Ainda não fizeram duas semanas desde que escrevi aqui pela última vez mas muitas coisas aconteceram desde então. Como comentei no último post, fui de viagem. Fui pela primeira vez ao Dubai! Uma experiência, além de divertida, muito interessante. Nunca na minha vida tinha estado num país assim, tão contraditório, tão extremo. Nunca na minha vida tinha estado no deserto. Nunca na minha vida tinha subido ao edifício mais alto do mundo. Nunca na minha vida tinha feito compras no maior shopping do mundo. E a lista continua. Em breve escrevo um post sobre a viagem, para partilhar as minhas experiências (mas posso desde já adiantar uma curiosidade: encontrei lá imensos portugueses!).
Passei uma semana no Dubai, relaxada, descontraída, feliz e sem ter a mínima ideia do que me esperava aqui na Suécia. Ainda bem. No dia seguinte ao meu regresso, 5ª feira, fiquei a saber que a empresa onde trabalho tinha que fazer de novo cortes drásticos de custos. Mais de 60 pessoas foram despedidas. Sim, incluindo eu. Ontem tornou-se oficial.
E embora não estivesse realmente nos meus planos, eu achei interessante falar um pouco sobre o (des)emprego aqui na Suécia. O processo de ficar desempregado neste país.
• Os representantes da empresa devem marcar uma reunião na qual notificam o trabalhador da decisão e explicam um pouco mais sobre os motivos detrás dela. Provavelmente, os representantes irão perguntar ao trabalhador se ele(a) faz parte de algum sindicato de trabalhadores e, se sim, qual deles.
• Quando o sindicato não está envolvido, o processo é mais rápido e flexível. Mas se o trabalhador fizer parte do sindicato, a empresa deve entrar em contacto com este e entrar em negociações. O tempo que isto demora depende de caso para caso.
• A partir do momento em que o sindicato "aprova" o despedimento, o trabalhador tem X meses de aviso prévio. O número de meses depende do tipo de contrato. Eu tenho direito a 3 meses. Há colegas meus que apenas têm direito a 1 mês de aviso prévio e outros que têm direito a 4, por estarem na empresa há mais tempo.
• Depois desses X meses, entra o subsídio de desemprego. E agora vamos a algo importante, que eu gostaria que toda a gente que trabalha em solo sueco soubesse. Na Suécia, não basta pagar impostos para ter direito ao subsídio de emprego, o a-kassa. É preciso fazer a inscrição em instituições próprias para o efeito e pagar uma mensalidade.
Tanto quanto sei, é preciso estar inscrito na associação em questão por pelo menos 1 ano de forma a ter direito ao subsídio de desemprego. É possível que este tempo varie de instituição para instituição. Aqui está uma lista de instituições. Ou seja, quem trabalha na Suécia e ainda não está inscrito numa instituição de a-kassa deve inscrever-se já. Isto parece óbvio, mas tenho colegas (não suecos) que ficaram numa situação delicada por não terem feito a inscrição...
Também muito importante: para receber o subsídio de emprego, deve fazer-se a inscrição em pessoa no centro de emprego (Arbetsförmedlingen) no primeiro dia de desemprego.
[Nota: post editado para incluir mais detalhes. As informações acima reflectem as minhas circunstâncias. Outras pessoas, com outros tipos de contratos e sem ligação ao sindicato, terão outra experiência.]
E é isto, gente. Não perdi o meu emprego de sonho mas perdi um emprego pelo qual eu tinha muito carinho. Estou triste, estou assustada mas também estou esperançosa. Melhores dias virão...
Fonte |
Admiro seu otimismo e a forma como está lidando com a situacao. Você é muito jovem... e parece que a tenra idade nao abala sua auto-confianca. É uma grande virtude! Claro que dias melhores virao! Confie! Abracos e boa sorte. Cintia
ResponderEliminarOi Joana, que pena que você foi demitida! :( Eu pensei que você tinha que sair logo, então você ainda tem três meses, ainda bem, né? Eu espero que você arrume um emprego logo num lugar muito bacana! E faça mesmo depois um post sobre Dubai, estou muito curiosa para saber mais sobre lá.
ResponderEliminarum abraço e boa sorte!!!
Oh, Joana :( Vais arranjar outro emprego e naquilo que gostas de fazer, de certeza.
ResponderEliminarAproveito a perguntar-te por curiosidade: Fala-se muito aqui na crise de vários países do sul da Europa, mas um país como a Suécia, também está a começar a viver um tempo difícil? Esse corte que a tua empresa teve de fazer, deve-se à crise?
Beijinhos e força! Vai correr tudo bem :)
Oi Joana!
ResponderEliminarFico sentida por ter perdido este emprego, porém muitos outros ainda virão, é tão novinha...
Olha, eu respondi ao questionário enquanto esteve fora, agradeço por ter se lembrado de mim!
Um beijinho do Brasil.
Oh Joana, que triste. Ainda bem que voce tinha feito a inscricao e tem direito a 3 meses de aviso previo. Neste tempo comece a procurar outro emprego. Estarei aqui com pensamentos positivos, torcendo pra voce encontrar algo logo. Fique bem. Boa sorte.
ResponderEliminarMelhores dias virão. Importante é não baixar os braços e isso sei que não farás
ResponderEliminarbjs
Tenho a certeza que irá correr tudo bem. Tens três meses para explorar o mercado, ainda trabalhando, e depois o subsídio de desemprego. E entretanto vai aparecer qualquer coisa. Às vezes a vida empurra-nos para situações que parecem obscuras, e logo de seguida dá-nos de presente algo muito melhor. E ao menos estás na Suécia e não em Portugal onde voltar ao mercado é muito difícil. Um beijinho e boa sorte!
