segunda-feira, 22 de maio de 2017

Das vantagens de estudar na Suécia


Perdoem-me a repetição, mas estou quase a terminar a licenciatura. Faltam uma semana e dois dias. E apercebi-me que não cheguei a falar-vos bem de um dos mimos que os estudantes recebem aqui na Suécia. Em três palavras: descontos de estudante. Há descontos em muitos estabelecimentos. Com o meu cartão (grátis) de estudante, tenho por exemplo 20% de desconto na Yves Rocher, 10% em variadas lojas de roupa online, 10% na cadeia de cafés Espresso House (na qual escrevi grande parte da minha tese), desconto em café no mega-quiosque Pressbyrån, desconto em certos cabeleireiros, desconto em certos restaurantes (ainda noutro dia poupei uns 6 euros), desconto em bilhetes de comboio (poupo sempre uns 7 euros nas minhas viagens Estocolmo – Örebro), desconto em certos bilhetes de avião, desconto no dentista, desconto em computadores, desconto no possível e imaginável. Caramba, até desconto num site de extensões de cabelo e de pestanas falsas há. É bom para os estudantes e é bom para os negócios, ninguém fica a perder.

Sei que descontos tipo 10% não são grande coisa, mas vão dando para um café aqui, um almoço ali, e desde que virei estudante eu aprendi de verdade o valor de cada coroa. Tudo isto para dizer que ando, já nostalgicamente, a apreciar cada momento em que posso usar o meu querido cartão de estudante. E, sendo isto a Suécia, não é um cartão “a sério”, é um cartão que se visualiza num app, of course. Aqui está o site onde se pode ver os descontos de estudante. O cartão chama-se Mecenatkort, para os interessados.

18 comentários:

  1. €1 aqui e ali, após um ano é muito dinheiro. Cá existiam descontos mas até nisso têm cortado.

    ResponderEliminar
  2. Estamos a anos de luz da Suécia, é o que sinto sempre que cá venho. Adoro ler o que escreves porque me faz sentir mais culta, tu ensina-nos. Aproveita bem esse cartão neste últimos dias porque depois com certeza vai deixar saudade!

    ResponderEliminar
  3. A filha de uma grande amiga fez o seu mestrado na Suécia há uns 3 ou 4 anos e adorou!!

    ResponderEliminar
  4. Isso é bom. Grão a grão enche a galinha o papo :)

    ResponderEliminar
  5. Em Portugal temos o menu grande do McDonald's pelo preço do médio e já não nos podemos queixar :P (e nem é em todos os Mc's...)

    ResponderEliminar
  6. :o

    Acho que vou para aí tirar o Doutoramento! :P

    ResponderEliminar
  7. Ah...mas desconto por menor que seja, sempre é bom! rs

    ResponderEliminar
  8. Dá sempre jeito... grão a grão...

    ResponderEliminar
  9. Ai que beleza esse cartao de desconto, aqui nos "States" a gente tem pouquissimo desconto eu sinto que e meio que o contrario, se pudessem ate cobravam mais da gente...rsrs.
    Beijinhos

    ** Eu nao estou recebendo atualizacoes do seu blog :(

    ResponderEliminar
  10. É mesmo incrível! Eu também tive direito a esse cartão como estudante de SAS.
    Desejos de uma boa ultima semana ;)

    ResponderEliminar
  11. ainda vais sentir falta do cartao de estudante!

    ResponderEliminar
  12. Oi Joana, tudo bem?
    Faz tempo que não venho aqui no blog, mas assim que entrei lembrei de você.
    Estou fazendo faculdade no Brasil, e infelizmente são poucos os lugares que nos dão desconto, queria poder aproveitar tantos descontos assim hahaha
    10% pode não ser muito, mas de pouco em pouco se torna alguma coisa, não é mesmo?
    Estou feliz que esteja terminando a faculdade, pra mim ainda falta um ano, mas que passa rápido. Uma boa sorte e abç

    ResponderEliminar
  13. Descontos dão sempre jeito! Podiam existir mais descontos para estudantes em Portugal :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar