Hoje é feriado. A segunda maior festa (em termos de importância) da Suécia chegou. É nada mais nada menos que o Midsommar - traduzido à letra, "meio do Verão". Esta festa, de origem pagã, assinala o solstício do Verão (dia mais longo do ano) e celebra a fertilidade. Felizmente já lá vão os tempos em que se faziam sacrifícios em nome da fertilidade, mas a tradição ontinua bem representada pelos postes fálicos que são erguidos em muitos parques e jardins e à volta dos quais as pessoas dançam.
Antigamente acreditava-se que nesta época do ano a magia era mais forte, e daí surgiram rituais que acho muito engraçados. Um deles, que ainda existe (embora de forma limitada), é que os jovens colhem 7 ou 9 flores diferentes e dormem com elas debaixo da almofada, para então sonhar com o seu verdadeiro amor / futuro(a) esposo(a).
E assim se celebra o Midsommar...
Ou então vejam a versão explicativa do Ikea, num vídeo censurado mas divertido e um pouco verdadeiro...
Muito girto! Feliz midsommar! E com bom tempo!! Em Gotemburgo estava a chover....que surpresa :P! Boa festa e cuidadinho com o fígado! bjokas!
ResponderEliminarHaha o meu fígado está em segurança desde que não me apanhe rodeada de ovos-moles... :) beijinho
ResponderEliminarFesta engraçada! Nós tivemos a noitada de São João. Desta vez os balões subiram sem dificuldade e chegamos a casa de madrugada. bjs
ResponderEliminarNão vos conhecia essa faceta radical. Fazem bem em curtir as festas! Beijo
Eliminarhehehe muito bom o post! é uma pena não termos essa festa pelas bandas de cá.
ResponderEliminarEngraçado, pensei que na Noruega também tivesse essa tradição! Enfim, tão iguais e tão diferentes! Quando puder quero decididamente passar a fronteira e visitar, pois nunca estive aí...
Eliminar