[Posso ser chata? Posso, posso? Ok. Então vou chatear. Obrigada.]
Eu adoro a blogosfera. Gosto andar a saltar de blogue em blogue como uma pulga (mil obrigada blogueiras que têm uma listinha de blogues recomendados para eu ler!). Gosto de acompanhar as peripécias alheias e de aprender com elas. O meu coração anda mais rápido quando vejo que algum dos meus blogues preferidos foi actualizado. E embora tenha fases de detox, em que preciso de afastar-me de toda a comoção, em geral eu gosto cada vez mais de manter um blogue e de ler blogues.
Fonte aqui |
Acontece que, com tanta leitura, deparo-me inevitavelmente com coisas que me chateiam. Como aquelas blogueiras que não respondem a comentários até que... alguém faz um comentário negativo. Es así de simple! É como se dessem mais valor aos comentários negativos e às críticas do que aos comentários de apoio.
E isso é coisa que aqui a je não entende. Não peçam para entender.
É claro que estas situações tendem a acontecer em blogues "maiores", com imensos seguidores e comentários. Eu compreendo - a sério que sim! - que responder a dezenas de comentários demora tempo. Mas, a sério, o que se diz de alguém que apenas se dá ao trabalho de responder a críticas? Por que não dar valor aos visitantes e seguidores que realmente dão vida ao blogue, em vez de se perder tempo com gente que apenas quer criar problemas? Como leitora, isso faz-me sentir que a minha atenção e o meu apoio não vão ser apreciados, e por isso fecho simplesmente a página em questão e vou à procura de um novo cantinho de leitura. Adeus!
Alguém aqui já reparou nesta tendência? Agora dá licença que vou chatear para outro sítio. God natt!
Não quero com isto mandar indirectas. Posso garantir que não sigo nem sou seguida por nenhuma das blogueiras em questão. Queria apenas desabafar.
Joana comigo é assim: se tem algum blog que eu gosto de ler eu vou comento um, duas, tres vezes mas se o blogueiro em questão não se dá ao trabalho de responder meu comentário nenhuma só vez eu não comento mais.
ResponderEliminarÁs vezes retorno visitas a alguns blogues que não fazem muito o meu estilo mas acho que a gente sempre pode aprender alguma coisa e ninguém é melhor que ninguém.
Sim a gente sabe que responder comentários dá trabalho mas blogue é isso interação e não plateia e expectador.
Tô contigo e não abro.
Bjos
Gostei desse conceito. Interacção e não plateia e espectador! :)
EliminarBom fim-de-semana, linda Renata!
Boneca (sim utilizo este afectivo muitas vezes para meninas bonitas como tu, muito mais novinhas do que eu, é superior a mim, trato-vos como às minhas filhas, se te for desagradável diz-me sim, não quero ser indelicada)
ResponderEliminarConcordo totalmente contigo! Lá no meu cantinho andei mais de um ano a falar sózinha, fazia-o com gosto porque me fazia bem, porque nunca sonhei que alguém algum dia sentisse interesse ou vontade de ler um texto meu. Só desde algum tempo a esta parte têm surgido os "seguidores" e eu fico a tremer, sinto uma responsabilidade que não te sei explicar, e medo, muito medo de frustrar expectativas.
Faço com os outros aquilo que gosto que façam comigo, respondo. Para mim é uma questão de respeito por quem perde o seu tempo a ler o que escrevo.
Jinho
Bom fim de semana
Boneca não é um nome desagradável não. Além de ser carinhoso, tem tudo a ver com o blogue. Por isso aqui está a minha autorização escrita! :D
EliminarNo início, escrever um blogue é complicado. Às vezes quase faz eco! Se não fossem os comentários da minha mãe e da minha irmã, sempre de apoio, não sei se teria continuado. Ainda hoje o meu blogue não é grande, mas basta um par de comentários para me dar alento :)
Sinto o mesmo quanto à responsabilidade e às expectativas! Mas chego à conclusão que, como tudo na vida, devemos ser nós mesmos. Quem gostar vai continuar a acompanhar, quem não gostar pode seguir caminho... É a lei natural das coisas, que se aplica até à blogosfera, que às vezes tem pouco de natural.