ResponderEliminarÉ com imensa tristeza por ti que leio esta notícia. Mas o optimismo que deixas transparecer provavelmente resultará em muitas ideias e projectos num futuro próximo :)
ResponderEliminarBeijinhos e muita força*
Felizmente,não te encontras só, a viver esta situação; a família está contigo, e, certamente, até terá sido bom, acontecer este despedimento, porque outro emprego, mais adequado à tua pessoa, está à tua espera; é necessária paciência! bjs
ResponderEliminarJessica
Ah Jô, que pena :-(, mas empregos vem e vão e outro virá com CERTEZA! Eu sei o quanto é chato ser pega de surpresa e se ver de repente desempregada, mas tenha calma que logo você se recolocará novamente. Ah, pode apostar nos dias melhores porque eles sempre chegam:-). Um beijo e um abraço bem apertado!
ResponderEliminarJoana, que situação chata! Graças a Deus que vc tem 3 meses pra achar um trabalho legal!
ResponderEliminarTe desejo tudo de bom! Tenho certeza que vai dar tudo certo!
Deus te abençoe!!!!
Beijo,
Rebeca
PS: Nos fale sobre Dubai! :)
Poxa que noticia mais chata =(. Ainda bem que voce tem mais 3 meses de aviso e vai poder pegar o seg. desemprego porque assim sua vida financeira nao fica tao abalada. Que Deus te ilumine e tudo corra bem pra voce achar um emprego melhor.
ResponderEliminarBjs
Oi, achei seu blog pois você seguiu o meu! hihi (:
ResponderEliminarrealmente muito chata a situação, sorte que ainda tem os 3 meses ... espero que consiga outro emprego logo logo! boa sorte! (:
beijos.
ps: obrigada por me seguir, já estou te seguindo também, e ah, adorei o seu blog, com certeza vou acompanhá-lo! (:
cruzando os dedos pra que você ache logo um novo emprego, que se näo dos sonhos, pelo menos pelo qual você tenha ainda mais carinho!
ResponderEliminarPrimeiro parabéns pela viagem. Estive em Dubai apenas em conexão, mas só de ver o aeroporto eu fiquei besta auhauahua de tão grande e tão lindo... espero um dia conhecer realmente o deserto das arábias rs.
ResponderEliminarQuanto ao emprego... espero que consiga algo rapidinho. Sei bem como é ficar procurando emprego porque estou nessa situação, mas ao menos vc tem seguro-desemprego que vai te ajudar.
Kisu!
Menina o negócio está difícil para todo.Um colega de trabalho meu foi visitar um cliente que perdeu seu emprego depois de trabalhar quase 30 anos para Coca-Cola.Aqui nos EUA eles estão despedindo as pessoas antes da aposentaria para não ter que pagá-la.Pode um negócio desse?
ResponderEliminarVocê é muito sweet, sabe se expressar e tem jeito que está se adaptando muito bem por aí, logo vai encontrar outro emprego.
Bjs
Oi Joana!
ResponderEliminarA vida parece ser igual nos quatro cantos do mundo, não é mesmo?
Aproveita estes 3 meses para se preparar para uma nova fase, e voltar ao mercado de trabalho com força total!
Beijos!:)
Ei...que chatice! Bem não vale a pena desanimar, acredita que vais encontrar algo nestes 3 meses...não vale é desanimar. beijinho e boa sorte **
ResponderEliminarPoxa Joana, sinto mto pelo trabalho!! Estarei aqui na torcida para que logo logo vc encontre algo!! E tbm vou estar na espera dos posts sobre Dubai ;) Bjsss
ResponderEliminarMelhores dias virão, isso mesmo!
ResponderEliminarBeijinhos e muita força :)
Ohhhhh minha Princesa das neves, não fazia ideia do que te tinha acontecido!!!
ResponderEliminarTenho a certeza que és uma mulher de armas!!!! E logo, logo vais encontrar novo caminho!
Jinhos, Abraço apertadinho e muito colinho aqui À tua espera sempre que precisares ♥
Olá Joana! Só agora li este post...Lamento :/ muita força e muita sorte para sair depressa dessa situação! beijinhos
ResponderEliminarPah... já comentei três vezes e a cada vez que eu clico em publicar cai a internet!
ResponderEliminarJoana!
Fique firme guria, algumas coisas acontecem para deixar a gente mais forte e mais esperta. Não é legal ficar desempregado justo agora quando o mundo parece estar de ponta cabeça, mas quem sabe esse tempo de mudança dê uma forcinha para você conquistar outras coisas que queira?
Nunca paguei a-kassan, também, sou só meio empregada desde que moro aqui. E segundo o Försäkringskassan eu tenho que trabalhar até os 69 para me aposentar, pode isso? Preciso de umas receitas de tônicos da juventude!
Beijos e se cuida guria!
Olá Joana,
ResponderEliminarque mau acabas de chegar de férias e recebes uma noticia destas :(
Acredito que facilmente vais encontrar outro emprego, mas como tu dizes não era o teu emprego de sonho, por isso, vai aparecer agora o teu emprego de sonho.
Força e não desanimes!
Beijinhos,
Carminho
Força com isso, é precisar pensar positivo. Algo bom daí virá :)*
ResponderEliminar