domingo, 19 de junho de 2016

Seguir o coração


No outro dia apercebi-me que, se tudo correr bem, falta menos de um ano para terminar a minha licenciatura em Serviço Social. Há dois anos e meio cheguei à Universidade de Örebro com uma sensação insacudível (acho que acabei de inventar esta palavra, significa algo que não dá para sacudir, ok?) de não pertencer ali e à espera do momento em que me perguntassem o que estava ali a fazer, e se achava meeeeeesmo que iria dar conta de trabalhos, exames e teses universitárias com o meu sueco acabado de aprender. Eu já tinha feito uma licenciatura, mas decididamente não em sueco. Foi em português, em Portugal, e parece que foi há duas vidas atrás. De qualquer forma, em breve dei comigo a corrigir textos de pessoas nascidas e criadas na Suécia, mas a sensação de não pertencer ali ficou. Lição: os elogios todos do mundo só fazem diferença se os conseguirmos "receber" e quanto às conquistas, apenas sentimos orgulho delas quando nos permitimos senti-lo. E no meu caso demorou. Era a minha insegurança relativamente ao meu sueco. Era o facto de ter acabado de me mudar para Örebro. Era o facto de ser a única imigrante europeia e "nova" numa turma em que a grande maioria é sueca das cidades e aldeias mais próximas e a restante parte é imigrante de segunda geração, já nascida na Suécia. Era o facto de estar a mudar de rumo aos 26 anos (o que na Suécia é mais do que comum... mas eu não sou sueca). Era o facto de a minha situação financeira mudar bastante para pior, ou seja, passar de trabalhar a tempo inteiro e receber um salário a ser estudante a tempo inteiro (sendo que os estudos são grátis e cada estudante recebe o chamado CSN, composto em parte por uma bolsa de estudo e em parte um empréstimo a juros baixíssimos, tudo junto são cerca de 1000 euros, o que na Suécia é uma espécie de limite mínimo para viver). Eram as dúvidas e comentários das pessoas que me rodeavam (que houve). E eram mais uns factores psicológicos e pessoais que não quero discutir aqui. As perguntas foram muitas e constantes, e passei muito tempo sem perceber bem o meu lugar "no mundo". Foi como passar por uma segunda adolescência, mas na idade adulta e longe da minha família e dos meus pontos de referência.

Como vos dizia, a sensação demorou a passar, mas passou, e hoje não podia estar mais feliz por ter escolhido o curso que escolhi; não podia estar mais satisfeita por ter escolhido o percurso mais difícil apesar dos medos e não podia estar mais orgulhosa por não ter dado ouvidos a certos comentários. Talvez seja demasiada presunção num post só, mas que seja. Às vezes é preciso parar e celebrar. Falta apenas um ano para terminar o curso. Estou no meu segundo trabalho dentro da minha área apesar de ainda não ter concluído a licenciatura. E (o mais importante de tudo) estou numa área no qual posso despojar todo o meu coração. Porque segui o meu coração.


21 comentários:

  1. Muitos parabéns, querida Joana, por sentires essa satisfação com o teu percurso académico :) fico mesmo feliz por ti! Acreditas que penso muito em ti e na tua capacidade de superação por estares a fazer um curso em sueco (também tive cadeiras em alemão na faculdade e tive de fazer muitas leituras em alemão, literatura técnica e dos clássicos e fiz Erasmus na Alemanha e vivo na Suíça), mas não sei se me aventuraria a fazer um 2º curso em alemão.
    Estou a fazer o mestrado online e com tudo o que tem acontecido na minha vida nos últimos anos e com as tarefas de mamã, trabalhadora a tempo inteiro e ainda gestora cá do estaminé não está a ser nada fácil, mas também está a ser recompensador perceber que afinal o meu cérebro até funciona melhor do que aquilo que eu pensava :)
    Um grande beijo e que continues com essa energia toda. Afinal, só seremos felizes se seguirmos o coração, não é?