Beijinhos e um excelente fim-de-semana
Joana, amei conhecer um pouquinho de Varsóvia através de ti.
ResponderEliminarAdoro responder aos comentários em meu bloguinho, é só assim que a verdadeira interação se faz.
Um longínquo abraço.
Às vezes sou bastante lenta a responder mas tento nunca deixar de o fazer. A interacção é mesmo a base de tudo isto. Quem escreve para si mesmo cria um diário e não um blog :)
EliminarAbraços de uma Suécia nevada!
Joana,
ResponderEliminarEu também não entendo! E se a pessoa faz isso eu simplesmente deixo de comentar.
Um beijo
No fundo é simples, mas eu andava a precisar de desabafar... :)
EliminarBeijos!
Sim, também penso nisso quando vejo bloggers que só parecem acordar para os seguidores, quando um discorda ou é mal educado.
ResponderEliminarEu só sigo blogues com os quais me identifico mesmo. O teu é um deles.
Sabes como o descobri? Tinha entrado há pouco para a blogosfera e queria conhecer blogues interessantes. Sempre tive curiosidade em conhecer outros países através do olhar de portugueses. Decidi pesquisar no google e cá vim parar :))
É agora que começo a cantar aquela música dos Xutos. "Não, não sou o único..." :D
EliminarQue giro, não fazia ideia! Obrigada por partilhares. Hei-de mandar um cartão de agradecimento ao meu amigo Google! :)
Caramba! Achei que só eu me chateasse com isso.
ResponderEliminarViva as pessoas normais!!!
Bjos
Não sei, acho que o pessoal tem tendência a ter uma certa admiração pelos bloggers profissionais, ou simplesmente com muitos seguidores, e talvez por isso não haja tendência a questionar certas coisas. De qualquer forma, os chatos persistem e estão sempre aqui para chatear :)
EliminarBeijos
Jô, sabe que eu nunca tinha reparado isso?
ResponderEliminarEu particularmente adoro responder os comentários! Leva um tempinho mas acho que a consideração é merecida!
Bjim
Márcia
Márcia, ser chato não é para qualquer um... :D
EliminarBeijos, sua linda!
Ai Joana!! Eu não respondo todos os comentários porque as vezes eles se acumulam e ai quando vejo acabou não dando tempo, mas sempre que posso respondo :-), mas SEMPRE retribuo a visita de quem comentou no meu blog. Não fica brava comigo não tá? Bjs
ResponderEliminarSandra, longe disso! Eu não acho que seja obrigatório responder a todos os comentários. Cada um gere o seu blogue como quer e de acordo com as suas possibilidades. Sou realista e sei que nem sempre dá para responder a todos os comentários, e às vezes nem sequer há necessidade. O que me chateia é bloggers que respondem apenas a críticas e comentários negativos.
EliminarBeijos, bom fim-de-semana!
Eu me chateio, e muito, porque não recebo as suas blogagens por e-mail...
ResponderEliminar=(
Não uso muito o gmail - e já estou inscrita pelo Google Mais ou seja lá que nome for, e mesmo assim...
Eu procuro responder os comentários de todo mundo no blog. Dá trabalho sim mas é muito divertido!
Beijos!!!!
Hmm, para ser sincera eu sou meia dinossaura e não sei bem como resolver isso. Acho que em tempos tive um mini-aplicativo de subscrever por email mas removi-o na minha "blog make-over", achei que ninguém o usava! :D Quando tiver tempo hei-de colocá-lo lá de novo.
Eliminar(Uma coisa que me ajudou a organizar as minhas leituras foi adicionar a informação de quando o blog foi actualizado, lá na lista de leitura. Assim sei que os blogs no topo da lista têm coisas fresquinhas!)
Beijos!
