Olá, estou de volta! Os dois últimos posts foram agendados pois andei a explorar o countryside sueco juntamente com o viking. Parte da família dele vive em Dalarna, uma região do país que fica a umas 2-3 horas a norte, e apesar de já lá termos ido várias vezes, a verdade é que nunca aproveitámos para passear a sério. Até agora. E digo-vos, foi das melhores ideias que tivemos nos últimos tempos.
Às vezes chego à conclusão que me saiu na rifa o viking mais paciente de todos, como comentei aqui. Sempre que vejo animais na berma da estrada (ou em qualquer sítio no geral) começo a guinchar de alegria e peço-lhe para parar o carro. Se é seguro, paramos e eu tiro fotos como se não houvesse amanhã. Adoro ver os animais em liberdade, todos eles deveriam ter o direito de viver assim.
A região de Dalarna é conhecida pelas suas casinhas vermelhas de madeira. Estão em todo o lado, lindíssimas, e eu tenho provavelmente mil e seiscentas fotos do género. Hei-de viver neste país muitos mais anos e ainda ficar fascinada com casinhas de madeira. Acho que me fazem lembrar as histórias que eu lia quando era pequenina...
Dalarna também é conhecida pelo seu emblemático cavalo, o Dalahäst, de que a Vânia do Diário de Uma Teimosa fala (e bem) aqui. Este cavalo é fabricado à mão na pequena aldeia de Nusnäs. Fomos lá espreitar a produção e não deixei de tirar a tal foto óbvia em cima do cavalinho.
Durante esta viagem tive a ideia de começar a reunir uns artigos tipicamente suecos para sorteio.
O blog está quase nos 100 seguidores e como agradecimento queria sortear um "cabaz sueco". E já comecei a fazer a colecção: em Nusnäs comprei duas coisinhas!
Para efeitos turísticos, aqui vai a nossa rota: Nyköping - Leksand - Tällberg - Nusnäs - Rättvik - Falun - Nyköping. Ficámos alojados em Rättvik, no parque de campismo Enåbadet. Na foto à direita dá para ver a nossa cabina. Não sou muito experiente no que toca ao campismo, mas gostei deste parque no que toca aos serviços, higiene e conforto.
Fiquei logo com as antenas no ar com essa do sorteio, ó menina! Já agora, fotos deliciosas, essas :) Dá vontade de visitar :D
ResponderEliminarAdoreiiii as fotos! Que lugar mais interessante! Fale mais sobre o lugar, da comida, essas coisas que a gente acha interessante!
ResponderEliminarKisu!
O verdadeiro "lá fora cá dentro" :)
ResponderEliminarAi que delicia de passeio, amei esse lugar tambem sou fascinada vez por outra passar um tempo na natureza observando os animais livres e sem tantas pessoas por perto...rs. Lindas fotos.
ResponderEliminarBeijinhos
Esses animais peludos são muito engraçados. Com o frio que faz aí só assim é que aguentam, não é?
ResponderEliminarDeve ter sido um magnífico passeio :)
ResponderEliminarAdorei a última foto, parece que ela está mesmo a fazer "pose" para a foto :)
Beijinhos e boa semana*
Aiiii... que bichos LINDOS!!
ResponderEliminarOi Joana!
ResponderEliminarBelíssimas paisagens, bem diferentes de minha região. Temos imensidões de bois, mas quase nada de caprinos e ovinos.
Casas em madeira também não há em minha região, aqui tudo é de tijolos (ou blocos de concreto), até as repartições internas das casas.
Você se pôs numa bela amazona, com este cavalinho avermelhado. E estas vacas todas peludinhas, de chifres enormes e úberes minúsculos?
Gostei de conhecer um pouco mais da natureza sueca.
Um beijo.
Em Portugal também usamos sobretudo tijolos ou cimento. Eu acho as casas de madeira mais charmosas apesar de darem imenso trabalho a manter! As vacas peludas são da raça "Highland Cattle", originárias da Escócia, acho eu. Beijos
EliminarQue belíssimas paisagens!! O campo sempre me fascina, onde quer que seja nesse mundão afora!
ResponderEliminarolha uma prima minha logo em primeiro lugar xD
ResponderEliminaradorei! que inveja!
hehe sabes que por acaso pensei em ti quando publiquei esta foto? :)
EliminarJoana, que experiência fantástica!!! Amei tudo, os animais livres e felizes, a paz...
ResponderEliminarAdoraria conhecer esse lugar! :)
Amei o cavalinho! Hihihihi
Beijoca,
Rebeca
xoxo
um canto de mundo que parece ter saído de um livro de estórias!
ResponderEliminarfotos lindinhas, joana. =) (também adoro tirar foto de bicho)
Oi Jô,
ResponderEliminarSuper lindas as fotos, céu azul de dar gosto!!!
Quando estive em Stockholm comprei um cavalinho vermelho como o que você mostrou! Que fofura!!! Tenho um Dalahäst na minha geladeira!
Fico feliz que seu passeio pela Suécia tenha sido tão prazeroso. Que a cada viagem você renove a alegria de morar nessas bandas! Eu particularmente, adoro a Suécia!
Ah, em tempo: perdi o domínio do meu blog (esqueci de renovar...) e voltei para o: www.apaisagemdosdias.blogspot.com
Atualize na sua lista por gentileza!
Beijo querida! E feliz primavera!
Márcia
Márcia, o www.apaisagemdosdias.blogspot.com é para ser temporário ou permanente? Já vou actualizar! :) Beijos
EliminarFotos lindas!
ResponderEliminarAs casinhas são realmente maravilhosas!
Boa semana!
Eu estive em Dalarna só uma vez e curti muito. Espero voltar no próximo inverno e sair esquiar com uma guria muito bacana que mora lá e com quem fiz amizade. Tantos planos!
ResponderEliminarBeijos
Uma questão, como é que vocês os dois falam? é inglêS? e com a família dele? :p
ResponderEliminarCostumamos falar em sueco a não ser quando eu perco a paciência, aí recorro ao inglês. Quando me chateio a sério saem uns palavrões em português ;)
EliminarAcabei de contribuir, sou a seguidora nº 99 ;) rs
ResponderEliminarAdorei as fotos, lindo lugar!
Um bjo!
Que maravilha! Já fui à Suécia, mas fiquei por Estocolmo e pouco tempo tive para ver algo de interessante :/
ResponderEliminarJoana, minha blogueira portuguesa preferida, hahaha!
ResponderEliminarFotos lindas! E para além disto, tô doida querendo saber que programa é esse que deixa as fotos assim, em círculos, pois fica muito gracinha! Me conta, vai.
Um beijo!
Paty! Tão querida! :)
EliminarEu uso o picmonkey.com, é grátis e nem precisa de fazer registo.
Beijo!
Adorei as fotos! Eu gostava imenso de ir à Suécia.
ResponderEliminarGostei muito do blogue também :)