    ResponderEliminar
  2. Força miuda! Muitos parabens pela tua coragem ;)
    Beijinho

    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Daquelas coisas em que arriscaste e correu bem. POr vezes é preciso arriscar. Força. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Conheço demasiado bem essa insegurança. Mas, tal como tu, acho que devemos celebrar as nossas vitórias, por mais pequenas que sejam e tu, sem dúvida, mereces estar orgulhosa de ti própria. Parabéns (=

    ResponderEliminar
  5. Parabéns! Acho que as vezes a gente tem que sim olhar pro espelho e sentir-se muuuito orgulhosa. Pra mim é inspirador ver gente se dando bem apesar do mundo. Porque é isso mesmo, muita gente questiona, comenta, enche o saco, e acabam se tornando uma dificuldade a mais no nosso caminho. Que você continue no seu caminho :)

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns pela coragem de querer arriscar em algo novo, e lutar por isso todos os dias mesmo havendo tantos desafios ^^
    Mais gente devia parar de bater com a cabeça na parede e dar o salto sem olhar para trás em algo novo. Seja cá ou noutro lugar. As vezes é preciso começar de novo!

    ResponderEliminar
  7. o que conta é isso! A coragem de lutar, mesmo sabendo que não é o mais fácil!
    Continuação de muita força

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns pela cara e a coragem! ;-)
    Tens sido uma mulher de fibra. Go forward, girl!

    ResponderEliminar
  9. que inspirador, joana!
    parabéns pela coragem porque eu sei como essa vida dublada (em sueco ou em alemäo) näo é nada fácil. e demora pra gente perceber o quanto a gente cresceu... e tem aqueles dias em que a gente nem percebe. mas é sempre um bocadinho menos difícil. e näo há nada mais recompensador do que olhar pra trás e perceber que fez a escolha certa.
    força pros próximos passos

    ResponderEliminar
  10. Desejo-te imensa sorte.

    Segue-me em http://sarahinwonderland30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Que bom que encontraste o teu caminho e que trabalhas/estudas no que gostas. Quando o percurso é doloroso é ainda melhor e maior a sensação de realização. Espero estar a escrever um post semelhante daqui a uns anos ;)
    Parabéns e que o ano que falta seja o melhor de todos.

    ResponderEliminar
  12. Felicito-a pelo sua coragem, empenho e tenacidade Joana. Nao e facil comecar de novo, pior ainda quando e num pais onde a lingua e um grande entrave. Ainda bem que conseguiu superar esses percalcos e esta a fazer o que gosta. Parabens e muita sorte!

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns! Essa paixão é contagiante, percebe-se que estás mesmo no lugar certo. Um beijinho e muita força.

    ResponderEliminar
  14. Não conhecia o teu blogue...
    Obrigada por teres comenado no meu.
    Vou dedicar algum tempo a vir-te ler, agora vou trabalhar :p
    Beijinho e já estou a seguir

    ResponderEliminar
  15. Palavras como essas enchem-me o coração! Ainda bem que estás a seguir os teus sonhos e instintos e estás feliz!
    Mega beijo =)

    ResponderEliminar
  16. Único comentário que faço na blogosfera em muitos meses, mas tinha de intervir porque a) o mundo precisa de pessoas que seguem o seu coração; b) devemos sentir-nos orgulhosos das nossas conquistas, quando disso são merecedoras, sem falsas humildades e sem medo que nos acusem de presunção. Parabéns miúda! *

    ResponderEliminar
  17. Hoje lembrei-me deste post e voltei a lê-lo, precisamente porque cheguei a essa encruzilhada na minha vida. Não quero trabalhar no que tenho formação, o que significa que terei que voltar a estudar e tenho exactamente os mesmos medos que descreveste: ainda estou a aprender sueco, a situação financeira iria piorar e tenho quase 33 anos! Já percebi que na Suécia é normal mudar de profissão, mas como tu mesma disseste, não o é para nós. Será que dou conta do recado quando tudo vai ser em sueco??
    Decisions, decisions...

    ResponderEliminar