sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pôr a conversa em dia


Ainda estou viva, gente. Estou de volta à Suécia, mudei de casa, tenho passado os meus dias na escola a beber café, a ter conversas filosóficas com as minhas colegas de curso e a desenferrujar o meu sueco. Nada de novo, talvez, se não tivessem acontecido tantas coisas a nível pessoal nos últimos meses. Às vezes arrependo-me de o meu blog não ser anónimo. Os meus blogs preferidos (ou pelo menos aqueles que mais tempo passo a ler) costumam ser aqueles em que sinto que estou a ler o diário de alguém, em que acompanho raciocínios, planos, desabafos e todo o tipo de coisas que apenas as pessoas que não se auto-censuram podem escrever. E como é óbvio gostava que o meu blog reflectisse esse meu gosto. Mas o meu blog não é anónimo e, já agora, o facto de praticamente todas as semanas chegarem cá leitores que encontram o meu blog ao fazerem pesquisa no Google pelo meu nome nunca deixa de me fazer um bocadinho de impressão. Trabalhei dois anos numa comunidade de jogos online e durante esse tempo aprendi duas coisas que até hoje me marcam: a) a importância de manter um certo nível de privacidade na internet; b) o baixo nível a que as pessoas conseguem chegar na internet. A isso se junta o facto de ser uma pessoa algo reservada por natureza e de ter por hábito partilhar certas coisas apenas com as pessoas mais próximas... e às vezes nem isso. E por isso não, não vou poder partilhar a grande maioria das "novidades" aqui, pelo menos por enquanto.

Mas ainda assim queria escrever umas linhas e pôr a conversa em dia. Arejar o blog. Prometer-vos que em breve visito os vossos cantinhos. Contar-vos que resolvi ser sovina e comprar este rímel por o ter encontrado em promoção e que vos aconselho a fugir dele como quem foge da Peste Negra. Que no domingo houve eleições aqui no reino e que o partido racista já é o terceiro maior partido da Suécia, com cerca de 13% dos votos (ainda não decidi se faço as malas ou se compro apenas uma peruca loura). Que o governo sueco decidiu começar a testar se a redução do horário laboral diário de 8 para 6 horas traz resultados positivos - a experiência está a ser realizada na cidade de Gotemburgo. Que ando viciada nesta música. E nestaE nesta. E nestaE nesta. E nesta. Que as manhãs estão frias, com 8 graus e nevoeiro, mas durante o dia fica um sol lindo. Que todos os dias me surpreendo com os suecos que me rodeiam e das coisas que escondem debaixo daquela capa de indiferença. Que quando estive em Portugal tive saudades de ter acesso praticamente ilimitado a tarte de maçã com molho de baunilha. Que agora estou aqui e tenho saudades do cheiro do mar. Que a minha casa nova é praticamente no meio da floresta. Que a vida continua por cá e que todos os dias aprendo coisas sobre mim mesma, sobre as pessoas que me rodeiam e, é claro, sobre os rímeis a evitar nesta vida e possivelmente nas próximas também. E dizer que apesar da ausência gosto muito disto por cá. Mas isso vocês já sabiam, não é?

26 comentários:

  1. Angus & Julia Stone que maravilha de músicas! Agora vives na floresta? Eu vivo na cidade e adorava poder ter uma casa no meio das árvores e acordar com oxigénio puro em vez da poluição citadina.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. nice blog
    Do we follow each other?
    Let me know and I'll follow you back
    kss
    new post:
    http://tupersonalshopperviajero.blogspot.com.es/2014/09/3-things-to-do-before-summer-ends.html

    ResponderEliminar
  3. (alguma coisa errada eu fiz que o blogspot apagou meu comentário... =/ tentemos novamente)

    entäo... vamos por partes: fiquei curiosíssima pra saber das outras novidades, eu gosto da versäo waterproof desse rímel pro dia-a-dia, amei angus & julia, a chegada das temperaturas de outono já me aterrorizam, morro de saudades de cheiro de mar, e ahhhhhh... mostra a casa na floresta!

    ResponderEliminar
  4. Estás na Suécia, que giro!!! Estás aí há quanto tempo?

    R: querida olha que até a beber água são precisas regras, não deves beber mais de dois goles de cada vez, eu bebia 1,5l de agua por dia e estava quase desidradata, também não deves beber chá verde e essas coisas xD As bolachas é o que me está a custar mais não comer, comprei umas deliciosas!

    ResponderEliminar
  5. Que giro, notas muitas diferenças da Suécia e de Portugal? :)

    ResponderEliminar
  6. r: Que licenciatura estás a tirar agora, posso saber? :)

    ResponderEliminar
  7. r: Realmente, um curso completamente diferente de Turismo. Eu voltar a estudar mas, desta vez, fazer um CET em Gestão Hoteleira pela Escola Turismo de Portugal no Porto ou em Lisboa. Mas não é para já até porque agora não dá mesmo. Espero que estejas a gostar dessa nova área:D*

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que deve ser muito estimulante quebrar a barreira do choque cultural entre duas culturas tão diferentes! E concordo em género e número com a questão da privacidade na internet porque, o anonimato estimula ao mau carácter e à desfaçatez e quando as pessoas são assim já cara a cara imagina on-line. Eu recentemente tive um problema com um pulha do pior, nem conto ;)

    ResponderEliminar
  9. Podes sempre criar um blogue novo e um alter ego; mas mantém este, que a malta gosta de ter novidades sis

    ResponderEliminar
  10. Gosto da maneira como escreves :) mas tens razão na questão do anonimato. Eu não escreveria da mesma forma se o meu blog não fosse semi anónimo. Digo semi porque algumas amigas também o lêem.
    Fico à espera para ler as aventuras da boneca de neve em terras suecas ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Há dias que penso o mesmo, poderia ser anónimo por vezes facilitava em algumas coisas. E desejo o melhor ai na Suécia e agasalha-te bem, ai deve ser frio :)

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito do teu blog... Gosto da maneira como escreves. Também é bom viver no meu da floresta, é uam experiencia nova!