Eu comento sempre em blogs mas não é sempre que volto para ver as respostas que o blogueiro dá porque tem alguns comentários que faco que eu mesma acho que eu não precisaria de uma resposta, mas quando faco uma pergunta, ou conselhos, coisas desse tipo, sempre volto para conferir e sempre respondo também.Que confusão! hehe
ResponderEliminarNunca deixei de visitar um blog ou comentar só porque o blogueiro do outro não marca presenca no meu cantinho e também não comento se for só por responder com aquela sensacão de "tenho que comentar porque esse blogueiro comenta no meu blog",quando comento é porque quero mesmo!
Eu costumo responder alguns comentários no blog da própria pessoa :) aí fica garantido que se for uma pergunta ou coisa do tipo ela vai ver :)
Beijos
Sim, Josy, tudo depende da situação. Eu concordo que há comentários que não precisam de resposta, e sei que às vezes é impossível responder a toda a gente. Mas eu deixo sim de visitar/comentar blogs cujo(a) dono(a) apenas responde às críticas e aos comentários negativos...
EliminarBeijos!
Sister darling, sou das que nem sempre responde. Desculpa, é só mesmo por falta de organização.
ResponderEliminarBeijos
Eu mesma só respondo quando tenho tempo/disponibilidade, e por isso respondo "às pingas" :)
EliminarBeijos
sim, tens razão; eu já reparei nesse "fenómeno"; penso que qualquer psicólogo saberá explicar isso! bjs
ResponderEliminarJessica
Acho que tem a ver com a velha tendência de o ser humano reparar mais ou dar mais importância ao que é negativo... Mas acho que tendências dessas devem ser contrariadas sempre que possível. Beijos
EliminarConcordo com voce Joana, eu tambem acho o cumulo esse pessoal que faz blog e nao responde, nao retorna, nao visita...Eu sei que nem sempre as pessoas tem tempo para isso e quanto maior o blog mais tempo ele necessita para dar retorno aos leitores, mas como a Renata falou la em cima, blog e uma interacao nao um espetaculo de teatro com um ator no palco e uma plateia, eu faco como voce, se eu comento e a pessoa nao responde e nao da nenhum tipo de retorno, eu simplesmente deixo de ir la e uso meu tempo para visitar outros blogs mais aconchegantes.
ResponderEliminarBeijinhos
Exacto. Há pouco tempo e muitos blogues para ler, para quê gastar o tempo com bloggers que não valorizam os seus leitores? Beijinhos
EliminarEu não costumo responder a comentários. É raro. E não é por falta de tempo ou de vontade, é mesmo porque "Eu disse, o comentador disse" e pronto, está dito. Cada um deu a sua opinião e não sinto necessidade de fazer da caixa de comentários numa página de chat. Nunca o fiz, nem no início do blogue. Se me fazem perguntas, aí respondo, claro.
ResponderEliminarQuanto a responderem só a coisas más, eu consigo entender... por vezes é MESMO complicado não dar uma resposta torta.
O meu blog é tão pequeno que ainda não fui "abençoada" com haters, anónimos raivosos e afins, por isso não posso julgar quem lhes responde à letra. Se bem que não deixo de pensar que ao fazer isso a pessoa está a dar-lhes precisamente a atenção que pretendem...
EliminarParece-me que também gosto de vir aqui ao teu blog por causa da tua maneira de ver as coisas, que é muito parecida com a minha. Gosto de responder aos comentários no meu blog, mas admito que nem sempre consigo - falta de tempo, de paciência ou de vontade de escrever mais...há dias em que prefiro só ler o que me escrevem e ler outros blogs - e acaba por sentir que estou em falta. Então se eu escrevo e se as pessoas são queridas e vão comentar, eu não respondo? Isso é a mesma coisa que recebermos uma carta no correio e não respondermos, certo?
ResponderEliminarUltimamente, e porque me sinto mais próxima das pessoas dos blogs que sigo, tenho tentado comentar sempre e respondo a todos os comentários no meu estaminé. Ahh pois, e temabém tenho mais tempo livre ;)
Beijos querida Joana [eu ando a ler o teu blog como se fosse um romance, mas do fim para o princípio, e ando a comentar posts super antigos, mas tenho-me encontrado a mim em muitas das coisas que escreves e acho imensa piada a isso :)]