O Facebook e restantes redes sociais andam cheias de verdades simples sobre os refugiados. Esta é a minha.
A maioria dos refugiados também anda a fugir de atentados terroristas. Andam a fugir de coisas que não conseguimos sequer imaginar, no conforto das nossas vidas. Nós e a maioria dos refugiados temos inimigos em comum - a violência, o terror, o extremismo, a perseguição. E eu atrevo-me a dizer que para a maioria dos refugiados esta luta é muito mais pessoal do que para o cidadão comum. Tal como o cancro é uma luta mais pessoal para quem tem ou já teve cancro do que para que não tem e não teve.
Condenar os refugiados pelo ataque terrorista não soluciona o problema que está na origem do terrorismo, aliás, redirecciona a atenção dos verdadeiros culpados para pessoas inocentes que querem uma vida em liberdade. Cria um problema novo na vida de pessoas inocentes que já sofreram mais do que algum dia deveria ser permitido sofrer-se. Cria mais ódio e intolerância na sociedade, e é exactamente isso que os grupos terroristas querem.
Tens toda a razão Joana, é triste que se culpe inocentes e que nos estejamos a desviar do que realmente interessa! Acabar com o extremismo não pode passar por condenar toda e qualquer pessoa com uma crença ou etnia diferente da nossa!
ResponderEliminarConcordo com o que dizes e acrescento que um dos objetivos dos terroristas é que os muçulmanos sejam expulsos da Europa. Se forem expulsos, o Daesh pode utilizar a revolta de alguns para novos recrutamentos.
ResponderEliminarRui Quinta, Rui de Viagem
Concordo com as tuas palavras. Acho ainda que é um assunto muito complicado e delicado. Beijinhos*
ResponderEliminaroi Joana, realmente é muito fácil atribuir culpa a pessoas inocentes, que estão em busca de uma vida melhor, de uma liberdade que dificilmente terão; enquanto os verdadeiros culpados estão livres e agindo como querem.
ResponderEliminarPS. te vi lá no blog L´avion Rose.
bjk
As pessoas tendem a generalizar sempre...e familias inocentes acabam por sofrer com as consequências.
ResponderEliminarMuito complicado ter uma opinião
ResponderEliminarKis :=}
Bom pensares assim! Por um mundo com mais tolerancia e inteligencia.
ResponderEliminarObrigada. Colocação perfeita, que reflete exatamente o que eu penso. Há muita gente que do sofá de casa só faz simplificar o conflito e dualizar, como se tudo fosse preto ou branco.
ResponderEliminar