segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Vida de estudante vs. vida de proletária


Eu não me lembro bem como era em Portugal, mas cá no reino não é costume ter-se aulas todos os dias ou mesmo mais do que uma aula por semana. E quando temos aulas, normalmente não começam antes das 10:15 (nas universidades as aulas e reuniões começam sempre às "e um quarto"). Temos bastantes trabalhos de grupo, pelo menos no meu curso (serviço social), mas gerimos o nosso tempo como bem nos apetece e acabamos por ter bastante tempo livre. É tudo muito bonito, até que chega a hora de fazer um horário normal de 40 horas semanais e trabalhar das 8:00 às 16:30 (o estágio), com tudo o que isso implica, acordar às 06:00, preparar roupa apresentável (de acordo com o padrão sueco, ou seja, bastante casual... mas ainda assim), preparar a marmita, não poder fazer compras quando o resto do mundo está a trabalhar etc. Em que é que me fui meter?!

Mas agora a sério. O estágio, na unidade de reabilitação para o trabalho da agênca estatal de emprego, está a correr muito bem e todos os dias verifico (também graças ao meu part-time) que escolhi o curso perfeito para mim e que mudar de rumo já na idade adulta, com todos os sacrifícios que isso implica, está a valer muito a pena.


7 comentários:

  1. O mais importante é que sintas que vale a pena. Não importa a idade que temos, se sentimos que não somos felizes e que podemos fazer algo para mudar isso, vamos sempre a tempo ;)

    ResponderEliminar
  2. Se vês que recompensa, é o que interessa!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Nunca é tarde (não é só conversa, que eu também segui o lema!). Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Que bom que assim é e estás a preparar-te para a tua vida futura :)

    ResponderEliminar
  5. O que importa é que o esforço valha a pena (=

    ResponderEliminar