme feminista, como li na net. Apesar das personagens femininas serem fortes, no final são os homens que resolvem tudo.

Fui à Noruega pela primeira vez e passei um belo fim-de-semana numa montanha à margem da cidade de Kongsberg. Voltei apaixonada. E com esta visita visitei oficialmente todos os vizinhos escandinavos. Dinamarca: check. Finlândia: check. Noruega: check.

Ando à procura de ideias para sobreviver ao verão num apartamento que chega aos 25 graus NO PICO DO INVERNO e que apanha sol toda a santa tarde. Não há flor que sobreviva neste apartamento e aceitei a minha derrota nesse departamento. Mas, ao contrário das minhas flores, eu tenho de sobreviver. Aceitam-se sugestões.

Ando a ouvir muito esta e esta e esta música. Não liguem aos vídeos.

E falar em música. Para variar um bocado, a Suécia ganhou a Eurovisão e mereceu. Vejam aqui. Os suecos deliram com a Eurovisão e costumam reunir-se à volta da televisão para ver. Deve ser por saberem que vão ganhar. E enchem o meu feed do Facebook.  No que diz respeito ao Facebook, Eurovisão está para a Suécia o que o Jorge Jesus está para Portugal.

E falar em Jorge Jesus - alguém me quer explicar o que se passa?


18 comentários:

  1. Já tínhamos saudades tuas pá! :)
    Quanto a isso do Jorge Jesus.. nunca ouviste dizer que "para melhor muda-se sempre"? ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora cá está ela :)
    Fico à espera dos posts que prometeste, soam-me muito bem :)

    ResponderEliminar
  3. Fico tão contente que estejas de volta! Sempre adorei ler o teu blog e, muito embora eu também tenha saído de Portugal mas para Londres, acho giro conhecer um pouco da Suécia pelos olhos de uma portuguesa!

    Espero que volte o desejo e vontade de escrever, porque nós estamos aqui deste lado para ler =)

    ResponderEliminar
  4. Joanaaaaaaaaa!!!!
    Que saudades dos seus posts...
    :-)
    Te entendo perfeitamente.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Joanaaaaaaaaa!!!!
    Que saudades dos seus posts...
    :-)
    Te entendo perfeitamente.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Bom regresso. As leitoras, nas quais me incluo, agradecem :)

    ResponderEliminar
  7. Mais um blog em português para acompanhar :)

    Conhece esse grupo? https://www.youtube.com/watch?v=esCRTetf6k4

    Vi ses ;)

    ResponderEliminar
  8. Oh, visitaste alguns dos países que adorava conhecer (=

    e, quanto ao apartamento/mini-forno, partilho as tuas dores... =\ não é fácil, não.

    ResponderEliminar
  9. Oláaaa!! :)

    O JJ vaio treinar o clube do seu (e do meu ) coração...SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING! :)

    ResponderEliminar
  10. Fico contente por teres voltado a escrever! Dá-me um enorme prazer ler o teu blog.

    Beijinhos de uma fã anónima

    ResponderEliminar
  11. Oi Joana! Nossaaaa quanto tempo... que bom que voltou :-). Poxa, eu ainda quero conhecer mais países escandinavos. Conheci somente Kopenhagen. Bjssss

    ResponderEliminar
  12. Ah, que delícia!!! Parabéns pelos bons resultados no curso. Confirmo o que já pensava: és muito inteligente :)
    Beijinhos e vai contando novidades sempre!
    P.S. Apartamento: talvez com uma ventoinha, daquelas portáteis de ligar à tomada ou de tecto!

    ResponderEliminar
  13. Daqui a nada tens a licenciatura terminada! :D Bem, pelo menos vais tendo novidades e quanto ao Jorge Jesus, nem vale a pena :P **

    ResponderEliminar
  14. Do jorge jesus não sei, mas acho que pirou de vez. Haha
    Conta-me, como é a Finlândia e a Noruega. Estão na minha lista de visitas (mais a Islândia). :3

    ResponderEliminar