quarta-feira, 2 de maio de 2012

Valborg


Como quem não quer a coisa, chegou Maio e o meu exame de Sueco está cada vez mais perto. Medo, muito medo. Os exemplos de exame que encontrei online dão a parecer que o exame não é fácil, e nem mesmo durante este fim-de-semana tive tempo para estudar. Os culpados? Euuu? O tempo maravilhoso que tem feito e o Valborg, ou "Noite de Santa Valburga" em Português, segundo a Wikipedia.

Começando pelo bom tempo. No fim-de-semana fui visitar a minha prima Sandra e a sua família a Västerås. O tempo estava tão bom que acabámos por fazer uma visita ao Castelo de Ängsö e um churrasco improvisado. O meu primeiro churrasco de 2012, yea!

Búúú! O castelo tem fama de estar assombrado mas garanto-vos que não vi nada de assustador. Pelo contrário, recomendo a visita. 

Ängsö Slott, o Castelo de Ängsö

O edifício principal...

Fizemos o churrasco mesmo à beira deste lago. 

No domingo ao final da tarde celebrou-se então o Valborg, ou "Noite de Santa Valburga". Apesar do nome solene com que foi baptizada em Português, esta festividade é quase tudo menos religiosa. É, aliás, difícil de explicar sobre o que se trata, já que é uma mistura de várias tradições. 

Para começar, esta noite é celebrada em vários países, como na Alemanha, Holanda, Finlândia e Estónia. Cada país a celebra de forma algo diferente mas desde sempre que este festival foi associado à chegada da Primavera e da luz, ao mesmo tempo que nos despedimos da escuridão. 

Como podem ver na última imagem, fez-se uma fogueira enorme em frente do castelo aqui de Nyköping. A fogueira simboliza a destruição das coisas velhas/negativas, dando espaço a coisas novas. Na origem da fogueira está também uma superstição de antigamente, segundo a qual entre a noite de 30 de Abril e 1 de Maio os espíritos e as almas penadas andam à solta. O objectivo do fogo é afugentá-los...

Nas minhas leituras sobre o tema, vi que a tradição de acender fogueiras tem a ver com o facto de que na Primavera, depois de vários meses de clausura devido ao frio, os animais das quintas eram soltos. Os agricultores acendiam, então, fogueiras para assustar as raposas e demais predadores. Hoje em dia, animais como vacas ainda passam o Inverno entre de quatro paredes, mas não sei se os agricultores ainda acendem fogueiras.

Mas não é só... Na Suécia, o Valborg está também associado às festas estudantis e marca o final do ano escolar. Diz-se que durante esta festa, muitos adolescentes apanham a sua primeira bebedeira, apesar de na Suécia só se poder comprar bebidas alcoólicas após os 20 anos. Resta adivinhar quem lhes compra o alcóol.

Como podem ver, há várias explicações para esta festividade, mas eu contento-me com a simples celebração da vinda da Primavera. Nós merecemos!

Fotos do Valborg...



Bem vinda Primavera!

4 comentários:

  1. A Suécia é "fixe" tem uma espécie de São João e tudo!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Bom texto Joana. Gostei das fotos. Beijo

    ResponderEliminar
  3. Um churrasco vinha meeeesmo a calhar. Especialmente em frente a um lago limpo e calminho. Maravilha!

    ResponderEliminar
  4. como diz o nosso sábio povo: cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso!
    bjs e continua a tirar fotos lindascomo essas!

    ResponderEliminar