Quando estava grávida gostava muito de ler posts deste género, que considerei muito úteis na hora de decidir o que comprar (embora muitas coisas tenham sido oferecidas ou emprestadas!). Agora, está na hora de contribuir com o meu próprio post e partilhar as nossas melhores aquisições para a Luisinha.
1. Bolsa marsupial
É da Ergobaby (modelo antigo, penso) e foi-nos emprestada por um casal de amigos. Esta bolsa é a salvação naqueles dias em que a Luisinha só está bem ao colo e eu preciso de tratar de vida, nem que seja para poder fazer um café ou estender roupa.
2. O "ovo"
O ovo, ou ninho como é chamado aqui na Suécia (baby nest) foi-nos oferecido por familiares do homem. É óptimo porque podemos deitá-la perto nós, por exemplo no sofá, ou na cama no meio de nós, o que me permite amamentar deitada e descansar um pouco.
3. Tapete de actividades
É da Skip Hop e foi-me oferecido no meu baby shower. É óptimo para pôr a Luisinha a fazer os seus exercícios (a doutora recomenda 30 minutos deitada de barriga por dia, para exercitar as costas e o pescoço) ou simplesmente para ter um sítio seguro onde a pousar, sem me preocupar que vá cair. A Luisinha gosta muito do seu tapete e até já dormiu uma sesta nele.
4. Saco-cama
Muitos bebés, especialmente os recém-nascidos, gostam de dormir aconchegadinhos e a Luisinha não é excepção. Este "saco-cama" da Ergobaby ajuda o bebé a dormir melhor porque ajuda a lidar com os reflexos típicos de recém-nascido, que fazem com que eles levantem os braços descontroladamente e acordem durante a noite. Também evita que arranhem a cara. A Luisinha gosta muito do seu "saco-cama" e reparo que dorme melhor embrulhadinha nele.
5. A aplicação Glow Baby
Não é um objecto material mas sim uma aplicação que me tem dado muito jeito! É nela que registo as "rotinas" diárias da Luisinha, a que horas comeu, a que horas dormiu etc. Ajuda muito a estruturar o dia.
Mais uma aplicação! A Wonder Weeks é uma aplicação exclusivamente dedicada ao desenvolvimento do bebé e basicamente descreve as fases de desenvolvimento pelas quais o bebé está a passar de acordo com a idade. Estas fases, por sua vez, quase sempre se manifestam em mudanças de comportamento do bebé, por exemplo chorarem mais do que o costume sem motivo aparente. Nas fases em que a Luisinha está mais "complicada", esta aplicação ajuda-me a perceber porquê.
7. Swaddle
Guardei o melhor para o fim! Se eu pudesse dar apenas um conselho a quem tem um recém-nascido, seria sem dúvida aprender a técnica swaddle, que consiste em envolver o bebé firmemente num pedaço de pano para que fique aconchegadinho. Nem todos os bebés gostam de ser embrulhados mas, para os que gostam e se tomadas as precauções necessárias, a técnica swaddle ajuda imenso a relaxar, previne arranhões na cara etc. É o mesmo princípio que descrevi no #4 mas penso que mais eficaz, pelo menos no caso da Luisinha. Ela acalma-se quase de imediato quando a embrulhamos no seu pano swaddle. Aqui está uma demonstração da técnica swaddle que encontrei no youtube:
Atenção que convém o pano ser de um material especial para que o bebé não fique com demasiado calor. Procurando no google encontra-se facilmente panos de swaddle adequados. É preciso embrulhar com cuidado para não causar problemas nas ancas do bebé e ter em atenção que à medida que o bebé cresce, ganha mobilidade e força para desfazer o embrulhinho, o que significa que há o risco de ficar com a cara coberta. Nós usamos o pano swaddle para acalmar/adormecer a Luisinha e às vezes quando a ela dorme a sesta mas não usamos durante a noite, embora haja quem use.
Excelente post... :D e ainda bem que tens arranjado dicas para te ajudarem com os picos de crescimento e desenvolvimento... são muitos no primeiro ano de vida e alguns complicados.
ResponderEliminarO meu bebecas na altura não dava para dormir embrulhado, pois tinha uma forma muito estranha de dormir. Muitas foram as vezes que me assustei. Ele enrolava-se todo, mas ao contrário, chegou a ter a cabeça com os pés. Por muito que o endireitasse, era assim que gostava de estar. Com o crescimento foi deixando!
ResponderEliminarparabens por este post, muito elucidativo, e que pode ser útil a muitas mães, e pais!
ResponderEliminarÉ, os bebês passaram nove meses dentro de um casulo e bem apertadinhos...é compreensível que se remetam aos tempos no útero materno e se sintam bem quando acolhidos e encolhidos rs Luisinha já está brincando no tapete? Gente...que fofura!
ResponderEliminarOlá Joana,
ResponderEliminargostava de sugerir (para esta lista) música :D, porque é uma excelente forma de acalmar um bebé com sono, birra, nas viagens de carro e até com dores. Descobrimos aos três meses que a pequena O. gostava de música italiana, mais especificamente, Umberto Tozzi. Quando viajámos até Veneza de carro (com paragens), tinha ela 15 meses, comprámos o CD e a viagem correu muito bem. Houve uma altura, perto dos 9 meses, que ela não queria mudar a fraldas deitada, então colocámos um coelho e uma estrela musical, perto da mesa e sempre que a música tocava, ela acalmava.
*A minha O. tem actualmente 18 meses.
Beijinhos às duas.