quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Os Suecos e a busca da perfeição


Há uns anos, não sei bem quando, os Suecos decidiram criar um novo pronome pessoal: o "hen". Não tem tradução para o Português porque denomina um indivíduo de sexo indefinido. Não é "han" (ele), não é "hon" (ela), é simplesmente "hen". O "hen" é geralmente aceite e é também usado quando o sexo do indivíduo em questão não é de relevância para o relato. 

Eu acho que o "hen" exemplifica bem a mentalidade do Sueco. O Sueco é sonhador, é idealista. É uma qualidade bonita. O outro lado da moeda é, de acordo com as minhas observações, que raramente está satisfeito, raramente se contenta. Se no local de trabalho se compra uma máquina de café nova, o mais certo é haver queixas por o café não ser de agricultura sustentável, ou por não ser uma máquina de smoothies que-são-mais-saudáveis-do-que-o-café, ou por a máquina fazer demasiado barulho, ou por se reunir demasiada gente à volta da máquina, o que causa ruído e distrações. Se o chefe compra um presente de Natal para os funcionários, o mais certo é haver queixas por se ter comprado algo em vez de se oferecer um cheque-oferta para cada um decidir o que comprar. Se se compra um cheque-oferta, o mais certo é haver queixas por não se ter comprado um presente mais pessoal. Talvez seja assim em todo o lado, não sei, mas às vezes acho que não lhes faria mal um bocadinho mais de gratidão.

8 comentários:

  1. Há sempre quem reclame seja aí, aqui ou em Portugal... ;) gratidão faz bem a toda a gente e nunca é demais...

    ResponderEliminar
  2. Surpreende-me essa característica dos suecos.

    ResponderEliminar
  3. Falou tudo, Joana. Gratidão e eu diria também um pouco de humildade. Eles deveriam ser gratos porque têm vida boa, compram o que querem, vivem bem de um modo geral e se queixam por bobagens. Assim vejo os holandeses em geral com uma soberba, que até os tiram da realidade. Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Credo que chatos! Não tenho paciência para eternos insatisfeitos!

    ResponderEliminar
  5. Eu pensava que esses queixinhas insatisfeitos éramos nós, tugas :D

    ResponderEliminar
  6. Nossa, meu computador reiniciou bem quando tinha te escrito um comentário... não sei se foi!
    Mas gostei muito da sua reflexão, mais compaixão, mais gratidão. Acho que é por aí mesmo. Não projetar nossa própria insatisfação com algo no outro, pois pra ele pode ser diferente. O que lhe faz feliz ou lhe dói pode ser diferente do que pra mim.

    òtimo!

    Um beijo,

    ResponderEliminar
  7. me parece que corre um pouco de sangue teutão em veias suecas... ou sangue sueco em veias teutãs. ô povo pra reclamar!

    ResponderEliminar
  8. Joana pensava que era uma característica tuga...afinal não somos os únicos :) beijinhos

    ResponderEliminar