terça-feira, 30 de abril de 2013

Portugal precisa de uma makeover


Andava eu muito tranquila às compras quando me deparei com este belo dvd. Ah Portugal, o bucólico país dos velhinhos de boina e das touradas.


E agora umas perguntinhas retóricas, não será mau o suficiente que a merda das touradas existam? Como é que em pleno ano de 2013 elas ainda são usadas como imagens turísticas do país? Sendo que...

1. As touradas não representam Portugal. Eu sei que é óbvio mas parece que nunca é de mais clarificar.

2. As touradas são a maior vergonha de Portugal. Usar imagens de touradas para promover o turismo nacional é como colocar a imagem de um sequestro violento num dvd turístico sobre o México. De um pickpocket em Londres. Da prostituição de menores em Bangkok. Vocês entendem a ideia.

3. Usar imagens de touradas em dvd's turísticos atrai o tipo errado de turistas. Nomeadamente mentecaptos com tendências sádicas que gostam de assistir à morte lenta de animais ao vivo e a cores. Querem mesmo essa gente à solta, a visitar o país? A sério?

4. Portugal tem aproximadamente um milhão e meio de coisas decentes, bonitas, interessantes, chamativas, educativas, culturais, tradicionais e inesquecíveis para oferecer a quem nos queira visitar. E nem sequer falta diversão para os nossos amigos mentecaptos com tendências sádicas. Podem sempre deleitar-se com as histórias da Inquisição, da escravatura e até mesmo com a pobreza e a miséria actuais, cada vez mais visíveis.

5. Já mencionei que as touradas não representam Portugal?

Mas não se preocupem, Portugal não é apenas o país das touradas! Também temos cantoras de fado. Ando a ler um livro giríssimo, sueco, Delhis Vackraste Händer (As Mãos Mais Bonitas de Delhi, Mikael Bergstrand) no qual o melhor amigo do personagem principal tem um caso com uma cantora de fado portuguesa que conheceu por aí. Porque todas as portuguesas são cantoras de fado e, quem sabe, toureiras nos seus tempos livres.

Está a ficar tarde e tenho que ir dormir mas antes disso queria deixar os meus beijinhos aos anónimos zangados que por aqui queiram passar.

Ah, e aqui têm uma leitura interessante sobre o tema.

God natt!

24 comentários:

  1. Joana, uma enorme salva de palmas para este post! Sou anti-tourada assumida!! Já arranjei muita discussão à conta disto, mas é uma coisa da qual não abdico. E não suporto que me respondam que "gostos não se discutem". Primeiro porque isto não pode ser um gosto. Depois porque, não se discutem desde que não sejam prejudiciais. E a partir do momento em que está envolvido o sofrimento de um animal, discute-se sim!

    ResponderEliminar
  2. Perfeito este post. Também não gosto quando pessoas mostram apenas Futebol, Carnaval e mulheres de bunda de fora em livros e DVDs de turismo. Infelizmente esquecem de todo o resto, um conjunto de coisas sobre cultura de cada país. Sempre colocam aquilo que "chama atenção". Mas esquecem que essas coisas podem chamar atenção de apenas um certo grupo de pessoas, pessoas que não entendem absolutamente nada de cultura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. nem mais! e digo-te ainda que é vergonhoso que num país em crise se continue a reservar milhões do dinheiro do estado para este triste espectáculo. mas não se pode dizer nada, não queremos ser acusados de anti-patriotismo... as discussões mais idiotas q tenho são sempre com forcados, toureiros, aficcionados ou caçadores. por mais razões que me dêem (algumas válidas pelo poder da lógica) continuo a não conseguir conceber que haja animais sacrificados ou maltratados pelo bem de um qualquer "desporto". palhaçada.

    ResponderEliminar
  4. Tanta promoção turistica, tanto filme na internet...encontrar isso...é um balde de água gelada! Não Joaninha as touradas não representam Portugal, assim como os homens não usam todos bigode, não trabalham todos nas obras e não cheiram todos mal. As mulheres não são todas Marias e não andam todas a "servir" em casa das senhoras ricas.
    Há muita gente fora de Portugal que é tão ou mais ignorante do que nós. Há muito americano por exemplo que não sabe enunciar, nem localizar os 50 estados dos EUA, há muito americano que sai armado de casa e à mais pequena zaragata na rua há mortos e feridos, no entanto são um dos povos mais desenvolvidos do mundo.
    Em Portugal há de tudo um pouco como em todos os outros países, porque os países são feitos de gente e essa gente é o sangue que corre nas veias desse pais. Temos cientistas, temos empresários, temos estudantes, temos jovens sonhadores, temos artistas, temos mães e temos pais, temos médicos, professores, engenheiros e temos uma classe politica que apesar de nos estar a matar aos poucos consegue envergonhar-me menos do que aquelas pessoas que defendem e vibram com a morte de um animal, por uma questão de gozo pessoal, assim mais ou menos como se disso precisassem para atingir um orgasmo, gente doente.

