|
"Mostre o seu melhor lado" |
É apenas uma foto caricata, mas representa uma das coisas de que mais gosto na Suécia: a informalidade. O
look mais comum para entrevistas de trabalho é calças de ganga e camisa. O chefe trata-se por "tu" e pelo primeiro nome. (O médico também. A minha semi-sogra também.) O meu professor de matemática usa Crocs nas aulas. As senhoras do banco usam chinelos com meias. Não há "senhor" nem "doutor" nem "senhor doutor" para ninguém. Às vezes sinto que vim parar ao país certo.
Ah, e o site do centro de emprego é
este.
Felizmente o mesmo funciona aqui em Inglaterra. Ninguém liga a formalidades, e que desejar ser formal também está nesse direito :) há de tudo sem julgamentos. E é disso que gosto!
ResponderEliminarAqui na Suíça ainda existe muita formalidade :-(. Dependendo do local e das pessoas, isso é um pouco quebrado, mas em geral o país é sim (bem) formal. E eu descobri que sou uma pessoa formal, rs... no Brasil eu já era, aqui isso ficou ainda mais acentuado, rs... Bjss
ResponderEliminare cá há demasiados doutores e não há suficientes senhores...
ResponderEliminarVinha escrever exactamente isto!
EliminarEstas a viver ai? Deve ser completamente diferente, nem quero imaginar para não chorar desta porcaria de Pais...
ResponderEliminarhttp://annluckindarkdays.blogspot.pt/
Aqui na Suíça há algumas dessas informalidades (principalmente a parte das Crocs na escola, que hei de falar no blog), mas em geral as pessoas vestem-se mais ou menos como em Portugal. No banco não sei porque ainda não fui a nenhum, mas na escola tratam-se os professores pelo nome. Bem, a mim os alunos tratam-me por stôra ;)
ResponderEliminarBeijos
Aqui as pessoas adoram formalismos... O importante não é ser, é parecer. Enfim :|
ResponderEliminarR: Também fazes anos no dia 18? Estou a ver que o entusiasmo do aniversário predomina no nosso signo ;).
Gostei muito dai acho que quero me mudar agora....rs.
ResponderEliminarBeijinhos
Adoro essa informalidade, por aqui é só Dr. para aqui, Dr. para ali....
ResponderEliminarE as aulas de matemática como vão? Espero que bem :)
Beijinhos
Parece mesmo o país perfeito,formalidades por vezes não nos levam mesmo a lado nenhum.
ResponderEliminarAqui eh assim tambem e eu amo. Claro que se voce for em lojas os assistentes usam uniformes e tem determinados trabalhos que por razoes de health and safety voce tem q usar roupas apropriadas, mas uma das coisas que eu adoro eh andar pelas ruas de Londres e ver pessoas tao diferentes andando pelas ruas. Bom de mais!!
ResponderEliminarVivemos mesmo noutro planeta...
ResponderEliminarAqui em Uk também é assim. Um dia destes vou falar disto. Mas algumas coisas acho estranho, por isso mesmo, por não estarmos habituados. Por ser diferente em Portugal.
ResponderEliminarbeijinhos e bom fim de semana
só aqui em portugal é que é sr. engenheiro para cá e dr para lá
ResponderEliminaraí que falta que isso me faz! os teutões são tão cheios de formalidades...
ResponderEliminarQue coincidência! A minha mãe também faz anos no dia 11 e aliás eu deveria ter nascido nesse dia também mas como preguiçosa que sou quis ficar mais uma semaninha ;)
ResponderEliminarOlha, desconhecia... deve ser engraçado. Bem diferente de Portugal.
ResponderEliminarGosto....a aparência não é sinónimo de inteligência...as qualidades e atributos são bem mais importantes. ;)
ResponderEliminarNão fazia ideia. Parece ser muito mais pessoal.
ResponderEliminarestá mesmo bem! aqui, para comparecer a uma entrevista de emprego, tem de usar roupa formal, em, em todos os lados parece que o título académico é o primeiro nome da pessoa...
ResponderEliminarAcho essa informalidade fantástica, Joana.
ResponderEliminarEla revela as pessoas como são, sem necessidade de mascarar suas características em prol de uma suposta "cartilha", ou conduta esperada.
Se essa criatura da foto fizesse uma entrevista de emprego no Brasil, viraria motivo de piada o ano inteiro...
Bjim
Márcia
às vezes gostava de ter a coragem necessária para larfar este país porque em termos de mentalidade deixamos muito a desejar. A Suécia é um país muito à frente!
ResponderEliminarQuando iniciei no meu primeiro trabalho aqui lembro de ter me surpreendido com os tipos tatuados que trabalhavam cuidando de pessoas. Acho que o rapaz com quem trabalhei gostava desse visual porque nada menos do que três dos assistentes eram também integrantes de bandas de rock. No Brasil, ja-ma-is uma pessoa tatuada seria contratada para trabalhar com pessoas. E se ela tivesse um visual de quem curte Black Sabath então pior ainda. Aqui... não importa nem um pouco.
ResponderEliminarBeijos
Fabuloso. E eu perco o meu tempo a "discutir" com os meus colegas...pois sou da opinião que pecamos pelo excesso. É que os jovens que frequentam a escola (privada) onde trabalho, não podem vir de calças de algodão (mesmo não sendo de fato de treino), os rapazes não podem usar calções, as raparigas não podem usar mini-saia, ...
ResponderEliminarBeijinho
Muito obrigada Joana! :)
ResponderEliminarEra muito bom que isto também acontecesse em Portugal. Todas as burocracias e formalidades que existem servem apenas para afastar as pessoas.
Beijinho!
Achei graça a essa dos chinelos com meias, parece-me mais mau gosto do que propriamente informalidade.
ResponderEliminarAcho que muito bom português se iria sentir deslocado nesse país, mas agrada-me essa informalidade. Em Portugal essas coisas seriam inaceitáveis, pura e simplesmente... *
ResponderEliminarFora do convencional... adoro!
ResponderEliminarKisu!
Adoro essa coisa despretenciosa e o nao julgamento da imagem.. O que vale é o conteudo.. Amei o anuncio!
ResponderEliminar