terça-feira, 16 de maio de 2017

Então e a tese, como correu?


Cheguei a falar-vos da tese (C-uppsats, em Sueco) várias vezes. Aqui está a actualização final, apesar de já vir mais que tarde. A tese está entregue, está avaliada, teve nota máxima. Tenho muito orgulho nela, especialmente por a ter escrito sozinha enquanto a maioria da restante turma escreveu aos pares. Os professores recomendaram escrever aos pares mas eu decidi escrever sozinha para poder viajar e trabalhar (um dia por semana) quando queria sem criar chatices para mim ou para o(a) companheiro(a) de escrita. Eu já tinha escrito uma tese de licenciatura, em Portugal, o que me deu confiança para o fazer de novo, mesmo sendo em Sueco.

A escrita aos pares é apenas uma das diferenças em relação a Portugal. Aqui estão outras:

- O sistema de notas! Pelo menos no meu curso (Serviço Social) apenas há três notas – reprovado (underkänt), aprovado (godkänt) e muito bom (väl godkänt, traduzido à letra significa algo como “muito aprovado”).

- A nota que o(a) examinador(a) dá na ocasião da defesa é apenas uma nota preliminar! Ou seja, mesmo que a tese seja incialmente reprovada, o(a) autor(a) tem a possibilidade de fazer alterações à tese, de acordo com as indicações do(a) examinador(a) e subir a nota para “aprovado” (a não ser que a tese tenha erros graves). E quem tem “aprovado” também tem possibilidade de subir a nota para “muito bom”. Já vos contei que os suecos são o povo mais democrático com que algum dia me deparei?

- Na defesa, não apresentei a minha tese. Foram as minhas colegas (duas, que escreveram a tese juntas), que fizeram um resumo do conteúdo da tese, o qual tive a oportunidade de confirmar ou de “corrigir”, antes de elas passarem à parte de “criticar” a minha tese.

- A tese não está relacionada com o estágio, decorre num semestre à parte e tem um tema diferente, à escolha de cada um. Posso contar-vos que foi a parte mais difícil para mim, escolher o tema.

- A tese não decorre no último semestre da licenciatura, pelo menos no meu curso. Após a tese ainda vem mais um semestre (!).

- A tese de licenciatura vale 15 créditos e é, por isso, mais curta do que as teses em Portugal. A minha tem 39 páginas, incluindo anexos e fontes. 

- Uma das partes mais importantes da tese, por cá, é a parte metodológica, que costuma ser revista a pente-fino. Eu escrevi pelo menos 7 páginas sobre os procedimentos metodológicos.

14 comentários:

  1. Olha, que bacana! Que bom que não tem uma obrigação de quantidade de páginas mínimas, afinal qualidade não é quantidade. Penso que desenvolver algo sozinha te dá mais liberdade para explorar o que quiser, mas ao mesmo tempo cria o desafio de ter apenas você para o desenvolvimento de tudo. No entanto, deu certo! Parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  2. Esse sistema de se conseguir subir a nota é mesmo muito bom!

    ResponderEliminar
  3. Tenho pensado em ti por estes dias ;) tenho de entregar esta semana o projeto da minha tese (trabalho que vou desenvolver por 2 anos e tem análise de dados, de fichas sociolinguísticas e afins preenchidos pelos meus alunos e alunos em portugal) e apesar de já saber o tema e ter as coisas mais ou menos delineadas, não estou a conseguir disponibilidade mental e vontade para me sentar à secretária e fazer o que é preciso: o texto!
    Muitos parabéns pelo teu trabalho! A ver se me motivo contigo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que notícia boa Joana!
    Muitos parabéns para ti!
    Beijinho enorme**

    ResponderEliminar
  5. Joana, queremos um post sobre a Eurovisão! :) bjinhos
    P.s. Muitos parabéns pela tese!

    ResponderEliminar
  6. Pela tua descrição, faz-me lembrar o meu relatório de estágio de licenciatura - que incluiu enquadramento teórico e metodológico (sou pré-Bolonha...).

    Parabéns, muitos, minha querida! ***

    ResponderEliminar
  7. Em primeiro lugar muitos parabéns! Escrever sozinha 30 e tal páginas em sueco... gabo-te a coragem, a paciência e a vontade!

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns :) mas fiquei surpreendida com o facto de não apresentares.

    ResponderEliminar
  9. Pensava que eras psicóloga! Também estou na licenciatura de serviço social! :D
    Como é a realidade da profissão aí?

    ResponderEliminar
  10. Parabens!! Nao e facil estudar em outro pais e nem se fala em escrever uma tese em outra lingua, sozinha ainda =) Depois de formada voce precisa tirar alguma licenca especial pra atuar na area de servico social?

    Beijinhos

    ResponderEliminar