quinta-feira, 30 de junho de 2016

Eu, latina?


Eu não fazia ideia que era latina, mas desde que me mudei para a Suécia passei a ser.

Quando uso o cabelo ao natural, encaracolado, dizem que estou com um ar "muito latino/mediterrâneo".

Quando uso roupas com folhinhos, dizem "estás tão latina hoje!".

Quando tenho frio e o resto do pessoal não, dizem que é por ser latina/mediterrânea.

Quando não quero passar horas a fio ao sol a meio do dia, dizem "mas... tu és latina/mediterrânea!".

Quando vêem que uso SPF 30 dizem "mas... tu és latina/mediterrânea e a tua pele latina/mediterrânea não precisa de tanta protecção!".

Quando vêem que uso azeite para cozinhar e fritar, riem-se e dizem "vê-se mesmo que és mediterrânea" (eles usam margarina e "rapsolja", que o Google traduz como "óleo de colza").

Mas acima de tudo eles acham piada ao facto de eu pôr as mãos nas ancas quando estou chateada ou indignada, a ralhar com algo, e eu nem sabia que fazia isso. Tão latina!

E era só isso. De mão na anca depois de mais um dia de trabalho, mas não chateada.
E sim, já tentei explicar que o termo "latino" se refere a pessoas da América do Sul e que Portugal não é um país mediterrânico mas sim Atlântico, mas a reacção deles é sempre a mesma "sim sim sim... deve ser". E riem-se, e continuam a chamar-me latina. E eu ponho as mãos nas ancas.

P.S. O jogo começou apenas há 7 minutos... ainda vou a tempo de desistir de ver, certo?

34 comentários:

  1. ahahahah nós temos maneirismos muito próprios, quando os ingleses nos ouvem a falar português, eles dizem que estamos a discutir ou que estamos zangados mas estamos provavelmente a falar de coisas triviais, LoL.
    Contudo eu passo por tudo menos portuguesa... dizem que sou de qualquer país árabe ou então da america/canadá devido ao meu sotaque.
    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  2. Que fofa!!! Latina, adoreeei. Sou brasileira, imagina como gostei hahah

    ResponderEliminar
  3. Aqui (londres) também me chamam isso....
    Ao princípio ficava chateada mas agora olha riu me e pronto. 😊

    ResponderEliminar
  4. Aqui (londres) também me chamam isso....
    Ao princípio ficava chateada mas agora olha riu me e pronto. 😊

    ResponderEliminar
  5. Para eles, que são branquelas és latina, pronto. Mai nada :))

    ResponderEliminar
  6. Pois a mim também me dizem isso...será por ser morena? O que me intriga porque pelo menos em Inglaterra há bastantes mulheres de cabelo castanho (olha a Kate, por exemplo!). Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não quero ser desmancha prazeres, mas os teus colegas têm razão, os latinos também são portugueses/espanhois/italilanos... blabla. a América que também é latina é precisamente a que descende daí e não dos anglo-saxónicos. Quanto ao termo mediterrâneo, Portugal também está na lista de países 'oficiais' apesar de na prática já não ser banhado por mar mas sim por oceno.
    Sorry, ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Lá fui ao Google outra vez depois do comentário da LAH :) Somos latinos sim! Andei toda a vida enganada :o

      Eliminar
    3. Somos latinos sim, porque falamos uma língua latina, ou seja, derivada do latim. A ideia de «latino» vingou com os descendentes dos colonizadores na América, do sul ou não. Creio que terá algum sentido depreciativo para alguns, sobretudo na América do Norte, onde somos «latinos», por oposição a «brancos»... Uns amigos dos meus primos vivem em Inglaterra, têm uma filha loira de olhos azuis (que, para nós, está perfeitamente integrada...) e dizem que ela é «tão mediterrânea»... Eu, por mim, sou latina e moura :D Gosto de te ler, pena que escrevas pouco... Beijinho!

