Lembram-se de vos ter falado do Sven, a tempestade? A visita que nos fez foi breve: ele veio, ele foi e deixou-nos com um inverno à moda portuguesa. Chuva, vento e muita humidade. Nos meus cinco anos de Suécia, este foi o primeiro ano em que não houve neve no Natal. Os suecos andam queixosos. Dizem que há mais luz quando há neve e que o ambiente fica muito mais mysig (aconchegador). Eu cá não tenho saudades. Adoro poder sair de casa sem ter medo de cair. Não demorar meia hora a fazer um percurso que normalmente demora dez minutos. Não ter que esquiar. Não ter dores nos dedos dos pés por causa do frio. As vantagens são muitas.
Por aqui muitas coisas têm acontecido, mas vou concentrar-me nas mais interessantes. Tenho uma notícia boa e uma notícia má. A boa notícia é que vou finalmente voltar à universidade. A má notícia é que não sei se vou sobreviver a tantos nervos. Vou estudar Serviço Social em Örebro e as aulas começam já em janeiro. Alguém me dá um abraço? Desconfio que o autor do célebre "a vida começa onde a nossa comfort zone termina" nunca teve que estudar em sueco; aos 26 anos; sem apartamento permanente; numa cidade onde não conhece quase ninguém.
Mas falando de coisas mais divertidas, já temos vencedora!
Parabéns Gata!
E obrigada a todos os que vão acompanhando o meu cantinho, sem vocês isto não seria o mesmo.
a-d-o-r-o a falta de neve esse ano!
ResponderEliminare, ó... se te serve deconsolo, também recomecei a estudar aos 25... e em alemäo. näo foi fácil, mas... terminei!
boa sorte, você consegue também!
Antes de mais PARABÉNS e força na peruca...vais ver que consegues =) Isso é que vai ser entrar em 2014 a sair da zona de conforto!! Tenho pena de não ter ganho mas achei engraçado ser o número 8 :P Nasci no dia 8/8...a minha vida é só oitos....loool...beijinhos
ResponderEliminarEstudar em sueco não deve ser fácil mesmo, mas tenho certeza que vc vai conseguir se sair bem. Boa sorte com tudo e que 2014 possa te trazer boas surpresas.
ResponderEliminarBeijos
Confesso que estás a ser bem corajosa! Gostava muito de emigrar puder continuar os estudos ou então mudar a minha área de formação, mas tenho alguma receio de não me adaptar bem e ser tudo tempo perdido. Por isso os meus parabéns por seres tão valente :)
ResponderEliminarTemos que acreditar que vai correr bem!
Beijinho
és uma valentona, minha peiquitinha bailarina.
ResponderEliminarNunca desistas de lutar pelos teus sonhos. Vai correr tudo bem
PS
Não sei como, mas o post do passatempo escapou-me beijinhos
Parabéns pela universidade Joana. Você vai tirar de letra. Vai dar tudo certo! E que pena que eu nao ganhei no sorteio… snif! snif! ….. Feliz Ano Novo e comece a nova jornada com o pé direito! Abracos
ResponderEliminarDeve ser nada fácil mesmo mas quando terminares a faculdade vai saber ainda melhor depois de ultrapassares tantas dificuldades.
ResponderEliminarBoa sorte!! Ah e já agora, escolhes-te uma área de estudo muitoo boa!!! (sou suspeita, também sou da área social eheh)
ResponderEliminarYupi, hurray!!!!!! Muito obrigada! Logo eu que não tenho sorte nenhuma a estas coisas!
ResponderEliminarÉ claro que vais conseguir! Se conseguiste entrar na universidade, também consegues fazer o curso ;) Tenho uma amiga que fez Erasmus na Suécia e diz que acabou por aprender sueco mais rápido do que pensava, embora já se tenha esquecido de tudo! Cheguei a ponderar o curso de Serviço Social, mas depois acabei por optar por outro.
Beijinhos, obrigada e força: és muito valente!!!
2014 começando com muitos desafios!
ResponderEliminarSair da zona de conforto gera uma energia fantástica dentro de nós, Joana! Boa sorte e bons estudos!
Bjo
Márcia
Auhauaha eu sempre não fico longe da vencedora rs.
ResponderEliminarParabéns a quem ganhou!
E os ventos aqui estão cada vez mais fortes.
Kisu!
Tu vais superar mais essa desafio. Tu consegues. Força!!
ResponderEliminarJoana, vc vai mudar para Örebro?? Acho que vc vai gostar de lá, é mto cativante. Parabéns então pelo curso, espero que vc goste e se adapte, faca muitos Amigos também.
ResponderEliminarEu concordo com tudo que vc escreveu sobre a neve, mas.... Eu também acho que a neve traz um ambiente aconchegador e iluminado, o problema é que ela demora demais a derreter, se viesse por apenas um mês e depois fosse embora, pra mim seria o ideal!
Feliz 2014!!! Que venha cheio de novidades.
Feliz 2014! Que o novo ano seja verdadeiramente especial!
ResponderEliminarBeijinhos
Para quem estudou no ISAG o orebro é para meninos. :-) boa sorte Joana, estou a ver que estamos todos a fugir do turismo.
ResponderEliminarPara quem estudou no ISAG o orebro é para meninos. :-) boa sorte Joana, estou a ver que estamos todos a fugir do turismo.
ResponderEliminar