    Jinhos minha Pricesa das Neves:)
    Cada um escolhe para onde quer olhar.

    ResponderEliminar
  5. Ah cada dia mais me surpreendo com seus textos sensatos. Suas observações são ótimas. Parabéns pela ponderação !!! Beijos

    ResponderEliminar
  6. näo pode esquecer dos pastéis de belém e bolinhos de bacalhau... ai preciso ir ver portugal

    ResponderEliminar
  7. Apoiado, Joana!
    As touradas não nos definem minimamente. De onde eu venho (centro norte do país) não há touros, não há touradas e eu nunca vi nenhuma ao vivo. Na tv sempre me pareceu coisa de outro país, de um país de mentecaptos e não de Portugal! Portanto, apoiado ao que dizes ;)

    xo

    ResponderEliminar
  8. Completamente!
    Devemos abandonar essa ideia de Portugal! Somos muito mais do que um país de touradas!
    Temos tanto a oferecer e não promovemos nada disso! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Touradas alem de serem horriveis sao fortemente condenadas, colocar isso num dvd sobre um pais e uma imagem pessima que passa. Voce ponderou muito bem que o pais e muito mais que isso e nao faltam lindas e interessantes atracoes, vai entender a cabecinha de vento desse povo que tenta chamar atencao de turistas com imagens como essa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Nunca associei touradas a Portugal, mas sim a Espanha, claro que não só touradas, estou aqui generalizando. Eu simplesmente adorei o pouco que conheci de Portugal e sei que é um país riquíssimo em cultura, mas quem não tem nenhuma idéia sobre o país e nem sequer pesquisaria sobre ele pode sim pensar que Portugal e tourada tem tudo a ver, assim como quando associam o Brasil a carnaval arghhhh.

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente contigo. Acho que tanto o dvd como a personagem do livro que referes se enquadram no inevitável conceito do estereótipo. Todo o país tem o seu... o nosso será esse. É triste, mas mudar as coisas "dá trabalho"... enfim!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Como já aqui disseram, há estereótipos em todo o lado. Tens aqui (blogue) um excelente instrumento para mostrar as coisas boas de Portugal. Usa-o. Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Sabe que nunca pensei em Portugal como um país de touradas?
    Sei lá, sempre que ouvia falar de touradas pensava na Espanha, e no México - não sei porque penso no México, nem sei se existem touradas no México... e tipo assim me surpreende saber que também há touradas em Portugal.
    Está na hora mesmo de essas práticas esquisitas acabarem...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Joana, eu concordo ctg! Tenho pavor e nojo das touradas e, por incrível que pareça, no Brasil essa PALHAÇADA tb existe!
    Eu sou contra e entendo muito bem como vc se sente!

    Sonho em conhecer Portugal e as milhares de coisas boas que lá tem. Uma delas n é tourada!

    Beijo,
    Rebeca
    XOXO

    ResponderEliminar
  15. Ai que nojo, não identifiquem o meu querido país com portagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah Porque raio eu escrevi PORTAGENS? Efectivamente, portagens também temos, mas referia-me às touradas.

      Eliminar
  16. Oi Joana!

    Olha, tourada aceita é somente aquela que tenho que fazer com meus miúdos na aula.

    Veja um belo tema de post: contar e mostrar peculiaridades de Portugal!

    Beijin

    ResponderEliminar
  17. Nos Açores há uma grande doidice com as touradas, mas no Continente também há pessoas que gostam imenso de assistir e participar nesse espectáculo deprimente. É triste passar essa imagem, porque temos coisas tão boas e bonitas para divulgar!
    bjs

    ResponderEliminar
  18. É triste que seja ainda hoje essa seja a imagem que passam de Portugal, mas acredito que muita coisa está a mudar e daqui a uns anos a imagem de Portugal estará completamente renovada :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Muito triste essa capinha de DVD! Eu tenho esperança que já não sejamos vistos assim, mas pelas referências que também vou encontrando em alguns livros estrangeiros, não fico muito descansada...

    ResponderEliminar
  20. Realmente não faz sentido essa capa... Quem nunca tiver vindo a Portugal imaginará 900km x 300km só com touros, velhinhos e aviões! Felicidades para ti, Joana.

    ResponderEliminar
  21. Sim, realmente é triste que com tanta coisa boa que há em Portugal sejamos conhecidos pelas touradas :s

    ResponderEliminar