      Eliminar
  8. Deve ser idêntico ao que nós fazemos com eles. Andas aí de manga curta com 10 graus? És tão nórdico! Bebes cerveja ao pequeno-almoço para aqueceres? És tão nórdico! Tens o cabelo tão louro? És tão nórdico! Somos bichos estranhos quando saímos do nosso habitat e nos enfiamos no dos outros! :P

    ResponderEliminar
  9. Joana lamento discordar contigo, o termo latino vem de países com língua que deriva do latim (era o que achava eu), fui pesquisar e encontrei isto: Países latinos- grupos cuja língua veicular e parte de seu legado cultural e étnico seja derivado da Roma Antiga. Na altura falava-se latim...
    Por isso és latina, eu sempre que menciono países de sul da Europa digo sempre "somos latinos, mais calorosos"...

    ResponderEliminar
  10. Então se calhar eu também sou! Agora que penso nisso, também ponho as mãos nas ancas, entre outras coisas.

    ResponderEliminar
  11. Uma latina toda giraça! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. eheheh mas eu acho que somos bem latinos e mediterrânicos! Acho que eles tem razão :P

    ResponderEliminar
  13. És latina pois! :)

    (espero que não tenhas desistido do jogo. foi bem bom. :D)

    ResponderEliminar
  14. ahahahh acredito que ao lado dos suecos sejas concerteza muito latina :p

    ResponderEliminar
  15. ahhhh... eu separo o "Latina" do "latinoamericana". e vivendo na Alemanha, antes de me ver brasileira, me vejo bem Latina tb. e é mesmo assim que me sinto mais "em casa" se estou na Espanha, ou em Portugal, ou se encontro com gente do Chile ou da Itália. tem uma coisa que a gente tem que esses vikings nem sonham!

    ResponderEliminar
  16. Adoro a mão na anca! Mulheres de garra, como nós, as latinas, somos duras de roer

    ResponderEliminar
  17. Ahah a mão na anca é mesmo à mulher tuga :) (e não latina)

    ResponderEliminar
  18. Portugal é, para todos os efeitos um pais Latino, é bom termos o sangue quente ;P Alias o "latino" tem mais a ver com a europa do que com a américa do sul xD
    Nota-se tão bem a dinâmica do pessoal do sul da europa com os do norte ;P Ai é que se consegue perceber o que é que latino quer dizer ;P

    ResponderEliminar
  19. Ri-me a ler este post, minha linda "latina"! Bjs

    ResponderEliminar
  20. As pessoas adoram colocar os outros em caixas e tu estás na caixa das latinas. O que me ri com algumas das observações. És uma rica latina ;) e não vale a pena contrariar.

    Beijinhos e boa semana***
    Débora | Heidiland

    ResponderEliminar
  21. Hahahha... E da para entender esses suecos?

    ResponderEliminar
  22. quando estava em inglaterra vivia com duas alemãs e uma vez uma delas apanhou-me com uma camisola laranja e disse: "that sweater looks great on you... you know, because of your skin colour!.." e eu fiquei como tu quando te chamam latina: "mas eu tenho uma skin colour?". só de imaginar que sou das mais branquinhas que por aqui anda, ainda para mais comparada com as minhas irmãs que não têm sardas e se bronzeiam em 2 dias de praia, queria ver o que ela diria se os conhecesse. é tudo cultural, relativo e subjectivo consoante a geografia. é aceitar sem maldade e continuar a vestir camisolas cor de laranja quando nem sabia que era uma cor que me favorecia! ;)

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Ha, ha, e aqui na América do sul me dizem que sou bem mediterrânea.... vai entender!
    O jeito é levar a vida leve, como de fato faz por aí!
    Abraços latinos (será?)

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Olha que linda e elegante, toda latina :)))
    Adoro essa blusa!
    Beijinhos e prepara-te que amanhã há novo jogo...

    ResponderEliminar
  26. Desculpas mais que válidas!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar