Era uma vez uma salsicha originária do sul da Suécia. Uma salsicha como todas as outras até ao fatídico dia em que foi usada no cartaz de um quiosque, causando uma comoção que a levou à fama internacional. E agora o dono do quiosque está metido em sarilhos. (Ou apenas famoso.). Acontece que a foto tem um "quê" de sexualidade e tem sido muito criticada por explorar a imagem feminina e por promover a desigualdade entre os géneros.
A salsicha do momento |
A perita em estudos de géneros Britten Dehlin está também preocupada acerca da possibilidade de esta imagem, e outras como ela, repelirem novos potenciais habitantes da cidade (Sirishamn). Ora, eu duvido que esta salsicha faça mudar os potenciais habitantes de ideias. Mas, de resto, concordo que está na hora de se dar um passo em frente e parar de se "sexualizar" a imagem feminina. Ou isso, ou começar a fazer as coisas em pé de igualdade e sexualizar a imagem masculina também. Homens a comer hot dogs de forma sensual. Homens quase nus em reclames... Vocês entendem a ideia.
P.S.: Podem encontrar a notícia sobre a nossa amiga salsicha aqui. Está em Inglês.
Deixa-me dizer-te que essa imagem não está sensual, está pirosa de tão exagerada.
ResponderEliminarQuanto ao fim do machismo, não é por decreto (leia-se quotas) que se vai lá. Acho horrível a questão das quotas, para ser sincera, e estou convicta que a única coisa que pode impedir uma mulher de singrar na vida é a falta de apoio da própria família.
Gros Bisous
O machismo é, quanto a mim, atitude/mentalidade e não é por decreto que é extinguido. Por outro lado não apontei as quotas como solução para o machismo mas sim como uma tentativa de "garantir" uma distribuição de postos de trabalho mais homogénea entre os sexos numa determidada empresa/local de trabalho. Mas dito isto, estou ciente dos problemas deste sistema. Elogiei apenas a boa vontade detrás dele.
EliminarNão quis afirmar que o machismo impede a mulher de singrar na vida. O que está em questão, para mim, é a "sexualização" da imagem feminina, como escrevi no post.
Beijo
Realmente, para mim, seria melhor ver um belo jovem charmoso, devorar essa salsicha! Claro que estou a brincar!
ResponderEliminarA respeito de machismo, em Portugal, a mulher que não estiver comprometida com um homem, é encarada como se fosse portadora de grave doença, sendo até vista como uma "inimiga", por parte das mulheres que têm companheiros, e nós temos uma amiga, que se divorciou e se vê nessa situação! bj
Há muita insegurança por detrás da atitude dessas mulheres, acho eu. Nós mulheres devíamos tentar apoiar-nos mais mutuamente, ou pelo menos fazer o esforço. Beijo
EliminarOla!
ResponderEliminarAcho as propagandas de lingerie muito mais sensuais do que essa imagem ai, nem por isso causam tanta polêmica. Mas vai entender a motivação desse pessoal!
Dia desses li uma notícia que dizia que em Uppsala a kommuna trocou as placas de trânsito de pedestres (aquelas que mostram uma figura caminhando sobre uma faixa litrada) porque elas deviam exibir a mesma quantidade de homens como de mulheres. Depois de feito, ainda tiveram de realizar o serviço mais uma vez porque um grupo (a reportagem não deixava claro se era feminista ou não) se revoltou com o tamanho dos seios da "senhorita pedestre" - muito grandes.
Não dá para agradar gregos e troianos!
Beijos
Eu concordo que os anúncios de lingerie são mais sensuais. Usei o caso da salsicha por ser recente e por ter desencadeado, da minha parte, uma reflexão sobre o tema.
EliminarÀs vezes acho piada e outras vezes fico irritada com esses exageros, como é o caso das placas de trânsito de Uppsala. Outro caso é o famoso artigo "hen", para evitar o uso de "han" ou "hon". Os Suecos que conheço riem-se da coisa, mas eu continuo a achar que estas medidas são tipicamente Suecas...
Beijo
Joana, obrigada pelo comentário no meu antigo blog! :)
ResponderEliminarVim visitar o teu e adorei! Seus textos são ótimos e me fizeram rir um bocado! Parabéns por eles!
Grande abraço!
Oi Aryadne! Desculpa pela demora, estive de férias e andei meia desligada do blog. Obrigada pela visita :) Gostei do teu blog, e o novo design está bem bonitinho. Vou continuar a passar por lá. Kram!
EliminarOlá Joana,
ResponderEliminarExcelente post! Seu ponto de vista é extremamante equilibrado!
No Brasil infelizmente vejo o contraposto do que ocorre na Suécia. A mulher se torna objeto nas propagandas, principalmente as de cerveja, e isso me irrita profundamente.
Abs
Márcia
Oi Márcia! Obrigada pelo comentário :) Eu espero que um dia as coisas mudem em Portugal, no Brasil e sobretudo naqueles países em que as mulheres simplesmente não têm direitos... Beijo
Eliminar