sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dias de festa


Há festa aqui no reino. Hoje é o dia nacional sueco, que celebra a coroação do rei Gustav Vasa no ano de 1523, e os finalistas da escola secundária celebram, bem, o fim da escola secundária. Terminar a escola secundária é motivo de grande comoção aqui no reino. Fazem-se grandes festas, os miúdos recebem presentes caros, há vestidos brancos, há chapéus de marinheiro, há vestidos de gala, há álcool q.b. e há, é claro, procissões pela cidade em camiões, com música em altos berros.

Fonte
Fonte
No meu tempo era mais ou menos assim. "Acabaste a escola secundária? Não fazes mais do que a tua obrigação" ou alternativamente "Experimenta não passares nos exames para veres o que te faço". Mas os suecos levam a coisa a sério, e os jovens acabam por ter memórias muito bonitas deste dia (aqueles que se lembram de alguma coisa). O studenten (que é o nome deste dia) é um marco de referência para toda a vida. A par de perguntas como "quantos anos tens?" e "onde vives?", eles gostam de perguntar "quando é que foi o teu studenten?".

Há que dizer que têm motivos para celebrar. Muitos deles vão fazer as malas e viajar pelo mundo ou fazer voluntariado num país remoto durante uns tempos, outros vão trabalhar para financiar a sua viagem. Alguns vão directamente para a universidade. Outros começam a trabalhar e habituam-se tanto à ideia de receber todos os meses que nunca vão para a universidade, ou chegam lá aos vinte-e-tais, trinta-e-tais e por aí adiante.

Eu cá ando a celebrar isto tudo enfiada em casa, rodeada de lenços de papel, spray nasal, vídeos de cães e gatos no YouTube, vídeos d' O Homem que Mordeu o Cão (estou convencida que o Nuno Markl e o Ricardo Araújo Pereira são um presente dos deuses para nós humanos) e uma boa dose de auto-comiseração.

18 comentários:

  1. Do Vasa, daquele que fez o navio que afundou? Ok! Acho engraçado a tradição de haver um ritual de conclusão do secundário como há nos states por exemplo. Então e estás doente numa altura destas? Ao menos vai rindo!

    ResponderEliminar
  2. Então é uma espécie de cortejo da Queima das Fitas, mas com alunos que acabaram o secundário.
    Se aproveitasses para ir beber um copito (ou dez) com eles, talvez te passasse a constipação! :P
    As melhoras. :)

    ResponderEliminar
  3. Leva os lenços e o spray e vai juntar-te a eles!!!! :)))

    ResponderEliminar
  4. Muito legal o seu post, Joana. Eu leio muitos blogs suecos, e em alguns deles, que já acompanho há anos, vi toda essa passagem, o studenten, as viagens que eles fazem depois, o início dos estudos na universidade... muito interessante.

    beijos!

    ResponderEliminar
  5. Realmente, aqui em Portugal é uma obrigação mas aí é motivo de festa :D

    ResponderEliminar
  6. Por ai a epoca da graduacao e uma festa e tanto heim, e super legal ver essas diferencas do jeito de celebrar a chegada de uma nova parte da vida por lugares diferentes no mundo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Os marmanjos devem estar adorando essa festa onde só tem loiraças nas ruas auhauhua

    K!

    ResponderEliminar
  8. É uma bela tradição! Come on, junta-te a eles!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá

    Que haja sempre
    uma inspiração
    para acordar
    as palavras
    adormecidas
    em tua vida.

    São elas que dão sentido a tua vida,
    e as vidas que passeiam por tuas palavras.

    ResponderEliminar
  10. que engraçado, quase consigo ver algumas semelhanças com a Queima das Fitas em Coimbra :)

    ResponderEliminar
  11. Se aquelas são miúdas a terminar o secundário, no meu tempo éramos bem mais franzinas!!!
    Beijinhos e melhora dessa gripe! Ataca umas 2 laranjas por dia!

    ResponderEliminar
  12. Esse tipo de "pensamento", porque é basicamente isso, devia de ser aplicado aqui em Portugal. As coisas são mesmo vistas como obrigações e deveres. Eu por exemplo adorava ter feito um "gap year" para viajar conhecer outros lugar, aprender coisas novas, trabalhar em áreas diversas. Mas aqui é quase tudo planeado e calculado. Agora acabas o secundário, depois a universidade, depois casas e tens filhos. É muito formatado o pensamento a meu ver, embora já se veja algumas quebras.

    ResponderEliminar
  13. Pois, para mim terminar o liceu foi absolutamente natural, nada digno de celebração.

    ResponderEliminar
  14. Acho muito legal essa tradicäo deles Joana... pena que a minha realidade foi bem diferente rsrs.
    Grande bjo pra vc !

    ResponderEliminar
  15. Aqui fazem-se viagens de finalistas, mesmo que não finalizem nada. eheheh
    No meu tempo era mais:
    Acabaste a 4ª classe, vais trabalhar que a partir de agora não há comida de borla. eheheh

    ResponderEliminar
  16. Que tradicao gira :) acho que celebrar as pequenas vitorias da vida e muito saudavel. E acabar o secundario apesar de para nos ser obrigacao e um marco importante.

    e concordo: Nuno Markl e Ricardo Pereira foram enviados pelos deuses para nos humanos enfrentarmos os momentos de depressao com sucesso ;P

    ResponderEliminar