quarta-feira, 22 de maio de 2013

A ferramenta é minha: como ganhar (im)popularidade entre os vizinhos


Cá no prédio, somos todos convidados uma vez por ano para fazer uma limpeza geral ao jardim e aos espaços comuns. "Convidados" é uma palavra soft - na prática a coisa funciona como uma recruta. O prédio é pequeno, por isso é relativamente fácil saber quem é que não compareceu apesar de estar em casa e ninguém quer ser "o-tal-vizinho-que-não-compareceu-ao-dia-da-limpeza-geral". Então às 17.00 em ponto lá me apresentei no jardim, munida das minhas mais lazarentas sapatilhas e calças de ganga. Note-se que precisei de alguma coragem para comparecer. No ano passado calhou-me usar uma ferramenta demoníaca, mais velha que o D. Afonso Henriques, e fiquei cheia de "agulhas" de madeira nas mãos. 


Mas este ano não. Este ano havia uma ferramenta novinha em folha. Da qual eu me apropriei num milésimo de segundo, caindo possivelmente alguns pontos na consideração dos meus vizinhos pelo caminho. 


Não sabem o que é? Eu também não sabia. É uma ferramenta de remoção de ervas daninhas e com ela passei sessenta minutos da minha vida a esgravatar o jardim. Não fiquei com "agulhas" de madeira nas mãos mas sim com ligeiras assaduras, o que foi um progresso.



Sempre ouvi dizer que a jardinagem é uma actividade terapêutica e acho que hoje entendi a coisa. Durante uma hora, apanhei sol, fiz uma espécie de exercício e as únicas escolhas que tive que fazer foram as ervas daninhas a arrancar a seguir. E, tirando o momento em que tive que fazer eutanásia a um caracol que ataquei sem querer, gostei.

No final, ou não fosse isto a Suécia, tivemos direito a uma fika, ou seja, café com bolinhos, sanduíches e alguns dedos de conversa. Os suecos adoram as suas fikas e eu também. Eu queria tirar fotos à fika de hoje mas sou uma banana e tenho sempre vergonha de tirar fotos a pessoas com quem não tenho grande confiança. Aqui a Vânia fala mais sobre este hábito, não deixem de ler.

Para o ano há mais!

21 comentários:

  1. Gostei particularmente da tag "Vizinhos suecos" :P
    Fora o voluntariado à força, até que parece uma coisa divertida de se fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo pelo tempo que se passa ao ar livre e pelo convívio :)

      Eliminar
  2. ahahah A tua ferramenta é supé fashion!

    ResponderEliminar
  3. Bem, desconhecia de todo tal ferramenta, mas parece mais simpática do que a "ferramenta do inferno" do ano passado...

    Um lanche após trabalhos forçados sabe sempre bem :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. A ferramenta deste ano foi um baita upgrade! :D Essa tradição da limpeza geral parece-me um óptimo exemplo nórdico, pena nao pegar em Portugal :/

    ResponderEliminar
  5. limpeza do jardim, na primavera; muito bem, temos a Joana "jardineira"! A Leonor pede-me sempre para ajudar a regar os vasos; se estivesse aí tinha, por certo, ajudado a tia.
    Esse costume devia de ser adoptado cá no nosso cantinho, porque além do mais, serve para os condóminos conviverem. bj

    ResponderEliminar
  6. rá... esperta você.
    os suecos de fato prezam pela terapêutica. se fosse no brasil, todo mundo pulava a parte do trabalho e corria logo pro "fika". se fosse na alemanha, as ferramemtas seriam todas elétricas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, só eu sei o tempo que passei a tirar as "agulhas" de madeira das minhas mãos no ano passado ;) Este ano não dei hipótese!

      Eliminar
  7. "sou uma banana e tenho sempre vergonha de tirar fotos a pessoas com quem não tenho grande confiança" - isto podia ter sido dito por mim!

    ResponderEliminar
  8. Oie

    eu tambem fico com vergonha de tirar fotos, porque eles mesmos parecem nao gostar muito...
    bjsss

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que aqui era ao contrário. As pessoas não querem ser o-vizinho-que-comparece. A avaliar pelas reuniões de condomínio, acho que ninguém apareceria no grande evento do ano de cuidar do jardim. Mas esses suecos são uns civilizados. É o que é!

    ResponderEliminar
  10. Auahuahaua que delícia! Eu tb sairia correndo atrás do equipamento novo! Pá é uma coisa que eu tô fora... muito exercício rs... Pelo menos o jardim ficou apresentável? Cadê a foto?

    Kisu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a pressa de ir lanchar, esqueci-me de tirar a foto final! ;) Mas o jardim ficou apresentável, garanto! Beijos

      Eliminar
  11. Que bom que dessa vez voce conseguiu usar uma ferramenta menos assassina de maos...e no final ainda teve um lanchinho gostoso pra compensar tanto trabalho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Obrigado por me seguires :) Estou a seguir-te de volta!

    ResponderEliminar
  13. Não têm que ser sempre os mesmo a fazer as mesmas coisas!
    Eu não sou muito dada à jardinagem :)

    ResponderEliminar
  14. aqui os vizinhos nem se falam, é tudo a chapada!
    é a primeira vez que tive tempo de cá vir, e adorei o teu espaço, é tão fofinho!
    e mal li a descrição, identifiquei-me contigo: sabias que tenho um peluche do monstro das bolachas na minha cama? :D

    quanto à paleta, dizem as reviews que é muiiiiiiiiiiiittttttttoooooooo boa. Pigmentação, durabilidade, tudo....ainda não a testei, mas tudo que é blogger de moda e maquilhagem a tem! xD suponho que seja bom sinal! :P

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito do post :)
    R: obrigada :)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  16. Gostei imenso deste post! E parabens pelo blog, estou a adorar ler estas aventuras!

    ResponderEliminar
  17. Ahan...
    Eu e o Joel fugimos a todos os encontros de vizinhos desse tipo até agora... tudo com a desculpa "somos novos no pedaço e estamos reformando a casa...".
    :P

    ResponderEliminar