    ResponderEliminar
  13. A Suécia deve ser um país e tanto... adoro acompanhar as tuas aventuras e desventuras.

    ResponderEliminar
  14. A minha cunhada enfermeira emigrou para a Irlanda este mês e está a fazer 3 turnos de 12 horas, seguidos de 4 folgas: também não me parece mau. Por cá, a mesmice de sempre, tirando algumas descobertas que também tenho feito sob as capas que as pessoas costumam usar, sendo a maioria desagradáveis :P
    Beijinhos e... boa Suécia :)

    ResponderEliminar
  15. Deverás dizer sempre aquilo que o teu próprio "filtro" te permitir - ou então, impõe-te ao teu filtro, se ele insiste em deixar sair o que não deve sair; Eu conheço-te apenas daqui e chega para perceber que escreves bem, com humor, sobre coisas interessantes e que partilhas o que agrada ler - pleo menos, a mim. Já vivi fora de Portugal dois anos, na Alemanha, e essa foi uma experiência única na minha vida, que recordo, agora à distância, com saudade, mas que na altura foi maracad por fases muito complicadas. Se tivesse tido um "diário" destes, certamente sentir-me-ia bem mais acompanhada e reconfortada.
    Em relação ao mal (má língua e baixo nível) que a rede permite a alguns, penso que é uma questão de ignorar. Simplesmente isso. E se abrires um novo blogue, no qual apenas queiras ter as pessoas de quem gostas de te sentir rodeada, bastará enviar uma mensagem no blogue de cada uma delas.
    A rede nunca deveria contribuir para que nos sentíssemos limitados, constrangidos ou até ameaçados. Cabe-nos a nós marcar esse limite, penso.
    Beijinho e ânimo!

    (conheço o rímel de o ter visto várias vezes à venda, mas não tenho nenhuma experiência com ele digna de nota) ;)

    ResponderEliminar
  16. Que texto meigo, Joana! E te leio viciadamente justamente por isso. Sem se expor tanto, você consegue nos transmitir sua vida na Suécia.
    Fiquei curiosa com a nova casa, quase rural.

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Esse é o problema da net =/ A minha melhor amiga descobriu o meu blog porque pus uma foto minha certo dia e nunca mais consegui ser a mesma =P Pode parecer estranho mas sendo anonimo muitas vezes faz com que sejamos diferentes e nao escondamos nada!
    Quero saber coisinhas da Suecia, deve ser lindoooo =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Acontece-me exactamente essa questão da censura e é tão frustrante não poder partilhar tudo o que nos dá na real gana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Eu concordo com a tua irmã, se sentes que não podes escrever aqui tudo o que gostarias, cria outro blogue :) eu fiz isso quando o meu primeiro blogue não estava a ser o que eu esperava e já havia demasiadas pessoas a conhecê-lo!
    Quanto às novidades, pareces estar feliz e isso é o mais importante :) voltar a estudar depois das férias é sempre difícil, mas desejo-te a maior sorte e nessas conversas em sueco também! [eu domino o alemão e nem acho assim tão difícil, mas sueco! ohhh God!!]
    Essas saudades do mar e do cheiro de Portugal também são recorrentes por aqui e este ano nem à praia fui... espero que as coisas boas continuem a acontecer para não te lembrares disso!
    Casa na floresta? Tão bom! Por aqui também é quase isso (as traseiras do meu prédio dão para a floresta e eu acho lindo, embora seja assustador de noite...)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. e que agora não te ausentes tanto :P

    ResponderEliminar
  21. Já tinha uma certa saudade de te ler :)

    ps: decidi nomear-te para uma coisinha que podes ver aqui: http://vidaemminusculas.blogspot.co.uk/2014/09/momento-instrospetivo-do-dia.html

    ResponderEliminar
  22. gostei muito deste estaminé luso-sueco! vê se não ficas ausente, logo agora que comecei a visitar :p

    ResponderEliminar
  23. Será que dará para apanhares bagas, na floresta, para fazeres compotas? Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Tu não me fujas! :) É sempre bom saber de ti e ir conhecendo um pouco dessa cultura que desconhecia. Quem sabe um dia te visito, ou tu a mim. ;)

    beiijinho

    ResponderEliminar
  25. Espero que esteja tudo bem por aí. Dá novidades! =)

    Beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Também andei muito indecisa quando criei o blogue sobre se ele deveri ser anónimo ou não. Por isso inicialmente chamei-me de Maleta. Exactamente porque queria ter essa liberdade de escrever qualquer coisa. Depois pensei que queria que as pessoas associassem um rosto ao blogue. Isso obrigou-me a pôr a minha foto e com ela o meu nome. é assim, são opções que fazemos. :)

    ResponderEliminar