segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Esta coisa do desapego


Tenho blogues na minha lista de leitura que não são actualizados há 1, 2, 3 ou 4 anos. Se calhar já desapegava e fazia uma limpeza, já que estamos em Janeiro e coiso... Mas por estranho que pareça, a coisa é mais difícil do que parece. São apenas blogues, eu sei, e eu mesma sou uma blogueira bastante ausente. No entanto, eu acabo sempre por desenvolver um carinho especial por todos os blogues que sigo, especialmente aqueles que sigo ou segui durante mais tempo. Daí eles permanecerem na lista de leitura ano após ano.

Num dos episódios da série How I Met Your Mother as personagens principais deparam-se, cada um à sua maneira, com coisas das quais não se conseguem livrar apesar de já não as usarem há vários anos. Um deles recusa-se a apagar números do telemóvel de pessoas com as quais não tem contacto há anos, e por aí adiante. Alguém, provavelmente o narrador Ted, chega à conclusão que o motivo pelo qual nos apegamos a coisas do passado é porque elas nos relembram da pessoa que um dia fomos ou da pessoa na qual nos poderíamos ter transformado. Eu não sei. Talvez seja isso, o que também explicaria o facto de não ter apagado o blog nos vários períodos em que estive sem escrever durante meses a fio, nos últimos anos. Este blog tem 9 anos. Say whaaat?


5 comentários:

  1. Como te percebo ;) sei que escreves pouco, mas o teu blogue é um dos que mais gosto de ler <3 de vez em quando dou uma limpeza na minha lista do The Old Reader, mas os blogues de que gosto (ou gostei) continuam lá no meu blogue, mesmo desatualizados. E a bem dizer, eu também não sou o melhor exemplo!
    E já agora, muitos, muitos parabéns <3

    ResponderEliminar
  2. Fiz limpezas recentemente à minha lista de leitura mas é como dizes, acho sempre que aquela pessoa ainda vai aparecer. Custa-me :)

    ResponderEliminar
  3. eu entendo tua dificuldade. acho que tb sofro um pouco disso, embora pratique muito facilmente o desapego com objetos.

    ResponderEliminar
  4. Também me acontece... Cada vez que vou fazer limpeza à lista penso sempre "não vou apagar, vai na volta volta a escrever e eu é que perco", nunca voltam, mas fica a expectativa e as boas memórias.

    ResponderEliminar
  5. engraçado que com objetos eu desapego fácil. algo que talvez eu tenha aprendido na marra depois de invadirem meu quarto e levarem minhas coisas. mas pra blogs eu passo pela mesma situação. blogs queridos mas já abandonados que eu não consigo tirar da lista na esperança que sues respectivos autores voltem a escrever :(

    ResponderEliminar